Melbourne (Austrália) – Acabou nesta quarta-feira a campanha de Victória Barros na chave juvenil do Australian Open. A potiguar de apenas 15 anos parou nas oitavas de final, superada pela quali japonesa de 18 anos Shiho Tsujioka, 81ª do ranking juvenil, com parciais de 7/6 (10-8) e 6/0.
Brasileira mais bem colocada no ranking mundial juvenil, ocupando atualmente o 42º lugar, Victória é a primeira juvenil do país a chegar às oitavas em Melbourne. A campanha rende 180 pontos no ranking para a potiguar, que tem 60 pontos a descartar e está se aproximando do top 30.
Este foi o terceiro Grand Slam que Victória disputou, sua estreia foi em Wimbledon, no ano passado, e logo em seguida jogou o US Open, onde chegou às quartas de final de duplas.
Ainda na rodada desta quarta-feira no Melbourne Park, o Brasil também conta com o juvenil goiano Guto Miguel nas quartas de final de duplas e os tenistas em cadeira de rodas, Vitória Miranda, Luiz Calixto, Ymanitu Silva e Leandro Pena.
+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
Victória teve a primeira chance de quebra da partida, logo no primeiro game, não converteu e acabou perdendo o saque em seguida, vendo a japonesa abrir 3/0 de cara. Com bom uso dos slices e curtinhas, a brasileira devolveu a quebra no sétimo game, buscou a igualdade e levou a decisão para o tiebreak, no qual salvou quatro set-points seguidos, depois perdeu dois até que Tsujioka fechou a parcial.
No segundo set, a japonesa jogou com menos agressividade, cortou os erros não forçados de 21 para apenas 6 e se deu melhor. Ela elevou o aproveitamento de saque de 67% para 75%, ao passo que a brasileira despencou de 60% para 42%, levando um “pneu” de Tsujioka.
A adversária da japonesa algoz de Vitória nas quartas de final sairá do duelo entre a norte-americana Kristina Penickova ou a tcheca Alena Kovackova.
Bravo Victória!!! Um pouco de cada vez! Ano que vem, no AO, mais forte física e mentalmente, você, e a Naná, e os garotos, avançarão mais e mais! Orgulho de vocês, meninas e meninos juvenis brasileiros!!