Dubai (Emirados Árabes) – A semana de Anna Kalinskaya no WTA 1000 de Dubai segue com vitórias importantes sobre cabeças de chave. Um dia depois de eliminar a nona do ranking Jelena Ostapenko nas oitavas, a russa de 25 anos e 40ª colocada também bateu a número 3 do mundo Coco Gauff por 2/6, 6/4 e 6/2 em 2h17 de partida para chegar à semifinal do torneio.
Esta é a sexta vitória contra top 10 na carreira de Kalinskaya e a terceira na temporada. Além das duas desta semana em Dubai, ela também havia vencido a tcheca Barbora Krejcikova em Adelaide. Outro bom resultado para a russa foi no Australian Open, onde ela chegou às quartas e só parou na vice-campeã Qinwen Zheng.
Vinda do quali em Dubai, Kalinskaya desafia a número 1 do mundo Iga Swiatek nesta sexta-feira ao meio-dia (de Brasília), em confronto inédito no circuito. Enquanto a russa de 25 anos ainda busca sua primeira final na elite do circuito, a polonesa de 22 anos já tem 18 conquistas e quatro vice-campeonatos. Em torneios WTA 1000, Iga tem sete títulos e dois vices, tendo vencido o mais recente em Doha, na semana passada.
From qualifying to the semifinals 🔥
Anna Kalinskaya stuns No.3 seed Gauff 2-6, 6-4, 6-2 and will face world No.1 Swiatek for a place in the Dubai final!#DDFTennis pic.twitter.com/lCwkOj8D3F
— wta (@WTA) February 22, 2024
“Estou muito feliz com meu nível de tênis. Coco é uma grande jogadora, uma lutadora. Eu pude sentir a tensão nos últimos pontos, então foi importante manter a calma e tentar ser agressiva”, disse Kalinskaya na entrevista em quadra. “Já joguei duplas contra a Iga há muito tempo. Mas nunca jogamos em simples. Estou super animada para amanhã e vou tentar me recuperar”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
A primeira semifinal será às 10h entre a romena Sorana Cirstea, 22ª do ranking, e a italiana Jasmine Paolini, 26ª colocada. Paolini venceu os dois duelos anteriores e faz a melhor campanha da carreira em um WTA 1000 aos 28 anos. Já Cirstea, de 33 anos, tem um vice-campeonato em Toronto ainda em 2013, ano em que foi superada por Serena Williams na final.
Eliminada nas quartas em Dubai, Gauff começou a temporada com dois bons resultados, o título em Auckland e a semifinal do Australian Open. Mas na semana passada, em Doha, não passou da primeira fase. A jovem de 19 anos e atual campeã do US Open está com o melhor ranking da carreira.
By the finest of margins 🤏
Kalinskaya with an early 2-0 lead in the decider!#DDFTennis pic.twitter.com/muaYVUuiJ9
— wta (@WTA) February 22, 2024
Gauff dominou o primeiro set, conquistando três quebras e esteve o tempo todo à frente no placar. A norte-americana passou por oscilações nos games de saque no início do segundo set e sofreu duas quebras seguidas, permitindo que a russa abrisse 3/1. A russa voltou a quebrar e fez 5/2. Gauff chegou a devolver uma das quebras, mas não conseguiu igualar o set.
Já no último set, Kalinskaya conseguiu duas novas quebras e salvou break-points em quatro games distintos, incluindo um 15-40 quando sacava para o jogo. Nos últimos games da partida, era nítida a frustração de Gauff, que não encontrava soluções para o jogo versátil da russa e vinha cometendo muitos erros de execução. Além disso, custaram caro à norte-americana as oito duplas faltas na partida e o mau aproveitamento nos break-points, com apenas cinco quebras em 15 chances.
Leia mais:
Rybakina fica doente e desiste, Cirstea faz ‘milagre’ e vira
Anna Kalinskaya
Essa Russa joga muito.. logo estará com ranking melhor. Vamos ver como vai ser sair contra Iga.