Uberaba (MG) – O sábado foi de despedida no tênis brasileiro. Aos 27 anos de idade, o mineiro João Menezes anunciou sua aposentadoria das quadras. O atleta campeão pan-americano em Lima-2019 e com participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, não conseguiu se recuperar de fratura por estresse na tíbia esquerda sofrida durante o torneio de Recife, em março.
“Foi uma decisão basicamente automática. Foi o meu corpo que tomou essa decisão. Não consigo mais suportar jogar com intensidade para o tênis profissional. Até hoje sinto dor da fratura por estresse na tíbia que sofri no Recife, tenho várias limitações, não consigo mais apoiar na perna esquerda, ela serve apenas como muleta. Uma coisa é fazer uma exibição com intensidade mais baixa, outra é chegar e treinar quatro horas por dia, viajar e competir a cada semana. Não consigo mais”, explicou o agora ex-profissional.
“Me sinto normal com essa decisão. Não tem mais o que fazer. Tentei tudo o que eu podia. Todos os tratamentos médicos, fisioterapia, infiltrações, cirurgias. Hoje tenho uma qualidade de vida boa, consigo me exercitar, ser ativo, consigo fazer outras atividades. Jogar tênis com nível profissional meu corpo não aguenta mais”, complementou.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Menezes se despede do circuito com seis títulos profissionais, o principal deles um challenger em Samarkand, no Uzbequistão, na temporada 2019. Ele teve como melhor ranking da carreira o 172º posto, alcançado em fevereiro de 2020. “Minhas principais recordações do tênis são o título do Pan-Americano, as Olimpíadas, participação na Copa Davis, sempre as que representei o Brasil foram as mais marcantes”, elencou.
João segue vivendo em Uberaba, onde vem tocando sua arena de Beach Tennis e comenta seus próximos passos: “Estou no segundo ano da faculdade de Economia e tenho pretensões de tirar capacitação no tênis para começar a trabalhar com crianças, algo que não domino. Só o futuro vai dizer, estou com a cabeça aberta.”
Uma pena!! Toda sorte do mundo pra você joão!!
Sem dúvida tinha talento para ir além mas não levou sorte com o físico. Mas será, também, um campeão fora das quadras!
Decisão madura encarada de forma madura também. Parece ter se estruturado para a transição. Boa sorte ao João que teve uma carreira vitoriosa. Jogar Olimpíada eh pra poucos.
Boa sorte na sua vida Meneses
poxa que cedo. parece um menino muito do bem. desejamos toda sorte do mundo nessa etapa pós-tênis. e aquela derrota pro Nadal cover (Nadal indiano) no US Open; que tanto se comentou, se questionou, e que abalou, quem sabe veio para o bem. tem que sempre ver o lado positivo mesmo nas derrotas. beijo da tia-avó Verridiana. boas energias na nova jornada. tu és jovem e tem muito campo para se trabalhar
Desejo tudo de bom nessa nova jornada João, obrigado pelo que fez pelo tênis brasileiro.
Uma pena pois tinha muito tênis mas pelas declarações está sereno com a decisão. Que tenha muito sucesso na sua vida agora como ex- profissional
Uma pena as lesões terem abreviado a carreira do João. Foi nosso melhor nome da geração 1996. Vinha em ótima fase e em progressão quando começaram seus problemas físicos. Fiquei animado quando tentou voltar no início do ano, achei que poderia ser um recomeço, mas foi muito breve. Valeu João, um dos nossos TOP 200 na história.
Uma pena João. Achei que você tinha se recuperado. 27 anos e muito jovem. Teria mais 10 anos de atp. Mas só o atleta sabe se da ou não.sucesso nos seus novos empreendimentos. E com sua arena de beach tênis. Vai ter sucesso em tudo que fizer. E um garoto do bem.felicidades. xará
Parabens Joao Menezes pela carreira brilhante. Chegaria mais longe se nao fosse as contusoes, provavelmente um top 100/80. Sucesso nas novas empreitadas, crianças no esporte no futuro eh um grande projeto.
Muito obrigado Joao. Fez muito pelo tenis brasileiro. Uma pena a carreira ter sido breve. Boa sorte e sucesso.
Só posso agradecer os momentos que tu nos representaste, João!
Q Deus abençoe a tua nova vida! És jovem e tem muitas possibilidades pela frente!
Abs
Boa sorte João Menezes em sua nova empreitada.
João Menezes é do bem. Ótimo tenista, que vi crescer, no Jockey club e no Uirapuru tênis clube em Uberaba. O sucesso não fez que mudasse uma vírgula no respeito as pessoas. Hoje tem um belo complexo de Beach Tênis, hiper equipado. Seu jogo na Olimpiada, valeu por uma carreira toda. Partida espetacular, para guardar e mostrar pros netos. Agora, voltar aos estudos e Vida que Segue.
Gostava do seu jogo,…. ótimos golpes. Sucesso no novo desafio!