Bolonha (Itália) – Atual campeã da Copa Davis, a Itália venceu seu segundo confronto na frase de grupos em Bolonha e deu um passo importante em busca da classificação para as quartas de final. Jogando em casa, os italianos venceram a Bélgica por 2 a 1 nesta sexta-feira. O resultado também ajuda o Brasil, que segue com chances de classificação. Se os belgas tivessem vencido o confronto, os brasileiros já estariam eliminados.
A série começou com uma vitória em três sets para o experiente Matteo Berrettini, de 28 anos e 43º do ranking. O italiano superou o jovem belga de 19 anos Alexander Blockx, ex-número 1 juvenil e atual 253º da ATP aos 19 anos, com parciais de 3/6, 6/2 e 7/5.
Na sequência, a Bélgica igualou o confronto com vitória de Zizou Bergs, 72º do ranking, sobre Flavio Cobolli, 32º colocado, por 6/3, 6/7 (5-7) e 6/0. Bergs já venceu seus dois jogos nesta semana da Davis, tendo superado o holandês Tallon Griekspoor na última terça-feira.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A definição ficou para a partida de duplas, com Simone Bolelli e Andrea Vavassori vencendo Sander Gille e Joran Vliegen por 7/6 (7-2) e 7/5. Bolelli e Vavassori haviam sido superados por Rafael Matos e Marcelo Melo no confronto contra o Brasil há dois dias.
O Brasil enfrenta a Bélgica neste sábado a partir das 10h (de Brasília). O time do capitão Jaime Oncins precisa vencer, preferencialmente por 3 a 0, e ainda torcer para a Itália ganhar da Holanda no domingo. Desde que a fase final da Davis passou a ter grupos com quatro equipes, a partir de 2022, nunca um país que tenha perdido dois confrontos e vencido apenas um conseguiu se classificar. Mas o cenário é matematicamente possível, especialmente em casos com o do Brasil, que perdeu as séries para a Itália e a Holanda por 2 a 1.
Difícil, mas na torcida.
Pelos meus cálculos, se vencermos a Bélgica amanhã por 3×0, uma vitória da Itália sobre a Holanda por 2×0 ou 2×1, nos classifica.
Caso vençamos amanhã por 2×1, fica mais difícil, mas ainda matematicamente possível, dependendo do saldo de sets.
Correção: (…) vitória da Itália sobre a Holanda por 3×0 ou 2×1 (…)
Ou seja, uma vitória da Itália, pois esses são os únicos resultados possíveis.
Itália vencer a Holanda e o Brasil vencer a Bélgica é perfeitamente factivel. Duro vai ser o Monteiro bater o Bergs, ai a tendencia é de os tres paises (Brasil, Belgica e Holanda) empatarem tanto em pontos quanto em numero de vitórias e a segunda vaga vai ser decidida em saldo de sets.
Vamos torcer para que o Monteiro e o João Fonseca estejam em dias iluminados pqp
Vai precisar de muita iluminação
Acho que dá para fazer 3/0
É só convocar o Bogo e o Gutierrez que ainda dá….vamoooo