Iga vira o jogo contra Paolini e força a definição nas duplas

Foto: ITF

Málaga (Espanha) – A semana de jogos longos na Billie Jean King Cup continua para Iga Swiatek. Vinda de confrontos complicados contra a Espanha e a República Tcheca, a polonesa entrou em quadra nesta segunda-feira precisando vencer a italiana Jasmine Paolini para manter seu país vivo na semifinal. E no duelo entre as números 2 e 4 do mundo, Swiatek precisou de 2h36 para vencer por 3/6, 6/4 e 6/4.

O resultado força a definição da série no jogo de duplas, já que mais cedo a italiana Lucia Bronzetti venceu Magda Linette por 6/4 e 7/6 (7-3). A princípio, Paolini deverá voltar à quadra ao lado de Sara Errani, reeditando a dupla campeã olímpica em Paris. A escalação inicial da Polônia indicava Katarzyna Kawa e Magdalena Frech, mas Swiatek entrará ao lado de Kawa, como já fez no último sábado, no confronto contra as tchecas.

Aos 23 anos, Swiatek acumula 11 vitórias e apenas duas derrotas em partidas de simples da Billie Jean King Cup e não perde pela competição desde fevereiro de 2019, quando tinha apenas 17 anos. Ela também mantém o retrospecto perfeito contra Paolini no circuito, agora liderando por 4 a 0, com destaque para a final de Roland Garros.

Após início instável, polonesa foi mais sólida no último set

Depois de salvar dois break-points logo no começo do jogo, Swiatek conseguiu sua primeira quebra na partida e fez 3/2. Mas a vantagem da polonesa durou pouco. Ela era instável no saque e nos golpes de fundo, especialmente o forehand. E do outro lado, Paolini apostava em sua solidez durante os ralis, sacou bem em pontos importantes e contou com os erros da polonesa para virar o set para 5/3. Sacando para fechar, reverteu um 0-40 e definiu a primeira parcial.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Mesmo enfrentando alguns games longo no saque, Swiatek não sofreu quebras de serviço no segundo set e escapou de todos os cinco break-points que enfrentou na parcial. A polonesa vinha mantendo seus games de serviço e soube aproveitar a oportunidade que apareceu no fim do set para voltar a quebrar e igualar a partida.

No último set, a polonesa abriu 3/1, mas permitiu o empate. O momento da partida parecia favorável a Paolini, depois que devolveu a quebra e fez um bom game de serviço, deixando a vice-líder do ranking bastante pressionada quando o placar marcava 4/4.

Como já havia acontecido no jogo contra Linda Noskova no último sábado, foi fundamental para Swiatek ter solidez nos ralis de fundo e colocar o máximo de bolas em quadra, esperando o momento certo para a definição de cada ponto. A polonesa sobreviveu a um game de longos ralis, manteve o saque e repetiu a estratégia para buscar mais uma quebra e vencer o jogo.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
William
William
13 dias atrás

Iga faz a parte dela mas as outras jogadoras da equipe não..
A verdade é que é a polonesa contra o resto.
Torcendo para ela levar mais esse título para sua já imensa coleção .

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.