Málaga (Espanha) – Pelo segundo dia seguido, Iga Swiatek disputou uma partida de três sets e conseguiu vencer pela Billie Jean King Cup. Depois de ter superado a espanhola Paula Badosa na última sexta-feira, a polonesa também bateu a tcheca Linda Noskova por 7/6 (7-4), 4/6 e 7/5 em 2h40 de partida.
Reforço da equipe polonesa na fase final da competição em Málaga, Swiatek foi responsável por empatar o confronto contra a República Tcheca nas quartas de final. Mais cedo, Marie Bouzkova havia vencido Magdalena Frech por 6/1, 4/6 e 6/5.
A número 2 do mundo terá uma rodada dupla na noite deste sábado. Apesar do desgaste, ela irá substituir Frech e jogar ao lado de Katarzyna Kawa para o confronto decisivo contra a número 1 de duplas Katerina Siniakova e Marie Bouzkova.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Este foi o quinto duelo entre Swiatek e Noskova no circuito e o quarto na temporada. A polonesa havia vencido no ano passado em Varsóvia e sofreu uma dura derrota no início deste ano no Australian Open. Na ocasião, citou a dificuldade para ler e devolver o saque da adversária. Desde então, conseguiu mais três vitórias, uma tranquila em Indian Wells, mas dois jogos duros em Miami e agora na Billie Jean King Cup.
Iga Swiatek forces the diciding doubles! 🇵🇱
She takes the match 7-6(4) 4-6 7-5 to even the tie 1-1 👏#BJKCup | @iga_swiatek | @pzt_tenis pic.twitter.com/jRWCBvDjpN
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) November 16, 2024
Swiatek conseguiu uma quebra no game de abertura e saiu vencendo por 2/0. A polonesa chegou a liderar o set inicial por 4/2, mas perdeu as chances que teve de ampliar a vantagem e o serviço quebrado no oitavo game. Ainda assim, conseguiu fechar a parcial no tiebreak.
Diante de uma rival que sacava muito bem – com 10 aces na partida – e utilizava as curtinhas como variação, Swiatek teve mais dificuldade de pressionar os games de serviço de Noskova na segunda parcial. A tcheca não enfrentou break-points e conseguiu a única quebra do set para igualar o jogo.
No início do terceiro set, Swiatek voltou a quberar e começou a abrir vantagem, com seu tênis agressivo, comandando os pontos com o forehand. A polonesa abriu 4/1, mas teve um momento de oscilação no saque e permitiu a reação da rival. Na reta final da partida, mudou um pouco a estratégia. Ela tentou ser mais sólida e colocar o máximo de bolas em quadra, esperando pelas oportunidades ou erros da adversária. E com uma nova quebra, consolidou a difícil vitória.