Cincinnati (EUA) – Vinda de uma partida de altos e baixos na estreia do WTA 1000 de Cincinnati, Iga Swiatek fez um jogo muito mais seguro nesta sexta-feira e garantiu seu lugar nas quartas de final. A número 1 do mundo superou a ucraniana Marta Kostyuk, 21ª do ranking, por duplo 6/2 em apenas 1h10 de partida. Foi a terceira vitória da polonesa contra Kostyuk e ela segue sem perder sets para a rival no circuito.
Com 52 vitórias e apenas seis derrotas na temporada, Swiatek não disputava um torneio no piso duro desde março, em Miami, e havia precisado de três sets e 2h10 contra a francesa Varvara Gracheva, 69ª do ranking, na quarta-feira à noite. A jogadora de 23 anos faz sua sexta participação em Cincinnati e a melhor campanha foi a semifinal do ano passado.
A adversária de Swiatek nas quartas virá da partida entre a italiana Jasmine Paolini, número 5 do mundo, e a jovem russa de 17 anos e 24ª do ranking Mirra Andreeva. A polonesa superou Paolini na final de Roland Garros e lidera o histórico de confrontos contra a italiana por 3 a 0. Já um duelo com Andreeva seria inédito.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“As condições estavam difíceis, muito diferentes de dois dias atrás, Eu precisava me ajustar. Não tive como me aquecer mais cedo, porque estava chovendo e tentei focar em coisas simples”, avaliou a polonesa na breve entrevista em quadra, citando o atraso no início da programação desta sexta por causa da chuva.
Look what it means 😍@Iga_Swiatek into her 6th WTA 1000 quarterfinal in 2024 🔝#CincyTennis pic.twitter.com/AEhoPufOOn
— wta (@WTA) August 16, 2024
Polonesa aproveitou bem as condições mais rápidas
Apesar de ter sofrido uma quebra no game de abertura, especialmente por causa de alguns erros não-forçados, Swiatek não demorou para assumir a controle da partida. Bastante confortável nas condições mais rápidas de Cincinnati, ainda mais no horário em que o jogo foi realizado, ela conseguiu impor seu jogo de muita potência nos golpes para assumir o controle dos pontos. A única solução encontrada por Kostyuk era tentar bater cada vez forte na bola, mas a ucraniana se perdia em erros. Foram 11 no primeiro set contra apenas 5 da polonesa, que conseguiu três quebras.
O segundo set começou com games mais longos, mas era Iga quem prevalecia nos pontos mais importantes. Ela conseguiu uma quebra cedo e sobreviveu a um game mais instável no serviço sem enfrentar break-points para abrir 3/0 no placar. Depois disso, a número 1 do mundo ficou cada vez mais confortável em quadra e passou a confirmar seus games de forma mais tranquila e administrar a vantagem até confirmar a vitória em sets diretos.
Apesar de Kostyuk ter liderado o número de winners por 12 a 4, a ucraniana terminou o jogo com 27 erros não-forçados contra apenas 8 da polonesa. E depois de ter sofrido aquela quebra no início, Swiatek não enfrentaria outros break-points na partida e conseguiu cinco quebras na partida.
E tem gente que diz que a Iga só sabe jogar no saibro. Nesta semana ela mandou mais um pneu pra registrar na carreira dela, 6 a 0 no jogo de estréia contra a Varvara Gracheva.
Acho que pega a jasmine
vai pegar a russa …
aguardando o sábio dos comentários “gravados”……rs
Esse confronto com a russa tem tudo pra ser um bom jogo. Acho que Andreeva vai surpreender.
Acho que a Andreeva vai eliminar a Iga, palpite.