Iga sobe o nível e já está nas quartas em Cincinnati

Foto: Jimmie48/WTA

Cincinnati (EUA) – Vinda de uma partida de altos e baixos na estreia do WTA 1000 de Cincinnati, Iga Swiatek fez um jogo muito mais seguro nesta sexta-feira e garantiu seu lugar nas quartas de final. A número 1 do mundo superou a ucraniana Marta Kostyuk, 21ª do ranking, por duplo 6/2 em apenas 1h10 de partida. Foi a terceira vitória da polonesa contra Kostyuk e ela segue sem perder sets para a rival no circuito.

Com 52 vitórias e apenas seis derrotas na temporada, Swiatek não disputava um torneio no piso duro desde março, em Miami, e havia precisado de três sets e 2h10 contra a francesa Varvara Gracheva, 69ª do ranking, na quarta-feira à noite. A jogadora de 23 anos faz sua sexta participação em Cincinnati e a melhor campanha foi a semifinal do ano passado.

A adversária de Swiatek nas quartas virá da partida entre a italiana Jasmine Paolini, número 5 do mundo, e a jovem russa de 17 anos e 24ª do ranking Mirra Andreeva. A polonesa superou Paolini na final de Roland Garros e lidera o histórico de confrontos contra a italiana por 3 a 0. Já um duelo com Andreeva seria inédito.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“As condições estavam difíceis, muito diferentes de dois dias atrás, Eu precisava me ajustar. Não tive como me aquecer mais cedo, porque estava chovendo e tentei focar em coisas simples”, avaliou a polonesa na breve entrevista em quadra, citando o atraso no início da programação desta sexta por causa da chuva.

Polonesa aproveitou bem as condições mais rápidas

Apesar de ter sofrido uma quebra no game de abertura, especialmente por causa de alguns erros não-forçados, Swiatek não demorou para assumir a controle da partida. Bastante confortável nas condições mais rápidas de Cincinnati, ainda mais no horário em que o jogo foi realizado, ela conseguiu impor seu jogo de muita potência nos golpes para assumir o controle dos pontos. A única solução encontrada por Kostyuk era tentar bater cada vez forte na bola, mas a ucraniana se perdia em erros. Foram 11 no primeiro set contra apenas 5 da polonesa, que conseguiu três quebras.

O segundo set começou com games mais longos, mas era Iga quem prevalecia nos pontos mais importantes. Ela conseguiu uma quebra cedo e sobreviveu a um game mais instável no serviço sem enfrentar break-points para abrir 3/0 no placar. Depois disso, a número 1 do mundo ficou cada vez mais confortável em quadra e passou a confirmar seus games de forma mais tranquila e administrar a vantagem até confirmar a vitória em sets diretos.

Apesar de Kostyuk ter liderado o número de winners por 12 a 4, a ucraniana terminou o jogo com 27 erros não-forçados contra apenas 8 da polonesa. E depois de ter sofrido aquela quebra no início, Swiatek não enfrentaria outros break-points na partida e conseguiu cinco quebras na partida.

6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
3 meses atrás

E tem gente que diz que a Iga só sabe jogar no saibro. Nesta semana ela mandou mais um pneu pra registrar na carreira dela, 6 a 0 no jogo de estréia contra a Varvara Gracheva.

João Sawao ando
João Sawao ando
3 meses atrás

Acho que pega a jasmine

Luis Ricardo
Luis Ricardo
3 meses atrás
Responder para  João Sawao ando

vai pegar a russa …

Luis Ricardo
Luis Ricardo
3 meses atrás

aguardando o sábio dos comentários “gravados”……rs

Viviane
Viviane
3 meses atrás

Esse confronto com a russa tem tudo pra ser um bom jogo. Acho que Andreeva vai surpreender.

Carlos Brito
Carlos Brito
3 meses atrás

Acho que a Andreeva vai eliminar a Iga, palpite.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.