Iga precisa de três sets para superar a estreia em Cincinnati

Foto: Jimmie48/WTA

Cincinnati (EUA) – O retorno de Iga Swiatek às quadras de piso duro depois de cinco meses foi com uma vitória difícil na estreia do WTA 1000 de Cincinnati. Depois de aplicar um ‘pneu’ no primeiro set, a número 1 do mundo viu a francesa Varvara Gracheva, 69ª do ranking, igualar partida. Mas no terceiro set, a polonesa recuperou o domínio e fechou a partida por 6/0, 6/7 (8-10) e 6/2 em 2h10 de partida.

Swiatek não jogava numa quadra dura desde março em Miami. Desde então, foi campeã nas quadras de saibro de Madri, Roma e Roland Garros. A polonesa também atuou na grama de Wimbledon, onde foi superada ainda na terceira rodada, e voltou ao saibro para os Jogos Olímpicos de Paris, ficando com a medalha de bronze.

Com apenas 23 anos, Swiatek faz sua sexta participação em Cincinnati e a melhor campanha foi a semifinal do ano passado. Este será o único torneio preparatório para a número 1 do mundo antes do US Open, Grand Slam que ela venceu em 2022.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Já garantida nas oitavas, a polonesa agora enfrenta a ucraniana Marta Kostyuk, 21ª do mundo, que bateu a neozelandesa Lulu Sun por 6/3 e 7/5. Swiatek venceu os dois duelos contra Kostyuk no circuito, um deles este ano em Indian Wells.

Polonesa venceu os sete primeiros games da partida

Em um primeiro set arrasador, Swiatek abriu 5/0 no placar em apenas 17 minutos e com três quebras a favor. Mesmo com alguma dificuldade na hora de sacar para o set, definiu a parcial sem enfrentar break-points. Ela tinha 12 a 0 em winners naquele momento da partida.

Só depois de sete games na partida que Gracheva conseguiu sair do zero no placar. Mas a pressão exercida pela polonesa era tanta que não demorou para que Swiatek já conseguisse outra quebra para fazer 3/1. Com games rápidos no saque, a número 1 do mundo chegou a abrir 5/2, mas não aproveitou os quatro match-points que teve e foi quebrada quando sacava para o jogo.

A polonesa ainda teve mais um match-point quando vencia por 6/5 e também liderou o tiebreak do segundo set por 4-1, mas diante de uma rival que se defendia muito bem, ela se afobou em algumas bolas de definição e cometeu erros que custaram-lhe o set. Ela fez 19 winners na parcial contra só 5 da francesa, mas cometeu 20 erros diante de apenas 8 da rival.

O último set set três quebras seguidas até que a polonesa voltasse a confirmar um difícil game de serviço para fazer 4/2. Bastante comunicativa com o técnico Tomasz Wiktorowski e a Daria Abramowicz em seu box, a líder do ranking reduziu o número de erros e retomou o controle da partida, conseguindo mais uma quebra para definir a disputa. Muito mais agressiva em quadra, Swiatek liderou com folga a contagem de winners por 41 a 9 e cometeu 30 erros não-forçados contra 16.

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Viviane
Viviane
1 mês atrás

O que mais me surpreendeu nesse jogo foi o número de aces que a polonesa disparou: 7. Um número bom pra quem não sabia nem sacar direito e muito menos fazer aces. Se ela melhorar mais algumas coisas, vai ficar complicado para as adversárias.

Luis Ricardo
Luis Ricardo
1 mês atrás

me surpreendeu a queda de rendimento no 2o set , (para mim foi voada mental ) mas ,td bem recuperou -se e ganhou bem , pra quem não jogava nesse piso a 5 meses ., foi uma boa estreia ……

Última edição 1 mês atrás by Luis Ricardo
Luis Ricardo
Luis Ricardo
1 mês atrás

aguardando o “FlávioVicentina” aparecer com seu discursinho gravado que todos aqui conhecemos…..rsrs

trackback

[…] (EUA) – Vinda de uma partida de altos e baixos na estreia do WTA 1000 de Cincinnati, Iga Swiatek fez um jogo muito mais seguro nesta sexta-feira e garantiu […]

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.