Bolonha (Itália) – O Brasil perdeu seu segundo confronto na fase de grupos da Copa Davis e ficou em situação bastante delicada nos cenários de classificação do Grupo A. Assim como aconteceu diante da anfitriã Itália na última quarta-feira, a equipe brasileira foi superada pela Holanda pelo placar de 2 a 1. Após uma vitória para cada lado em simples, a definição ficou para as duplas, em que Wesley Koolhof e Botic van de Zandschulp venceram Marcelo Melo e Rafael Matos por 6/4 e 7/6 (7-5).
Para chegar ao confronto de sábado contra a Bélgica ainda com chances de classificação, o Brasil precisa que a Itália vença a equipe belga nesta sexta-feira. Caso contrário, os brasileiros seriam eliminados com uma rodada de antecedência, já que a Bélgica chegaria a duas vitórias, enquanto italianos e holandeses se enfrentariam no domingo num confronto direto por vaga nas quartas.
Desde que essa fase da Davis passou a ter grupos com quatro equipes, em 2022 (já que as edições de 2019 e 2021 tinham grupos de três), nunca um país se classificou tendo vencido apenas um confronto na semana e perdido os outros dois. No entanto, esse cenário é matematicamente possível para quem perde seus dois confrontos por 2 a 1 e vence outro por 3 a 0. O Brasil tambem passa a torcer para a Itália ser primeira do grupo.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Esta foi a primeira derrota de Rafael Matos em sete jogos pela Copa Davis. O gaúcho de 28 anos e 35º do ranking havia vencido seus seis compromissos anteriores, um deles no confronto com a Itália na quarta-feira. Já o veterano Marcelo Melo, de 40 anos, voltou a jogar a Davis depois de cinco temporadas e tem agora 19 vitórias e 6 derrotas pela competição.
Primeiro set com uma quebra, brasileiros reagiram no 2º
O primeiro set da partida de duplas teve apenas uma quebra de serviço, conquistada pela dupla holandesa no sétimo game. Melo e Matos chegaram a salvar cinco set-points e até tiveram uma chance de devolver a quebra, mas não evitaram a perda da parcial.
Os holandeses também quebraram no começo do segundo set e chegarma liderar por 4/2, mas Melo e Matos buscaram o empate no oitavo game. O cenário foi parecido no tiebreak, com a parceria europeia chegando a liderar por 5-2, mas uma dupla falta de Koolhof igualou a disputa. Ainda assim, a Holanda conseguiu o ponto decisivo em uma disputa na rede, vencendo seu primeiro confronto na fase de grupos da Davis.
É: como eu disse, na; página: dos: brasileiros… a: CBT precisa; de: uma reestruturação… o: mais rápido, possível!!!!
Situacao do Brasil é a melhor em muitos anos.
Fiasco! Marcelo Melo não dá mais! A dupla Matos/Meligine já tinha ganhado o confronto com a Áustria e o gênio do Oncins coloca o ex-atleta em atividade…
Mas o ex atleta ganhou ontem de uma das melhoras duplas do mundo! Como explicar?
Brasil já tinha perdido…sem pressão é outra coisa…quando realmente precisa, é chumbo
E duro né Thiago. Mas o Monteiro tinha que tomar as rédeas nos jogos dele deixar menos pressão para o João que está fazendo a parte dele é a dupla e Boa rafa e Marcelo mas acontece que do outro lado tem jogadores de primeira linha e não primeiras classes do Rio de Janeiro. E duro o circuito profissional. Que venha a Bélgica e vamos com tudo.
Sério que vc acredita que os italianos levaram o jogo a serio? Nao valia nada e nem suaram a camisa! Agora vamos falar dos resultados do Girafa nos últimos 3 anos? Ladeira a baixo…
Na Davis qualquer vitória é importante e vale , já que existem critérios de desempate que levam em consideração o numero de vitórias.
O Brasil tem que vencer a Bélgica. Vamos Monteiro e João. Rafa e melo
Que pena, mas estou muito orgulhoso da participação do Brasil ! Ficou difícil sim, mas ainda não acabou e o espírito de equipe é o melhor dos últimos tempos ! Continuo torcendo !!
A CBT tem que acordar, dividir poderes.
Faltam torneios ITF Masculino no Brasil. Precisa selecionar os 125 juvenis ranqueados para profissionaliza-los.
Fonseca levando o time nas costas.
Exatamente .e o jogador número um do Brasil com apenas 18anos…
Eu comecei a assistir com o Brasil fazendo 2/0 no match tie break. O Melo teve o ponto na mao – tipo penalty – pra fazer tres a zero com duas quebras. Mas errou. E errou feio os tres pontos seguintes, de forma grotesca. Pareceu envergonhado com os erros. Desliguei.
Na vdd, era o tie-break do segundo set, e não o match tie-break.
Agora é torcer pra Itália e tentar colocar um 3×0 na Bélgica. Bem difícil mas não impossível!
Meu deus… Esses caras conseguem o incrível ganhar da fortíssima dupla italiana e perder pra essa dupla, e uma situação inexplicável
Clr q é fácil falar depois do resultado negativo e clr, essa mesma dupla de hj ganhou ontem de uma das melhores duplas da ATP mas, eu n teria desfeito a dupla Matos/Meligeni, vinham de uma série de bons resultados na Davis, sinceramente achei injusto com o Meligeni ter sido desprestigiado desse jeito..
Brasil com muitíssimas chances de passar para as quartas. O 2-0 de Fonseca pode ter sido decisivo.
Calma. Infelizmente não levamos hoje, tivemos nossas chances, mas não deu. Mas ainda teremos chances. Acredito na vitória da Itália contra a Bélgica e aí fica tudo pra última rodada. Ainda na torcida
mesmo que passe, não vai a lugar algum
É engraçado demais vcs todos discutirem chances do Brasil na Davis… em q.mundo vcs estão?
O Brasil tem um bom time. Mas os demais tb tem, porém temos poucos jogadores desse nível. Eu teria chamado tb o Thiago Wild. João está dando conta do recado muito bem. Thiago deixou a desejar hoje.