Heide cai em três sets nas oitavas, Meligeni também se despede

Foto: Chile Open

Santiago (Chile) – A semana de Gustavo Heide no ATP 250 de Santiago chegou ao fim nesta quarta-feira. Depois de passar pelas duas rodadas do quali e vencer um duelo nacional contra Thiago Wild na estreia da chave principal, o paulista de 22 anos e 160º do ranking foi eliminado nas oitavas pelo português Jaime Faria, 87º do mundo, por 6/7 (2-7) e 7/6 (7-5) e 6/4 em partida com 2h47 de duração.

Heide tentava chegar às quartas de final de um ATP pela segunda vez, o que repetiria o resultado de julho do ano passado em Gstaad. A campanha em Santiago pode render um salto de até 12 posições para o brasileiro, que chegará ao 148º lugar na melhor das hipóteses. Seu recorde pessoal é a 182ª posição. Já o português pode enfrentar na próxima rodada o espanhol Pedro Martinez, cabeça 4 do torneio e 36º do mundo, ou o sérvio Laslo Djere, 103º colocado.

Na temprada, Heide tem outras quatro vitórias em torneios de nível challenger, chegando à semifinal de Piracicaba e às oitavas em Rosario. O paulista tentou o quali do ATP de Buenos Aires e jogou o Rio Open como convidado, mas não conseguiu avançar. Ele também jogou o quali do Australian Open em janeiro.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Em um primeiro set inteiramente sem quebras, Heide teve algumas oscilações nos games de saque, mas teve bom desempenho nos momentos mais importantes. Ele disparou 4 aces e fez 7 duplas faltas, salvou todos os quatro break-points que enfrentou e venceu 96% dos pontos jogados com o primeiro serviço, 26 em 27 possíveis. Embora não tenha criado break-points na parcial, ele conseguiu vencer dois pontos nas devoluções durante o tiebreak para fechar o set.

O domínio dos sacadores continuou no segundo set, com a primeira chance de quebra para Heide na abertura da parcial. Mais tarde, o paulista salvou quatro set-points quando perida por 5/4 e confirmou o game de serviço. A definição ficou para mais um tiebreak, em que o paulista começou consistente nos pontos disputados em seu saque, mas bastou ao português vencer um ponto na devolução para fechar o set e igualar a partida. Faria conseguiu a única quebra de todo o jogo no começo do terceiro set e salvou dois break-points no oitavo game antes de consolidar a virada.

Meligeni é superado em dois tiebreaks

Em jogo iniciado na última terça e retomado apenas na tarde desta quarta-feira, por conta de uma queda de energia que afetou diversas regiões do Chile, comprometendo até mesmo o sistema de trasportes e serviços essenciais do país, Felipe Meligeni foi eliminado na estreia da chave principal. Ele caiu diante do argentino Francisco Comesana, 67º do ranking e semifinalista do Rio Open, por 7/6 (7-3) e 7/6 (7-4).

Meligeni entrou em quadra nesta quarta-feira liderando o segundo set por 2/1. Mas como já vinha acontecendo no dia anterior, o jogo foi inteiramente sem quebras. O paulista de 27 anos chegou a ter dois set-points quando liderava a segunda parcial por 6/5, mas Comesana confirmou o game de saque e venceu a parcial no tiebreak para fechar o jogo e garantir um duelo argentino contra Sebastian Baez. Atual 193º do ranking, Meligeni veio do quali em Santiago e pode saltar até 15 posições.

Monteiro é o último brasileiro na chave

Com as quedas de Meligeni e Heide, o Brasil conta apenas com Thiago Monteiro na chave. Depois de ter vencido o argentino Juan Manuel Cerúndolo na estreia, o cearense de 30 anos e 108º do ranking enfrenta mais um argentino, Camilo Carabelli, 69º do mundo e semifinalista do Rio Open. Monteiro tem duas vitórias e uma derrota contra Carabelli em torneios de nível challenger.

Subscribe
Notificar
guest
18 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Claudio Marçal
Claudio Marçal
2 horas atrás

Heide saiu de cabeça erguida! Fez uma grande partida. Infelizmente perdeu oportunidades como o 15/40 que teve quando perdia de 4/3. Poderia devolver a quebra e voltar pra partida no terceiro set. Ms fez um bom torneio saindo do Qualy, e ganhando de jogadores com ranking superior ao dele.

Walter
Walter
2 horas atrás

Novidade zero

James Garcia
James Garcia
2 horas atrás

Esse cara deve ter um patrocinador muito bom ou uma família rica por trás pra bancar essa carreira de brincadeirinha porque pensa em um sujeito que só acumula fracasso igual esse Heide, o que ganha de prize money não deve nem pagar os custos da suposta carreira

Vinícius
Vinícius
2 horas atrás
Responder para  James Garcia

que bom né? a família tem dinheiro pra ele poder fazer o que gosta e ainda estar tranquilo com a vida financeira.

Jasp Pedroso Junior
Jasp Pedroso Junior
1 hora atrás
Responder para  James Garcia

O Heide é um ótimo tenista…falta essa rodagem que está acontecendo

Thiago
Thiago
27 minutos atrás
Responder para  James Garcia

Comentário surreal. O cara bateu Fonseca e Humbert ano passado, fez QF de ATP na Europa com 22 anos. Top 150.

Acha que todo mundo é fenômeno como Fonseca? Dos brasileiros atuais, exceto nosso prodígio, é o que tem mais condições de evoluir no ranking.

André Borges
André Borges
2 horas atrás

Zero novidades…. achei que talvez o Heide, mas…..

Lucas F.
Lucas F.
1 hora atrás
Responder para  André Borges

Até que ele está melhorando, mas o Faria foi simplesmente melhor que ele hoje. Heide tem potencial, só precisa dar uma melhorada na consistência no fundo de quadra e diminuir as duplas faltas, bons golpes ele tem.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
2 horas atrás

Como perdem tie break, assim fica difícil

Kario
Kario
1 hora atrás
Responder para  Jorge Luiz

Tive q falar sobre isso de novo. Inacreditável.

Kario
Kario
1 hora atrás

Heide vence o primeiro set no tie break e vc pensa: “Pronto, acabaou a maldição do tiebreak”. Segundo set, tie break. Heide perde no tie break, e acaba perdendo o jogo. Na outra quadra, Meligeni perde 7/6, 7/6. Felizmente a maldição não está afetando as duplas: Zormann/Demoliner venceram 7/6 7/6 tb. Orlando Luz, não me decepcione.

Verridiana Parmeggieri
Verridiana Parmeggieri
1 hora atrás

Meligeni trabalhou muito. mas falou em tie-break, o psicológico desaba. é uma sina. o Ramboli nas duplas então, é assistador. a CBT precisa dar auxílio psicológico. denovo sobrou apenas 1 na segunda rodada. boa sorte Thiago Morteiro, força amanhã

F.F.
F.F.
1 hora atrás

Esses não surpreendem nunca
Segue o jogo

Sidney
Sidney
1 hora atrás

70 k reais neste torneio, está muito bom.

JClaudio
JClaudio
1 hora atrás

Jaime Farias é um bom tenista, fez um jogo duro com Djokovic no AO, perdeu, 3×1.
Foi bastante elogiado pelo sérvio na entrevista pós jogo.

Gustavo
Gustavo
41 minutos atrás

BR Storm

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
26 minutos atrás

Hoje não tem muito oque reclamar,o Heide jogou bem mas o português conseguiu se sobrepor e mereceu vencer.

Rogério
Rogério
16 minutos atrás

O Heide foi bem neste torneio, mas temos que reconhecer que o Jaime Faria é mais tenista. Ainda assim conseguiu levar o jogo equilibrado pelos números, sem quebras. Mesma coisa cabe para o Felipe na comparação com o Comesana.

A boa notícia é que o Heide está inscrito nos próximos três Challengers da América do Sul.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.