Santiago (Chile) – No encontro entre dois brasileiros nesta segunda-feira, Gustavo Heide levou a melhor sobre Thiago Wild e estreou com vitória no ATP 250 de Santiago, em quadras de saibro no Chile. O paulista superou o paranaense por 7/5 e 6/2 em 1h44 de partida.
Heide tinha duas vitórias em chaves principais de ATP, conquistada em Gstaad no passado, uma delas sobre o top 20 Ugo Humbert. Ele tem também uma vitória pela Copa Davis em 2023. O jovem paulista de 22 anos e veio do quali em Santiago, tendo superado os argentinos Genaro Olivieri e Thiago Tirante.
A campanha de Heide em Santiago está rendendo 38 pontos na ATP, são 13 por ter furado o quali e mais 25 pelas vitórias na chave principal. Isso faz com que o atual 160º do ranking salte para o 147º lugar, ficando a cinco posições da melhor marca da carreira. Se vencer mais uma, vai se firmar entre os 140 melhores do mundo.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O adversário de Heide nas oitavas virá da partida entre o português Jaime Faria, 87º do mundo, e o italiano Luciano Darderi, 59º colocado. O paulista perdeu para Faria duas vezes em nível challenger no ano passado. Um confronto com Darderi seria inédito.
Por sua vez, Thiago Wild amarga a segunda derrota seguida em estreias, repetindo o que aconteceu na semana passada no Rio Open. O paranaense de 24 anos e 86º do mundo tem apenas duas vitórias na temporada, conquistadas na campanha até as quartas em Buenos Aires. Ele foi campeão de Santiago em 2020.
Paulista disparou sete quebras e não sofreu quebras
Heide soube se aproveitar das rápidas condições de Santiago e de sua adaptação ao torneio depois de dois bons jogos no quali. O paulista disparou sete aces e não sofreu quebras, enfrentando três break-points em todo o jogo.
A única quebra do primeiro set aconteceu no último game da parcial. Heide já havia pressionado dois games de saque distintos de Wild, que salvou break-points em ambas as ocasiões. O paulista escapou da quebra no 4/4. A segunda parcial começou com domínio dos sacadores até o empate por 2/2, mas Heide logo retomou o domínio da partida, vencendo quatro games seguidos para fechar o jogo.
Feliz pelo Heide, vitória importante. Agora, o campeão de 2020, na minha opinião, tinha obrigação de vencer esse jogo. Pelo visto vem mais uma temporada meia boca do Wild.
Só uma correção, as vitórias do Heide no ano passado foram em Gstaad e não em Kitzbuhel.
Derrota normal. Condições muito diferentes das do Rio e o Heide melhor adaptado.
Normal é a puxação de saco que fazem pro jogo do Wild. Inventam todo tipo de desculpa pras derrotas dele e do Sell. Wild é bom jogador…mas com dedicação fraca à carreira. Sua motivação é ZERO.
Cara operou ha 4 meses. Normal. Fara o melhor ano da carreira se a cabeça continuar alinhando
Achei o Selvagem meio Doméstico demais hoje. Desse jeito, mesmo não jogando muito, Heide logo vai ser o numero dois do Brasil.
Numero 3, tem que passar o monteiro
Monteiro não sobe mais… a tendência é perder posições e o Heide subir
Sim, mas o Monteiro tem 30 anos. Imagina-se q vai começar a cair antes do Heide. Eu quis dizer q logo o Heide vai ser numero 2 pq é jovem e vai passar os outros brazucas, mas nao o Fonseca. Fonseca vai ser numero um por muito tempo.
Monteiro é mais jogador que o Heide. Não tem nem comparação.
Vc entendeu q nao foi isso q eu falei. Eu estou comparando o Heide de 22 anos com o Monteiro de 30, e hoje eu nao vejo essa diferença toda q vc falou. Muito menos BREVE, q foi o q eu disse no meu comentário inicial.
Você pode não ver essa diferença toda no jogo deles, mas o ranking da ATP (que é o que conta) mostra isso. E a própria história dos dois tenistas deixa isso bem claro.
O fato do Heide ser mais jovem que o Monteiro não significa muita coisa, se o histórico dele não mostra que ele é um jogador constante. Heide pula muitos torneios sem explicação, e por mais que o Monteiro seja inconstante em momentos de sua carreira, no mano a mano ele é mais jogador que o Heide.
Excelente, espero que após este torneio o Heide não saia de férias novamente.
Está inscrito em todos os Challengers que terão na América do Sul nas próximas 3 semanas
pelo visto a “desculpa da cirurgia” vai servir de álibi permanente para abafar mais uma temporada medíocre do Seyboth. E ainda há os que acreditam e torcem por ele se apegando ao argumento frouxo da nacionalidade.
Tu deve ser uma pessoa que nunca fez uma cirurgia na vida pra falar como se fosse uma coisa simples
Eu operei dia 06.01, alta em 09.01 já estou 100% no shape de novo… e tenho 48 de idade, se com 24 eu precisasse de 4 meses pra me recuperar de uma cirurgia eu pensaria em tentar o College de Economia nos EUA, não sei se ainda dá tempo pra ele.
O corpo de um atleta profissional que leva os seus limites ao extremo é diferente. Eu sou atleta máster, fiz cirurgia em dezembro e ainda vai demorar alguns meses para voltar ao ritmo anterior, embora já esteja em boa forma, porém sem a mesma velocidade.
Você tem razão sobre a recuperação do Wild – ele é mais rápida na idade dele e, claro, por ser profissional, ele deve fazer procedimentos diários que aceleraram a recuperação (fisioterapia, por exemplo). Acho que as cirurgias já não impactam tanto o rendimento dele como no começo do ano.
Porém, não é ele que está levantando essa questão. Sempre é uma discussão que volta e meia está surgindo levantada por um de seus “haters”, ou seja, se respondermos acabamos dando guarida para este tipo de comportamento que não agrega em nada.
E qual tua lesão, com toda certeza foi minúscula
Operou o quê, a cutícula?
Por favor né, eu já fiz cirurgia de hérnia e não é nada de mais. Se fosse algo mais grave poderia concordar contigo mas nesse caso tu ta errado.
“Argumento frouxo da nacionalidade”. Terrível isso. Quer dizer, eu não posso torcer pelos tenistas brasileiros??? Acho que devo pedir desculpas ao mundo, para mim é inevitável torcer pelos brasileiros. Sem “extremismos”, sem cegueira, mas na torcida pelo sucesso do Wild, Fonseca, Bia, e todos que estão ralando no circuito.
Eu não acho frouxo o argumento de q torcem por ele por ser brasileiro.
Pq não basta ser brasileiro para eu torcer por algum atleta.
Ainda mais no caso dele, q se orgulha de ter tido avô nazista.
A gente acaba lendo os comentários dos wolverines do sofa. É cada uma
Concordo
Ainda bem q temos fonseca!!!! Para torcer !!!!!
Baita resultado pro Heide,e mais uma raquete quebrada pro Wild,mental continua sendo o calcanhar de Aquiles dele.
Depois dessa o Wild tem que repensar a carreira
De fato essa temporada começou ruim demais para ele.
Parabéns Heide, esperava Wild revivendo 2020, mas infelizmente não é mais o mesmo. Agora passou da fase xiliquento para fase desmotivado. Faltou ao Wild o que o Fonseca tem de sobra…apoio familiar e de amigos da forma correta.
Você é próximo dele para saber que falta família? A maioria dos tenistas tem família muito bem estruturada, até por isso podem seguir numa carreira tão sem frutos por longos anos.
Resultado desastroso do senhor thiago wild!! Não podia nem sonha em perder esse jogo. Top100 em risco sim após esses dois masters1000. Quanto ao Heide vamos ver no próximo jogo. Tem que melhorar a postura em quadra até tem bons golpes mas a postura deixa a desejar ainda.
E a galera tem a cara de pau de dizer que a Bia tem mental de farofa……
E não tem? Faz-me rir
Wild, apesar da boa campanha em Buenos Aires, ainda não engrenou em 2025. Heide vem jogando bem. Mais uma vitória contra um TOP100. Quem sabe possa alcançar mais uma quartas de ATP. E atingir seu melhor ranking
Qualquer fracasso é pouco para esse moleque… não tem como torcer por esse cidadão
Concordo
Viu-se um Wild lento, previsível, parecia desmotivado. Ameaçava quebrar a raquete, jogou-a mo chão ao levar 5-7. No fim, ao perder de forma bisonha, quebrou a bichinha, esperneou… cena feia! E Heide levou a mesma picada do mosquito que atacou Felipe Meligeni. Parece desinteressado, inseguro. Hoje até que jogou bem, mas nas reações do Wild ele parecia sumir, encolhia… Mas pode crescer, é novo, tem talento e precisa mais garra!
Wild fazendo um início de temporada decepcionante!
Vou repetir o que venho falando: Heide tem futuro. Mas precisa evoluir fisicamente, principalmente mobilidade e abaixar seu centro de gravidade, isso é fundamental no tênis moderno.
Quanto ao Wild, tem tênis acima da média, mas tem mental e caráter MUITO abaixo da média. Resultado: vai ficar patinando sempre.
Que fase de wild ! Um engodo de tenista !!
Entrou de salto alto e perdeu feio pro garoto. Bem feito. Gostei muito
Olha julgam os tenistas brazucas com tanta propriedade aqui… recuperação da cirurgia, um até falou do caráter do Wild…deve conhecer ele muito bem p falar isso.
Outro falando da família e amigos..???
Povo sem noção, deixa o cara seguir o caminho dele, com suas escolhas… certo ou errado….
Nao julgue para não ser julgado, simples!
Devem ser exemplos de perfeccionismo para falar com tanta propriedade.
Se for comentar sobre tenis, local certo…fora isso, comentários patéticos.
Ao criticar quem “está julgando” o Wild, você próprio está julgando outra pessoa. Então porque coloca “Nao julgue para não ser julgado”?
Quem acompanha o tênis brasileiro há muito tempo e viu o Wild de perto dentro e fora das quadras vai entender o que alguns falam de caráter.
Ninguém está impedindo ninguém de seguir o caminho que quer. Aqui nesse espaço é só um comentário, uma opinião de torcedor de tênis. É parecido com o que há no futebol, veja o que falam do Neymar dentro e fora (caráter) dos campos. Aqui é só opinião de torcedor. Não há porque você se doer e tentar ofender ninguém.
Engano seu. Basta ler o conteúdo, simples.
Se voce acompanha tenis, como falar de caráter de alguém que vc conhece muito pouco? apenas assistindo partidas e lendo reportagens?
Em torneios você não apenas vê jogos. Também é possível ver o comportamento dos jogadores em várias situações fora da quadra. Por exemplo: em um clube, durante um torneio, um certo jogador pede um lanche na lanchonete, está cheio de pedidos dos atletas, quando o pedido do jogador X fica pronto a “senhorinha” atendente chama o nome do jogador X para dizer que está pronto seu lanche. E ela repete: X seu lanche está pronto. E, de novo: X…
Quando X chega, a inocente senhorinha pergunta: X é você . E X responde: olha pra mim, você não me conhece?
X pega seu lanche e sai xingando a senhorinha.
Só um pequeno exemplo. Caráter, meu amigo, caráter.
Onde assistir o atp do Chile?
Fase terrível do Wild.
Não assisti, logo, bate aquela dúvida se o Heide realmente foi bem ou se foi mais um dia daquelas atuações pavorosas do Wild fazendo todos os pontos dele e do adversário..
De qlqr modo, nenhum dos possíveis rivais de R2 vem lá em graaaande fase ou tem um grande currículo em torneios ATP, dá sim pro Heide avançar num dia inspirado, na torcida!