Londres (Inglaterra) – Depois de chegar à semifinal do US Open juvenil, Guto Miguel atingiu o melhor ranking da carreira na categoria. O goiano de 16 anos saltou seis posições e assumiu o 13º lugar na lista divulgada nesta segunda-feira pela Federação Internacional (ITF).
Guto vem de dois bons resultados no piso duro. Antes do US Open, ele foi campeão de simples e duplas no ITF J300 de Repentigny, no Canadá. Há duas semanas, ele aparecia apenas na 31ª colocação.
Entre as meninas, a potiguar Victória Barros e a paulista Nauhany Silva também atingiram suas melhores marcas. Victória subiu três posições e agora é a 19ª do ranking, enquanto Naná ultrapassou duas concorrentes e está no 37º lugar. As duas jovens tenistas de 15 anos terão nesta semana uma oportunidade inédita no circuito da WTA durante o SP Open.
Top 100 masculino tem mais quatro brasileiros
O segundo melhor brasileiro no ranking juvenil masculino é o paranaense de 18 anos João Pedro Bonini, que caiu uma posição e agora é o 21º colocado. O top 100 ainda conta com o paulista Gustavo Albieri, 77º do ranking, o mineiro Victor Winheski no 82º lugar e o brasiliense Pedro chabalgoity na 84ª posição. Todos tiveram leves quedas entre uma e três posições. Entre as meninas, a gaúcha Pietra Rivoli é a terceira melhor brasileira na classificação, ocupando o 128º lugar.
Búlgaros ocupam as duas primeiras posições
Campeão juvenil de Wimbledon e do US Open, o búlgaro Ivan Ivanov se mantém na liderança do ranking. Já seu compatriota Alexander Vasilev, vice em Nova York e semifinalista de Wimbledon, saltou cinco posições e assumiu a vice-liderança, seguido pelo espanhol Andres Santamarta Roig, o italiano Jacopo Vasami e o norte-americano Benjamin Willwerth no top 5.
No ranking feminino, a norte-americana Julieta Pareja se mantém na liderança, seguida pela britânica Hannah Klugman, que ganhou três posições. Campeã do US Open, a belga Jeline Vandromme ultrapassou 18 jogadoras e saltou para o 3º lugar, com a eslovaca Mia Pohankova em quarto e a austríaca Lili Tagger em quinto.