Newport (EUA) – Em uma final toda norte-americana, com os dois tenistas da casa buscando na grama do ATP 250 de Newport a primeira conquista deste nível, a experiência fez a diferença. Cabeça de chave 2, Marcos Giron derrotou o compatriota Alex Michelsen de virada, com parciais de 6/7 (4-7), 6/3 e 7/5
O campeão salvou um match-point com um ace sacando em 4/5 e 30-40 no set decisivo, garantindo a vitória também com um ace, o seu 13º ace da partida. Aos 30 anos de idade, Giron havia perdido as duas finais anteriores que disputara (Dallas 2024 e San Diego 2022) e agora finalmente comemora um ATP.
“Antes tarde do que nunca. Nós acreditamos”, disse Giron com uma risada. “Há tantas pessoas que eu preciso agradecer e não poderia ter mais sorte de tê-las na minha vida. Família, treinadores, amigos. Por isso, é realmente especial para mim, mas também por toda a ajuda e apoio deles ao longo dos anos”.
Mais um egresso do tênis universitário, ele passou por uma cirurgia no quadril direito em dezembro de 2015 e uma cirurgia no quadril esquerdo em fevereiro de 2016. Com a conquista desta semana, Giron subirá para o 38º lugar no ranking, a melhor marca da carreira.
Cabeça de chave número 2, ele salvou oito dos nove break points que enfrentou, ganhou 82% dos pontos com o primeiro serviço e acertou 41 winners. Giron enalteceu a campanha do compatriota Michelsen no discurso em quadra.
“Sinceramente, Alex, torneio inacreditável, partida inacreditável”, Giron disse ao seu compatriota. “É surreal, você tem apenas 19 anos. Temos treinado juntos e você é tão maduro e tão bom em quadra. Tem um futuro brilhante pela frente. Estou feliz por conseguir a vitória agora enquanto posso”, ironizou.
Michelsen não perdeu o serviço até chegar à final de Newport pelo segundo ano consecutivo. Na temporada passada, com apenas 18 anos, ele fez sua estreia em torneios da ATP e logo de cara foi para a final. Ele tentava se tornar o mais jovem dos EUA a vencer um título desde Andy Roddick em 2002.
Giron parece ser um cara bacana, parabéns pelo título.
https://uclabruins.com/sports/mens-tennis/roster/marcos-giron/2163
Jogou com o Mackenzie McDonald e o Karue Sell na UCLA.