Skopje (Macedônia do Norte) – Enquanto aguarda por um convite para a disputa do qualificatório de Roland Garros, o carioca João Fonseca está inscrito no challenger de Skopje, na Macedônia do Norte, que acontece justamente na mesma semana que a fase prévia do Grand Slam francês, entre 20 e 25 de maio. Atual número 226 do mundo, o tenista de 17 anos é o principal nome da chave.
Além de Fonseca, mais dois brasileiros aparecem na lista de entradas do torneio macedônio, o pernambucano João Lucas Reis, 312º do ranking, e o paulista Matheus Pucinelli, 336º colocado. Por sua vez, o gaúcho Orlando Luz, hoje número 359 da ATP, é o oitavo alternate e por enquanto terá de jogar o quali.
Outro nomes mais conhecidos pelo público que jogarão em Skopje são do tcheco Jiri Vesely, ex-top 35 e atualmente na modesta 295ª posição, e do italiano Marco Cecchinato, que já foi número 16 do mundo e hoje é apenas o 328º.
Fonseca aguarda convite para Roland Garros
Apesar de se inscrever para jogar em Skopje, João Fonseca ainda sonha em disputar o qualificatório de Roland Garros. Segundo apurou TenisBrasil há duas semanas, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) fez uma solicitação formal de convite para o carioca de 17 anos junto à Federação Francesa, já que as duas entidades têm uma parceria de longa data.
Apesar disso, não há garantias de que o pedido seja aceito, já que a entidade que organiza o torneio parisiense receberá até o dia 10 de maio propostas de outras federações parceiras, como a britânica, australiana e norte-americana. A partir dessa data, a FFT anunciará os donos de todos os wild cards para Roland Garros.
Muito difícil o convite para o qualy. Acho melhor ele jogar esse challenger
Sim, muito difícil abrirem exceção
Ele não tem nível e maturidade para jogar Rolanga ainda!!!
Maturidade eu concordo. Quanto ao nivel, tudo indica que voce nunca jogou tenis.
não sabia que existia regra para greencard de qualificatório? explique nos mais sobre isso senhor manjaster do tênis?
Não se trata de regra e sim de “preferência” e agora que citaram que as demais confederações de outros países também estão na disputa, acredito que um pouco de politicagem também esteja no pário… Espero que o João consiga a vaga, mas realmente é complicado.
O pessoal acha dificil o convite para RG, por qual critério??? Eu acho que as chances são boas, pois já temos talvez baixas como Sinner e Alcaraz , Warinka e outros, então subirão aí uma 1/2 duzia pro principal, sobra mais pro qualy, e qualidade o Fonseca mostrou ter. Só precisa comparar com uns 20 ou 30 tb indicados por outras federações….lembrando que um 2 ou 3 serão franceses.
Pq historicamente eles dão convites só para tenistas locais. Raríssimas vezes deram para outros.
Tão pedindo convite pro quali, não pra chave principal. Prestem atenção no que lêem.
Putz… desistência não abre vaga adicional pra convite… é cada uma…
Só não entendo porque não está disputando nenhum torneio essa semana.
Ele disputou 4 torneios consecutivos, ele deve estar treinando. Depois da final do Challenger ele jogou 4 torneios e o Heide essa semana é primeiro. Vc quer o que, que ele jogue 35 torneios no ano. Vamos com calma tudo no seu tempo.
A “next gen” já começa a aposentar (Thiem) e os melhores já dão sinais que não tem saúde pra guentar o que o big 3 aguentou, mas daí quando surge um talento diferenciado que não é americano ou europeu “ele que lute”…
O tênis tem tudo pra cortar sua audiência pela metade nos próximos anos…
Fala sério. E dá pra gente ficar desapontado se o João não for pra Rolanga? Menino vai estar nos melhores ATPs por muito tempo.