Paris (França) – A tentativa de participação de João Fonseca em Roland Garros ganhou um reforço. Segundo apurou TenisBrasil, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) fez uma solicitação formal de convite para o carioca de 17 anos junto à Federação Francesa, já que as duas entidades têm uma parceria de longa data. Os organizadores do Grand Slam parisiense irão avaliar o pedido de vaga para o qualificatório.
Fonseca ocupa nesta semana o melhor ranking de sua carreira, no 242º lugar e disputará seu primeiro Masters 1000 em Madri, também como convidado. Com relação ao qualificatório de Paris, o ranking divulgado nesta segunda-feira, dia 22 de abril, é o que servirá de referência para a definição dos tenistas do quali, mas o prazo de inscrição dos tenistas só termina no dia 27. No ano passado, essa lista fechou no 234º lugar.
“O pedido da CBT, em referência ao João Fonseca, está sendo levado em consideração em função da parceria entre CBT e FFT”, disse Rafael Westrupp, presidente da CBT, a TenisBrasil. “Porém, isto não é uma garantia. A Federação Francesa está recebendo pedidos de jogadores franceses e das demais federações com as quais têm acordo, como a Austrália, a USTA dos Estados Unidos e a LTA (Federação Britânica) até o dia 10 de maio. Após isto a FFT irá fazer o anúncio dos convites”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A última vaga direta na chave principal de Roland Garros ficou com o italiano Matteo Berrettini, 98º do ranking, enquanto o francês Luca Van Assche é o primeiro na espera por desistências. Ao todo, 104 jogadores entraram diretamente na chave, sendo que seis deles utilizaram o ranking protegido, porque estão voltando de lesões. Outras 16 vagas virão do quali, além dos oito convites.
A própria relação de jogadores do quali, que terá 96 jogadores em quadra, também será impactada pela definição dos oito convites para a chave principal. Se os convidados estiverem inicialmente inscritos para o quali, os tenistas da lista de espera – posição que Fonseca hoje ocuparia – podem se beneficiar. Entre os jogadores que hoje não têm ranking para entrar diretamente em Roland Garros e dependeriam de convites estão os franceses Richard Gasquet, 116º do mundo, Pierre-Hugues Herbert, 143º colocado, e o jovem de 20 anos Giovanni Mpetshi Perricard, 124º, além do austríaco Dominic Thiem, 110º do ranking e duas vezes finalista em Paris.
Leia mais:
Será?
O João deve receber convite para o qualy
Já seria excelente.
Merece chave principal GO GOLDEN BOY
Essa informação de que o ranking de referência pro quali de RG é 22/04, está mesmo correta?
Não é após Madrid esse corte?
Nós entramos em contato com a Federação Francesa que confirmou a informação.
Obrigado, Mário.
Grande Well
Grande Rick Mears!
kkkkk
Palpito que conseguirá um convite para o qualy, com boas chances de chega à principal. Allez, João.
Se o Guga ligasse pra diretoria do RG, certamente conseguiria uma vaguinha
Acho difícil conseguir uma vaga pro Fonseca. De todos juvenis o único que é observado mundo afora ( digo mundo afora no sentido de “mundo do tênis” ok?) de todos juvenis é o Fonseca. Esse garoto pode arrebentar ainda neste ano e RG vai sentir pelo fiasco de não ter “tido” no seu torneio. Se ele “quebrar a banca” agora em Madrid tipo fazer “oitavas de final” ou quartas de final penso que RG vai ficar emparedada e convidar ele sim. Não vão ter por onde correr do “fenômeno”.rsrs agora tô na torcida “mete o pé” Fonseca. Quebra tudo em Madrid(ganha umas 3 partidas incluindo aí o Cameron Norris.) Bora lá.
Se ele conseguir chegar nas quartas, seria bom demais! Torcer!
Se ele ganhar 3, quer dizer que passou não só pelo Norrie (Norris é o Chuck), mas derrubou Ruud também. Possível? Sim. Provável? Não. rs
Se ele ganhar pelo menos uma partida já seria um excelente resultado para um garoto de apenas 17 anos, jogando o seu primeiro ATP1.000. Estou na torcida! Vamos João!
Isso aí Thiago. Garoto tá solto na chave. Um míssel perdido que pode derrubar alguns desatentos. Tem jogo pra surpreender. Jogo pra assistir e acreditar.
Seria ótimo! Única esperança do Tênis brasileiro….o resto, esquece!!!
Chance grande de receber o convite para o qualy
Sem otimismo e nem pessimismo, mas na torcida lógico. Independente do resultado de Madri e outros , acredito que a em contas, é bem capaz que convidem outros para o principal e qualy e o Fonseca com isso entra pelo Ranking , podem estar fazendo isso tb. Mas acho mesmo que ele recebe convite pro qualy. Lembrando que a escolha será depois de 10/05… muita coisa pode acontecer em 15 dias
Pedido da CBT é só formalidade, o que vai valer é quanto os investidores do Fonseca ( Federer, etc) vão por na mesa.
Qualquer criança sabe que, no fundo, negócios são negócios. Ninguém dá nada de graça para ninguém, tudo nesse mundo gira em torno de dinheiro e/ou poder.
Se vier, será mais do que merecido.
Vejo convite pro quali como algo bem possível, e pra chave principal como improvável, pois a FFT se fecha nos franceses, com pra lá de raras exceções.
A esperança de wc pra principal, era João conseguir entrar no quali direto, sem precisar de convite.
Como não foi o caso, teria de acontecer algo muito especial com o João em Madrid, para aí o seu staff entrar em ação, e obter esse bendito convite pra chave principal.
Se não acontecer, vida que segue, excelente trajetória apenas em seu início.
Dá o convite para o João Fonseca.
Ele é o Favorito da Torcida.
Desculpe a minha ignorância. Mas gostaria de entender essa matemática do quali: são 96 participantes para 16 vagas na chave principal.
De 96 cai para 48, que depois ficam 24 e, dividindo por 2, ficam 12.
Não deveriam ser 128 vagas no qualificatório para, aí sim, saírem os 16 para a chave principal?
Pessoal o João tá jogando muito mas temos que dar atenção pro Gustavo Heide, que está jogando demais também.