Fonseca salva desempenho fraco do tênis masculino

Com exceção de João Fonseca, com um título de ATP e outro de challenger, a temporada brasileira no circuito masculino deixa muito a desejar. No total, foram 37 vitórias e 37 derrotas em chaves principais, considerando-se a soma dos tenistas nacionais que estão entre os 500 mais bem classificados. Desse total de triunfos, 11 foram obtidos por Fonseca.

Em nível ATP, a situação negativa é de 11 vitórias e 15 derrotas e é importante observar que 6 vitórias vieram com Fonseca, 2 com Thiago Wild, 2 com Thiago Monteiro e 1 com Gustavo Heide.

A situação é menos ruim quando se olham os challengers, mas ainda assim tivemos menos de 50% de sucesso, com 17 vitórias em 35 partidas realizadas. Novamente, Fonseca ajuda muito, com 5 resultados positivos, um a mais que Heide.

O que salva momentaneamente a contabilidade são os M25, em que somamos nove vitórias com três jogadores diferentes, mas ainda assim apenas um deles chegou numa final e pode ser campeão nesta segunda-feira.

Outro dado estatístico sintomático é quanto aos tiebreaks. Considerando-se chave e quali de ATPs e challengers, ganhamos 22 e perdemos 26 desempates desde o começo da temporada e o destaque desta vez vai para Monteiro, que levou a melhor em 7 dos 10 disputados. Fonseca percentualmente foi melhor: ganhou os cinco primeiros que encarou e só perdeu o último.

Veja o balanço das campanhas de 2025 dos principais tenistas brasileiros:

Total – 37v-37d
ATP – 11v-15d
Challengers – 17v-18d
Copa Davis – 0v-2d
M25 – 9v-2d

Thiago Wild – 2v-6d
ATP – 2-4
Challengers – 0-1
davis – 0-1

Thiago Monteiro – 2v-5d
ATP – 2-5

João Fonseca – 11v-3d
ATP – 6-2
Challengers – 5-0
Davis – 0-1

Felipe Meligeni – 1v-4d
ATP – 0-2
Challengers – 1-2

Gustavo Heide – 5v-5d
ATP – 1-2
Challengers – 4-3

Karue Sell – 3v-3d
Challengers – 3-3

Matheus Alves – 2v-4d
Challengers – 2-4

Daniel Silva – 0v-3d
Challengers – 0-2
M25 – 0-1

Pedro Sakamoto – 5v-1v
Challengers – 1-1
M25 – 4-0 (está na final de Yerba Verde)

Matheus Pucinelli – 2v-1d
M25 – 2-1

João Lucas Reis – 1v-2d
Challengers – 1-2

Orlando Luz – 0v-0d

Pedro Boscardin – 3v-1d
M25 – 3-1

Subscribe
Notificar
guest
84 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Maurício Luís *
Maurício Luís *
21 dias atrás

O desempenho dos tenistas tupiniquins não deve ter sido muito diferente dos últimos anos. Diria que até um pouco melhor, por causa do João Fonseca. Ao menos agora temos esta esperança.
Lembra-me aquele antigo filme do Frederico Fellini, “… E la nave va…”
E se acrescentássemos as mulheres, a situação não seria muito diferente. Quanta diferença da época da Maria Esther Bueno… Guga…

Marcos Roberto Veiga Cabral
Marcos Roberto Veiga Cabral
21 dias atrás

Se o Monteiro mantivesse o nível que apresentou contra o nishikori, no Australiano Open seria top 30 fácil.

Marcelo
Marcelo
20 dias atrás

Se ele jogasse sempre em alto nível não seria jogador de Challenger como ele e

Realista
Realista
20 dias atrás

Todos tenistas fazem uma grande partida em raríssimas ocasiões, como o caso dele. Não é nada de surpreendente… é o normal de todo tenista ter lampejos.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
17 dias atrás
Responder para  Realista

Holger Rune que o diga.

Carlos Lima
Carlos Lima
20 dias atrás

Faz tempo que está essa draga. O diferencial é o João mesmo. O resto é a mesma coisa faz tempo. Wild, Monteiro e companhia

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
17 dias atrás
Responder para  Carlos Lima

Carlos, e a que você atribui essa draga, com Wild, Monteiro e companhia, tendo o Fonseca como exceção?
Para mim, o fator natureza é quem determina isso. Tivemos Guga e agora o carioca João Fonseca, que em nada foram favorecidos por nenhuma federação ou mesmo pelo Estado.

Eládio Roberto
Eládio Roberto
20 dias atrás

O negócio é por esses atletas prá treinar. Corpo,mente e fundamentos do tênis pesado, porque ter bons patrocínios não dá direito a nada. E ter o DNA do tênis!

Eládio Roberto
Eládio Roberto
20 dias atrás

A base tá vindo pondo prá moer!

Marcelo
Marcelo
20 dias atrás
Responder para  Eládio Roberto

Moer quem?

Noto M. Tira
Noto M. Tira
18 dias atrás
Responder para  Marcelo

Marcelo, tenga mas respecto a Don Eladio!

PFON
PFON
20 dias atrás

Fraquíssimo o nível do tênis brasileiro !! Vexame !!

Felipe Pires
Felipe Pires
20 dias atrás

Bons dados Dalcim. Aliás, olhando o futuro próximo do tênis masculino brasileiro, não estou nada animado. Ok, temos Fonseca, talvez Wild e Heide engrenem, mas fato é que depois do top 200 não temos mais nenhum nome promissor, diria para pelo menos os próximos 4 anos.

Fernando
Fernando
20 dias atrás

Tirando o Fonseca temos a pior geração de tenistas dos últimos 30 anos. Na década de 90 o Brasil tinha Mattar, Oncins, Meligeni e no final da década de 90 o Guga. Hoje não temos ninguém. Até André Sá que foi número 43 do mundo era muito melhor que Monteiro, Wild e Heide.

Fernando S P
Fernando S P
20 dias atrás
Responder para  Fernando

O melhor ranking do André foi 55, alcançado graças às quartas de final em Wimbledon (2002).

Na ATP, ele obteve 52 vitórias e 92 derrotas (36,11%).

Já o Wild soma 35 vitórias e 51 derrotas (40,7%), enquanto o Monteiro tem 94 vitórias e 135 derrotas (41,05%).

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
18 dias atrás
Responder para  Fernando

Vc tá brincando, né? O André Sá era muito fraco no jogo de simples.

Tá certo que Monteiro e Wild deixam bastante a desejar, mas ainda os coloco acima do André.

A verdade é que tirando o Fonseca, não temos qualquer outro tenista que nos dê esperança de grandes resultados…

Daniel
Daniel
18 dias atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

O André tem uma marca expressiva, que é semi de duplas e quartas de simples em Wimbledon. E com certeza foi muito mais jogador de duplas que de simples.

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
18 dias atrás
Responder para  Daniel

Poxa, é verdade, Daniel.

Eu juro que não me lembrava das quartas-de-final do André Sá em Wimbledon.

Sem dúvida foi um grande resultado mesmo. Coisa que aliás Wild ou Monteiro nem sonhariam em obter.

É. Depois dessa, vou ter que retificar a minha opinião.

Walter
Walter
20 dias atrás

Salvo o JF, só nos resta aguardar os juvenis, Bonini, Chabalgolty, Guto, Thomás Miranda…
Essa geração que aí temos já demonstrou que não vai adiante

Maurício
Maurício
20 dias atrás
Responder para  Walter

Thomas Miranda kkkk, esperançoso no mínimo. Juvenil com potencial Guto Miguel e Livas Damazio, com chances Léo Storck e Pedro Chabalgoity. O resto é tenista de top 250 ATP pra baixo (talvez) Bonini. Lembrando que Boscardin, Gilbert klier, Matheus Pucinelli, Natan Rodrigues são alguns exemplos de jogadores que foram top 20 juvenil

Victório Benatti
Victório Benatti
20 dias atrás

Os tenistas brasileiros (as) tem que treinar com seriedade, se quiserem ter melhor resultados.
Talento tem, falta treino e motivação para ganhar…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
17 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Então falta tudo.

Realista
Realista
20 dias atrás

Tenis brasileiro hoje é só esperança nos jovens Fonseca, Naná e Victoria.
Monteiro, Bia e Meligeni não devem crescer mais, apenas podemos contar com quedas.
Heide e Wild possuem potencial para subir um pouco mas não muito do patamar.que estão.

betinho esteves
betinho esteves
20 dias atrás

Dalcin, desviando um pouco do assunto, por que o Rafael Matos não está inscrito em IW?

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
20 dias atrás

“Fonseca salva desempenho fraco do tênis” brasileiro…

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
20 dias atrás

Tem patriota que nunca pisou numa sala de cinema, assim como também jamais ouviu falar do Cinema Novo, de Anselmo Duarte, Glauber Rocha, Rogério Sganzerla, Cacá Diegues, Suzana Amaral etc etc etc…

Jorge Luiz
Jorge Luiz
20 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

O que isso tem a ver com o tênis?

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
20 dias atrás
Responder para  Jorge Luiz

Pense o que quiser, Jorge Luiz, você é livre. Porém, se sua pergunta for em tom de desagravo, sugiro que vá reclamar com o proprietário desta confraria, já que sua postura estaria sendo de fiscal da mesma. Sucesso no seu intento…

Fernando S P
Fernando S P
20 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

Você comentou sobre algo que não tem nada a ver com o assunto e ainda não gostou da pergunta? Que viagem!

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
20 dias atrás
Responder para  Fernando S P

Fernando S P, eu não disse que não gostei da pergunta. No mais, fica na sua, que o lucro é maior. Grato…

Realista
Realista
20 dias atrás
Responder para  Jorge Luiz

O cabra deve ter bebido bastante no Carnaval

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
19 dias atrás
Responder para  Realista

CARA, O QUE VOCÊ TEM contra um bom Buchanan’s e uma Heineken bem geladinha, enviada por Mauricio de Nassau especialmente para mim?

balostrófico
balostrófico
20 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

de valmir da silva, de valmir batista, de da silva batista etc etc

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
20 dias atrás
Responder para  balostrófico

anti-cinematográfico…

Thomaz Mattar
Thomaz Mattar
19 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

“Terpisado ou não numa sala de cinema” ou “ter ouvido falar” num destes nomes não torna ninguém melhor. Apenas o torna um gado de carne mais macia e mais fácil de ser domado, além de torná-lo tão mais próximo deste “outro lado” que governou o país por quatro anos.

Se.morreram 300 durante o tegime e faz-se um barulho imenso, hoje morrem 30 mil ano em decorrência da violência e a nossa esquerda no poder nao toma qualquer açao efetiva.

“Gado é gado. Seja de esquerda ou de direita”.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
18 dias atrás
Responder para  Thomaz Mattar

Ô conversinha fiada, Papinho obscuro, pseudo humano, pseudo político e principalmente desfocado do teor do debate. Cara, se você tem o perfil dos que nunca pisaram “numa sala de cinema” e se sentiu vilipendiado por meu suposto status de alguém “melhor”, não tenho nada a ver com o seu complexo de inferioridade, afinal, você foi quem se colocou na cova rasa dos comuns, levando consigo outros caretas da sua mesma grei. Do meu teclado não saiu nenhuma linha, neste aspecto. O que fiz foi descer a ripa nos que se propõem a discorrer sobre temas que não têm propriedade para fazê-lo, no caso aqui, sobre Cinema Novo etc etc etc. Eu manjo muito do riscado, no entanto, não conferi a mim o menor grau de superioridade, ok? Outra tolice sem pé nem cabeça do seu vasto acervo, foi você ter relacionado o tema em questão à “esquerda no poder”, quando, a bem da verdade, não fiz nenhuma inserção a respeito no comentário que originou este debate, o qual foi por mim escrito e por fim postado…

Thomaz Mattar
Thomaz Mattar
17 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

1) o teor do debate seria “tênis”. Mas vc (e não eu) o deslocou para “cinema”, como um coleguis bem notou

2) Seu fragmento de frase “Eu manjo muito do riscado” se contrapõe a sua frase seguinte “não conferi a mim o menor grau de superioridade”. Ora, os pedaços de frase acima apenas resumem por si só um comportamento onde idéias na mesma frase grotescamente divergem entre si, como aqueles rompantes onde hora defende as mulheres, mas no momento seguinte “desdefende” colaboradoras do blog ou tenistas mulheres.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
17 dias atrás
Responder para  Thomaz Mattar

Eu quis falar sobre o que me propus a fazê-lo e o fiz, afinal, este ainda é um espaço democrático, ao que me consta. Sim, falei sobre o que escolhi, e você, como razoável debatedor, aceitou a proposta, tanto que resolveu refutar apenas três comentários depois. Quanto a “‘Eu manjo muito do riscado'” ser contraponto de “‘não conferi a mim o menor grau de superioridade'”, isto é falta de senso analógico da sua parte, já que pra eu ser provido de “superioridade”, a ideia se configuraria com a presença de outrem, ou seja, eu me diria superior caso tivesse comparado minha condição com a condição de uma outra pessoa, enfim, eu não afirmei que manjo do riscado mais que outro alguém, eu “apenas” manjo do riscado, entendeu agora?

Thomaz Mattar
Thomaz Mattar
17 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

Sua balela sobre não se comparar a outrem é facilmente desmentida quando no mesmo comentário acima vmse compara arravés do fragmento “o que fiz foi descer a ripa nos que se propõem a discorrer sobre temas que não têm propriedade para fazê-lo” e imediatamente após cita sua superioridade.

Não sei se lhe classifico como ridículo ou como hilário. Mas na dúvida, fico com ambos.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
16 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

JOSÉ NILTON, creio que seu recorte deveria ser no singular. Note em meus comentários acima que não reportei ofensas pessoais a MATTAR…

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
16 dias atrás
Responder para  Thomaz Mattar

Eu discorrendo sobre semântica enquanto ensinamento à sua pessoa, e você destilando a mim ofensas pessoais, fazer o quê, né? Meu caro, eu não afirmei que os personagens em questão são inferiores, ou seja, não me comparei aos mesmos, apenas disse que desço a ripa neles, por discorrerem sobre temas que não dominam, a propósito, você não está descendo a ripa em mim no comentário em questão? Você está se comparando a mim, é isso? Pergunto porque enquanto não grafei que sou provido de “superioridade” em relação a outrem, você afirmou que sou “ridículo”, e há aí um contraponto…

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
17 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

papinho* obscuro

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
17 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

E batem de comentarista de cinema.
Houve quem criticasse a fonte usada no cartaz para o título Ainda Estou Aqui.
Talvez não tivessem achado o que criticar no longa, criticaram a forma de escrever seu título.
Os críticos – de verdade – os colocam em seu devido lugar.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
17 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

É isso, Luiz Fabriciano. Essa gente tem mais é que enfiar o rabo entre as pernas mesmo…

LuizStipp92
LuizStipp92
20 dias atrás

A decepção para mim é o Thiago Wild. Dalcim, concorda que o jogo dele ficou manjado? Todos seus adversários forçam o jogo no backhand dele e jogam no forehand pra ele bater na corrida. Minha opinião:
– Tem um aproveitamento de 1º serviço baixo e um 2º serviço que faz pouco estrago
– Backhand meia boca, com 90% das vezes jogando no meio ou na cruzada
– Devolução de saque fraca
– Mental e físico que deveriam melhorar muito, mas já com 24 anos, não sei se isso ocorrerá.
Me parece quase inevitável que ele sairá do top 100, pois tem muitas deficiências no seu jogo.

LuizStipp92
LuizStipp92
19 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Isso é verdade. Dificilmente ele consegue virar jogos em que perde o primeiro set.

Dominique DeCoco
Dominique DeCoco
20 dias atrás

Dalcim, pq tanta desistência em Acapulco?

Wallace Barros
Wallace Barros
19 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Acho que é a primeira vez que comento aqui kkk A culinária mexicana (principalmente) é muito apimentada e com muitos condimentos e para o organismo é muito nociva. Saudações Dalcim!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
17 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

As pimentas lá não alisam ninguém, certo Chefe?
Rsss.
Tem uma tal de jalapeño que é fogo puro.

Thadeu
Thadeu
20 dias atrás

Apesar da sua pouca idade, até por que ainda é juvenil, assistindo videos desse rapaz, onde ao que parece está por completar 16 anos, o Goiano Guto Migiel “Gutão” realmente nos deixou otima impressão, suas batidas de forhand no qual muitas das vezes foge do backhand são assustadoras em matéria de forca e direção, o vejo caso continue com sua evolução técnica, física e mental que é primordial no tênis atual, em condições de galgar passos passos largos para ser um tenista virorioso em um futuro próximo como profissional, claro estamos falando em suposição já que com está idade existe uma serie de fatores em que um jogador alcance um nivel de excelência, principalmente um suporte de staff a altura em um esporte tão competetivo como é o Tênis, aguardemos então os novos capitulos de sua evolução é simples assim..

Thadeu
Thadeu
20 dias atrás

Apesar da sua pouca idade, até por que ainda é juvenil, assistindo videos desse rapaz, onde ao que parece está por completar 16 anos, o Goiano Guto Migiel “Gutão” realmente nos deixou ótima impressão, suas batidas de forhand no qual muitas das vezes foge do backhand são assustadoras em matéria de forca e direção, o vejo caso continue com sua evolução técnica, física e mental que é primordial no tênis atual, em condições de galgar passos passos largos para ser um tenista virorioso em um futuro próximo como profissional, claro estamos falando em suposição já que com está idade existe uma série de fatores em que um jogador alcance um nivel de excelência, principalmente um suporte de staff a altura em um esporte tão competetivo como é o Tênis, aguardemos então os novos capitulos de sua evolução é simples assim.

Gabriel
Gabriel
20 dias atrás

Não querendo ser desagradavel… mais não entendi a proposta dessa materia. Desempenho baixo ja tem um bom tempo. Desde Belluci e Saretta quem não se tem jogadores top 50. Eu ate acho que ta um pouco melhor agora.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
20 dias atrás
Responder para  Gabriel

Gabriel, e ainda joga o peso do delírio sem pé nem cabeça nas costas do garoto João Fonseca, que não tem sequer meio ano de tênis jogado com qualidade, no que se refere à sua recém iniciada carreira profissional…

balostrófico
balostrófico
19 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

tenho que reconhecer que você possui a virtude da consistência

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
18 dias atrás
Responder para  balostrófico

“tenho que reconhecer que você possui a ‘virtude’ da” inconsistência…

balostrófico
balostrófico
18 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

acabas de morder a isca e endossar a tese

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
18 dias atrás
Responder para  balostrófico

“acabas de morder a isca e endossar a tese”. Não estou lembrado de uma pessoa perseguindo outra de forma tão serial, tenho certeza que a fim de angariar para si o brilho que ele próprio acredita não possuir, caso contrário, não haveria perseguição tão ostensiva, como se esta confraria não tivesse outras postagens que servissem de escada para seus voos. Que coisa mais bisonha, caros colegas…

Maurício Luís *
Maurício Luís *
20 dias atrás

O Darren Cahill, técnico do Sinner, ouviu o seguinte do jovem italiano, sobre as críticas referentes ao acordo com a WADA: ” Não te preocupes com as críticas de pessoas de quem não aceitarias nenhum conselho”
E eu acho que é por aí mesmo.

Thomaz Mattar
Thomaz Mattar
20 dias atrás

Eu esperava mais do TSE. Mas o tênis de alto desempenho não é um.esporte fácil. Wild me parece mais um cuja limitação física (entenda-se por contusões) vai limitar baseanre suas conquistas. Também nâo se sabe até onde os próprios atos impensados dele o estão limitando. Pois não dá pea treinar sem saber se amanhã tu vai receber uma intimação judicial que vai levá’lo a uma audiência que pode transformá’lo em criminoso ou nâo. Já o TM está – na minha opinião – na melhor forma de sua carreira.

E nao jogaria todas as minhas fichas no JF. Trara-se de um.tenista que precisa evoluir muito para alcançar aquilo que todos esperam dele.

Quanto aos juvenis para se ficar de olho, eu apostaria no SL.

joao
joao
19 dias atrás

Em que mundo o Pucinelli vive? jogou um torneio até agora
Nas redes sociais mais aparece surfando do que treinando tenis

Thomaz Mattar
Thomaz Mattar
19 dias atrás
Responder para  joao

Eu nao sei em que mundo ele vive. Mas eu estou com inveja…

Thomaz Mattar
Thomaz Mattar
19 dias atrás

Saiu a chave de IW, e agora vamos ver se o plano de JF e time funciona, pois não há jogos fáceis, pois “se” passar pela primeira rodada já teria o cabeça 13 logo na segunda rodada. Numa idade onde ter ritmo de jogo é muito importante, vai precisar mostrar a que veio pela aposta que fez, em detrimento de jogar torneios menores semana após semana e pegar ritmo.

TSW deve continuar oscilando por mais algum tempo e acredito – opiniao – que apenas a partir de Maio teremos claro se ele se recuperou totalmente da cirurgia ou não.

Monteiro sofre e ainda vai sofrer com sua dificil posicao no ranking, onde nao tem vaga nos principais torneios.

Se juntar todos os outros brasileiros no ranking de simples no momento, nao fazem nem marola.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
19 dias atrás

Vamos p IW. Fonseca tem uma primeira rodada na qual tem total chance de vitória, mas se encarar Draper na segunda não será favorito…

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
18 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Considerando ser o primeiro Indian Wells da sua carreira, a minha torcida é que ele passe bem, pela primeira rodada, e depois derrube alguém de ranking superior ao seu, na segunda.

Isso daria moral para ele, e mesmo que perdesse na sequência eu acho que sairia no lucro.

Mas claro que não será fácil.

Marcos Roberto Veiga Cabral
Marcos Roberto Veiga Cabral
19 dias atrás

Sem novidades.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
19 dias atrás

O aviso já foi dado pela direção do Torneio. Teremos o mesmo piso mais rápido do USOPEN nesta edição. Alcaraz mandou bem no deserto com o piso mais lento, sendo o atual Bicampeão. Pensei no ato em JF. Acho que passa na primeira rodada , mas Draper logo na segunda …Sei não. O maluco do Kyrgios , deve tentar se aproveitar da rapidez, pra levar tudo para o Tiebreak contra o amigo Djokovic . Isto se chegar até lá…rs. Abs !

Maurício Luís *
Maurício Luís *
18 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Kyrgios se lesionou nos treinos. Grande novidade. E mesmo que não se lesionasse, duvido que passasse da primeira rodada pra ter o direito de enfrentar o amigo sérvio.
O problema do australiano é sempre o mesmo: acha que pode ganhar só no talento. Preparo físico, treinos? Bobagem. Não dá tempo. Deixa pra amanhã. O importante é atacar o Sinner em redes sociais.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
17 dias atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Daniil Medvedev disse que está tanto quanto ou mais lento que o anterior.
Não digo que concordo com ele, afinal, nem lá fui.

Noto M. Tira
Noto M. Tira
18 dias atrás

E chega IW:

– hora dos argentinos e chilenos descansarem. Vao jogar a primeira rodada (talvez a segunda) e voltam para sua toca aguardando o início da temporada europeia do saibro
– Sinner continua de fora, com ressaca das substâncias que tomou.
– Wild deve fazer prmeira rodada (no maximo segunda), depois faz compania aos argentinos
– O servio – um dos grandes, por quem entende e aclamado gotaço – pelos que nao entendem – deve sofrer e creio nao chegue a semi.
– de JF a torcida brasileira nao espera menos que a final. Espera tambem que nao perca a final, para nao ser taxado de amarelao.

Mas e a Bia??? Continuem deixando ela em paz, por favor…

Noto M. Tira
Noto M. Tira
18 dias atrás

E o “sarrafo” da wta subiu:
– Há alguns anos atrás, tenistas precisavam de 2600 ou 2700 pontos para estar ali na beira de um top10.
– Passou-se um tempo, e essa pontuacao passou a 3000.
– Atualmente, o circuito está bem mais concorrido e se alguém quiser botar o sapatinho de cristal no top10, que faça 4000 pontos..

Não há mudança na pontuaçao da BHM. Se ela se mantér ali entre 2200 e 2800, vai mantér o que tem sido regra nos últimos anos.

O que ocorre é que há mais concorrencia do que antes. E conforme a premiação sobe – mais e mais atletas passam a acirrar a concorrencia, pois bastam dois anos num top20 para transformar um(a) atleta de ponta em elite finaceira.

E creio essa concorrencia deve ficar mais acirrada nos proximos anos com tenistas lutando por cada centavo (digo… por cada ponto $$$) no ranking da WTA.

Mas nao há o que se fazer, a nao ser deixa-la em paz, trabalhando. : – )

Maurício Luís *
Maurício Luís *
18 dias atrás
Responder para  Noto M. Tira

Gostei do sapatinho de cristal…

Daniel
Daniel
18 dias atrás
Responder para  Noto M. Tira

Considerando as informações que trouxeste, ser uma top da WTA requer maior pontuação, atualmente. Acredito que a posição da Bia, nos últimos anos, entre as top 20, significa muito mais do que a imensa maioria dos “brilhantes” comentaristas de matérias desse site sequer imagina… 1 ou 2 WTAs, e brigar entre quartas ou semis de Slams todo ano, a torna a 3 maior do Brasil e uma das maiores tenistas mulheres da América Latina.

Refaelov
Refaelov
18 dias atrás

Boa noite Dalcin, essa estatística dos Tie Breaks ficaria ainda mais significativa se separassemos especificamente o desempenho dos BRs em TBs no set final, aposto q o desempenho nesse cenário é significamente pior.. abraço!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 dias atrás

Não tenho nenhuma simpatia pelo Wild e pouco me importa se ele é brasileiro ou não. Mas isso não me impede de reconhecer q ele se superou. Vencia 42 no set 3, com quebra na frente, permitiu q o francês recuperasse a quebra, salvou match point e venceu. Recuperar-se dessa forma não é fácil, basta ver o q acontece com a Bia, q em situações semelhantes dificilmente se recuperaria. Tomara q siga em frente, em especial nos dias em q o serviço estiver entrando ele pode complicar p o adversário…

Rodrigo Lightman
Rodrigo Lightman
17 dias atrás

Eu acho que a parada da pandemia prejudicuou muito o Wild. Ele havia acabado de vencer o ATP de Santiago quando tudo foi suspenso. Era o momento de se concentrar totalmente na carreia. Mas ele preferiu se aventurar nas mídias socias e em namoros duvidosos. Aí vieram os problemas com a justiça e embaralhou a cabeça toda. O tempo está passando e está na hora de consertar o estrago. Acho que fará um bom jogo com o grego.

Esperando o jogo do Fonseca na quadra dura, que para mim, é onde seu jogo se adequa melhor.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 dias atrás

JF teve um excelente set1, mas acabou de ser quebrado no 2. Creio q tem total condição de se recuperar no set, aguardemos…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 dias atrás

Que coisa, num minuto eu achava q o JF poderia se recuperar de um 1×3, no outro o inglês passou a não errar nada, inclusive vencendo os duelos de FH potentes. Felizmente no set3 tudo começa do zero, mas nos últimos games nosso brazuca parecia apático, tomara q seja simplesmente algo momentâneo e q não esteja com qualquer problema…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 dias atrás

Vamos para os dois lados da vitoria do JF:
– o lado bom é q superou um inicio titubeante do set 3 e após estar claramente inferiorizado no placar e no volume de jg reagiu, virou o placar e venceu, algo q é excelente para a confiança;
– o lado ruim é q após um primeiro set de clara superioridade o nível de jg do Joao caiu de forma acentuada, algo q nunca é bom, pois pode ter um serie de razoes, algumas delas bem ruins.
Vamos p segunda rodada, na qual ele não é favorito contra o Drapper…

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.