Hamburgo (Alemanha) – Não foi desta vez que o alemão Alexander Zverev se tornou o quinto a defender com sucesso o título no ATP 500 de Hamburgo. Campeão no ano passado, o tenista da casa foi até a final do torneio em 2024, mas acabou superado pelo francês Arthur Fils, que suportou melhor a batalha de 3h33 deste domingo e venceu com o placar final de 6/3, 3/6 e 7/6 (7-1).
Finalista de dois torneios no ano passado, quando venceu um ATP pela primeira vez, no saibro de Lyon, o francês de 20 anos disputava sua primeira decisão da temporada. Com a vitória, ele levanta a maior taça da carreira até então e aproveita a boa campanha para subir no ranking.
Atual 28 do mundo, maior colocação da carreira, ele vai melhorar ainda mais seu recorde e entrará no top 20 pela primeira vez, subindo para o 20º lugar na próxima lista. Fils ainda levará para casa uma premiação de 353,750 euros, enquanto o vice-campeão Zverev fatura um um prêmio de 190.345 euros.
Derrotado nas semifinais de Hamburgo no ano passado, Fils desta vez não apenas conseguiu chegar na final pela primeira vez, mas também ficou com o título, Curiosamente, a final foi justamente contra seu algoz de 2023, devolvendo a derrota sofrida um ano atrás. Esta foi sua primeira vitória em três duelos com o alemão, que também o venceu semanas atrás nas quartas de Halle.
Lung-Busting Rally 🫁
Brillant patient point construction from Fils!#HamburgOpen pic.twitter.com/aM7xuG3eAH
— Tennis TV (@TennisTV) July 21, 2024
Zverev perde chances no 1º set e converte no 2º
O começo da partida foi ótimo para o francês, que obteve uma quebra logo de cara e abriu 3/0. Depois disso, ele encarou nove break-points contra em três games diferentes, entre eles no nono quando sacava para fechar. Fils se salvou em todas as chances de quebra que cedeu e inda deixou um break-point pelo caminho, no sexto game, mas isso não fez falta e ele venceu a parcial.
Zverev não desistiu e seguiu pressionando o saque do rival no segundo set, quando teve mais oito chances de quebra. Contudo, desta vez ele conseguiu converter pelo menos uma. Após perder três break-points no quarto game, o alemão teve mais quatro no sexto e enfim bateu o saque de Fils pela primeira vez. Do outro lado, o francês deixou escapar os dois break-points que teve e o jogo ficou empatado.
The AUDACITY 😱
Arthur Fils goes for an underarm serve to save break point… just misses but finds the hold anyway#HamburgOpen pic.twitter.com/A48GEF7emR
— Tennis TV (@TennisTV) July 21, 2024
Físico faz a diferença no final e Fils leva a melhor
Assim como nos dois sets anteriores, o tenista da casa teve muitas chances de quebra no terceiro, só que novamente ele teve dificuldade em aproveitá-las, perdeu uma no primeiro game, duas no quinto, uma no nono e a última no 11º, quando Fils tentou sacar por baixo e errou o primeiro saque, levando uma sonora vaia. Ele confirmou com o segundo serviço e provocou a torcida.
O francês acabou confirmando, novamente provocou a torcida e teve uma leve discussão na virada com Zverev. O juiz Timo Janzen desceu da cadeira para intervir e separou os dois. No tiebreak, Fils se mostrou melhor fisicamente, atacou mais e acabou premiado, cedeu apenas um ponto ao alemão e garantiu sua primeira conquista na temporada.
WHAT. A. MATCH 🥵
The moment Arthur Fils defeated Zverev for the biggest win of his career and his FIRST ATP 500 title!#HamburgOpen pic.twitter.com/BjX3etT3Q5
— Tennis TV (@TennisTV) July 21, 2024
Zverev aproveitou apenas 1 break-point de 22 que ele teve.
Isso ae é pedir para perder!
TOP 20 pro garoto. Disparado o melhor da geração 2004
Fiquei impressionado com o nível do francês! O cara fez winners de tudo que é jeito! E pensar que o João Fonseca ganhou dele no Rio Open!
Rio Open eles só vem por causa do cachê. Pode reparar aí maioria q veio tomou na primeira rodada principalmente franceses.
Sascha claramente chateado… grande jogador porém falta algum detalhe pra que alcance o nível dos maiores! Mas tem potencial
Novo Kyrgios
Resultado fantástico do Fils, jovem de 20 anos batendo um peso pesado do circuito na casa dele tem que ter muita personalidade pra não tremer em uma final dessas
Esse Fils,de apenas 20 anos,joga muito!!
Zverev sem motivos pra ficar bravo. É permitido sacar por baixo. Incompetência do alemão que tem muito mais jogo que o Fils. Mas o francês melhora rapidamente. E é marrento.
Realmente, Zverev foi incompetente. E, no final, muito mal educado.