Porto Alegre (RS) – Dois ex-craques do futebol foram destaque nesta quarta-feira na 38ª edição do Bordaza Shopping Seniors Internacional de Tênis de Porto Alegre, evento da categoria MT 700. Paulo André Benini, ex-zagueiro campeão mundial pelo Corinthians e que atuou por vários clubes como o Athlético Paranaense, foi superado em sua estreia por Cássio Sousa por 6/3 e 6/4 na categoria 40 anos. Paulo André disputou seu quarto torneio no circuito Masters. Foi o segundo encontro entre eles. “Tinha perdido em um jogo parelho para ele em São Paulo, hoje achei que joguei abaixo, muito vento, vai tirando a confiança, vai travando um pouco e acabei acertando muito menos que o esperado”, analisou.
Paulo André pretende seguir firme no circuito Masters e planeja crescimento no ranking em que entrou recentemente. Após o duelo, ele recebeu conselho de algumas feras do circuito como o atual número 2 do mundo nos 45 anos, Carlos Oliveira. Seu objetivo é viajar pelos eventos durante 2025 quando puder, uma vez que a esposa Teliana Pereira dará a luz dentro de algumas semanas: “Nesse momento, estou proibido de viajar. Faltam algumas semanas para o Matteo chegar, vou dar todo o apoio para ela. No ano que vem o objetivo é ficar entre os 100 melhores da ITF, vamos ter que trabalhar.”
Cássio Sousa enfrentará o gaúcho Mario Ventre nas quartas de final. Outro gaúcho, o atual campeão Gabriel Gehard, passou por Victor Cassini por 6/1 e 6/0 e pegará Gustavo Ely.
Nas duplas, destaque para Paulo Roberto Falcão, o Rei de Roma e ex-astro do Internacional. Ele e o parceiro Paulo Muller perderam para a dupla do brasileiro Paulo Fagundes e do equatoriano Hernan Recher por 6/2 e 6/4. Falcão é presença constante no evento em sua casa.
Na categoria 45 anos, Carlos Oliveira largou bem no torneio, marcando duplo 6/0 sobre Eduardo Fernandez. Felipe Miana derrotou o argentino Diego Ponte pelo mesmo placar.
Behar já foi o número 2 do mundo e considera difícil alcançar o topo do ranking. “É um pouco mais difícil o topo, tem um australiano (Gleen Busby) que é muito bom, o enfrentei duas vezes, perdi 7/6 e 6/4 e outra por duplo 6/4, bem apertado.”. Um dos favoritos para batalhar com Behar, Eduardo Izoldi estreou com dura vitória contra Albert Lewis por 3/6, 6/0 e 6/1.
Na categoria 55 anos, o paraense Mauro Araújo Klautau derrotou o gaúcho Eurico Carvalho, ex-número 1 do mundo, por 6/1 e 6/2 e vai disputar a final contra o atleta da casa, Marcelo Maciel. “Tinha perdido um jogo duríssimo em Goiânia para ele esse ano, entrei querendo a revanche e consegui. Joguei certinho, ele é um jogador que varia muito, é perigoso, entrei com a tática certa. A final será dura”, disse o atleta de Belém (PA). A decisão acontece às 10h desta quinta-feira.
Nos 70 anos, a final também acontece nesta quinta e será totalmente francesa, entre Bruno Renoult e Sergy Gressy. Renoult derrotou Nelson Germann por 6/2 e 6/0 enquanto que Gresy passou pelo brasileiro Dennis Marcondes por 6/1 e 6/2. Gressy busca o 20º título na carreira e o primeiro na capital gaúcha. Renoult, ex-número 1 do mundo, tenta seu 91º título na carreira e o terceiro no evento que venceu em 2017 e 2019. O duelo começa a partir das 8h30.
A rodada desta quinta-feira terá 33 jogos de simples nas sete quadras da Associação Leopoldina Juvenil, mais os duelos de duplas. O evento tem atletas de 13 países (Brasil, Argentina, Jordânia, Uruguai, Peru, Chile, Japão, México, Índia, Colômbia, Equador, Áustria e França) e vai até o sábado, dia 9.