Em jogo maluco, Medvedev enfim consegue derrotar Tien pela 1ª vez

Foto: Rolex Shanghai Masters

Xangai (China) – A partida que fechou a rodada desta quarta feira no Masters 1000 de Xangai não poderia ser mais movimentada e repleta de altos e baixos. O russo Daniil Medvedev foi a estrela dessas oscilações, mas no final conseguiu controlar a cabeça e o físico para bater o norte-americano Learner Tien pela primeira vez em três duelos.

Derrotado pelo jovem rival no Australian Open e semana passada em Pequim, o russo enfim conseguiu sua vingança ao superar Tien em batalha de três sets e 2h55 de disputa, fechando o jogo com o placar final de 7/6 (8-6), 6/7 (1-7) e 6/4.

Classificado para as quartas de final, Medvedev terá pela frente o australiano Alex de Minaur, que mais cedo venceu o português Nuno Borges em sets diretos. Será a 12ª vez que os dois irão medir forças no circuito e o russo, embora tenha perdido o duelo mais recente, este ano em Monte Carlo, leva vantagem no retrospecto (7 a 4).

Medvedev larga na frente e vence 1º set

Medvedev largou na frente e venceu o primeiro set, mas teve trabalho para conseguir isso. No nono game, ele anotou a primeira quebra e em seguida sacou para fechar, mas levou o break de volta. Após perder três chances de quebra no 11º, o russo encarou um set-point contra no game seguinte, mas se salvou e levou a definição para o tiebreak.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O desempate começou ruim para os sacadores, que perderam os seis primeiros pontos da disputa. Contudo, na reta final, o russo elevou um pouco o nível e abriu 1 a 0 no placar, convertendo o segundo set-point que teve.

Com uma quebra no segundo game e dois break-point no quarto, Medvedev por pouco não abriu 4/0 e saque logo de cara na segunda parcial. A chance desperdiçada custou caro para o russo, que não manteve o nível e perdeu cinco games seguidos. Foi então que ele se reergueu, devolveu a quebra de desvantagem e forçou novo tiebreak.

Cãibras voltam a assolar o russo

Foi então que o físico voltou a atrapalhar e o ex-número 1 do mundo sentiu cãibras. Ele pediu atendimento médico, mas o fisioterapeuta falou que não poderia intervir. Mal conseguindo se mover, ele foi presa fácil para Tien, que perdeu apenas um ponto e empatou o jogo.

Já se recuperando no fim do tiebreak, Medvedev aproveitou também a pausa entre os sets para se recompor e evitar mais uma virada de Tien, assim como aconteceu em Pequim. E ele conseguiu se recuperar. Apesar das constantes reclamações, o russo anotou uma quebra decisiva no nono e penúltimo game, garantindo em seguida a vitória.

Subscribe
Notificar
guest
12 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Osmar
Osmar
1 mês atrás

como o russo anda reclamão…. todo ponto ficava se queixando alto ao técnico e para o adversário ficar ouvindo. deve ter conseguido irritar o Tien

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás

Incrível jogo, muito disputado e com inacreditáveis golpes. O desgaste físico dos jogadores foi insano, muito provavelmente o russo será presa fácil do Minaur.
O Tien é um jogador muito inteligente e com apuradíssimo senso tático. Palpito que ele, um dia, será top 10, inevitavelmente. Já ultrapassou o JF no ranking, mesmo tendo um jogo muito menos espetacular e sendo menos badalado.

Fábio
Fábio
1 mês atrás

Wawrinka ao final de um jogo falou a Rune para ele parar de ser um bebê chorão. Hoje parece que o Urso é que é o chorão.

Antônio Júnior
Antônio Júnior
1 mês atrás

O Tien mostrando para alguns como realmente se evolui no tênis.

melkiizedeke
melkiizedeke
1 mês atrás

Que bela gira asiática faz este Tien, outra promessa que está virando realidade, enquanto isso nosso garotão da barra só treinando, vamos aguardar e torcer para ver os resultados.

João Prates
João Prates
1 mês atrás

Learner é melhor mesmo q o João hoje, em q pese não ter um golpe espetacular sequer, será no máximo um Goffin da vida, o q não é pouco. João já me parece q será mais q isso. Vamos ver.

Guilherme do E.S. Ribeiro
Guilherme do E.S. Ribeiro
1 mês atrás

Medvedev tentando voltar aos melhores momentos. Fará sua 24º quartas de Master 1000 na carreira, a 3º em Shanghai

Evandro
Evandro
1 mês atrás

Vitória da experiência. O russo ainda é muito difícil de bater. Mas, e essas cãibras, hein?! Tá complicado jogar assim…

Edil
Edil
1 mês atrás
Responder para  Evandro

Achei o mesmo. Com um pouco mais de experiencia, Learner teria levado. Ele nao soube controlar o terceiro set apesar do Russo ter ido para o tudo ou nada, como por exemplo aquele segundo servico e os aces que deram certo. Minha surpresa foi o Chang nao orientar ele para continuar com ralis longos e nao ficar tao atras porque as deixadinhas do Russo foram constantes no terceiro set, quando eu esperava isto do Learner. Enfim, espero ele tenha tirado licoes do “crazy” jogo.

Juan Inácio Meleiro
Juan Inácio Meleiro
1 mês atrás

O cara não aceita derrota e respeiton ao jogo limpo. Principais pontos negativos (contras) de Medvedev

Temperamento explosivo

Fica facilmente irritado em quadra.

Já teve atitudes agressivas com árbitros, adversários e até o público.

Comportamento antidesportivo ocasional

Já quebrou raquetes, xingou juízes e provocou torcedores.

Algumas atitudes são vistas como desrespeitosas.

Falta de constância emocional

Quando perde o controle, seu jogo desanda.

Isso já lhe custou partidas importantes.

Relação tensa com a torcida

Tem histórico de atritos com públicos em vários torneios.

Às vezes responde com ironia ou provocações.

Estilo de jogo pouco “bonito”

Apesar de eficaz, muitos acham seu estilo “feio” ou estranho.

Fernando Venezian
Fernando Venezian
1 mês atrás

Pra quem insiste em comparar o Fonseca com o Tien, tentem entender uma coisa: o americano já tem uma forma clara de jogar! Consistência, pouca potência e exímio contra ataque! É muito semelhante ao De Minaur! O João ainda tá buscando equalizar seu jogo, mas tem um arsenal muito grande e um teto muito maior pra evoluir!

Edu Martins
Edu Martins
1 mês atrás
Responder para  Fernando Venezian

Concordo também, essas comparações de momento, não levam a muito coisa, e ainda mais final deste ano puxadissimo, nota-se claramente que estão pedindo pro ano acabar num barranco. Lembro bem quando o Mensik, tbém da geração, ganhou aquele M1000 e já falavam que ele seria o Big3, o que aconteceu? Sumiu! É preciso muita consistência para já ir dando como certo, no mínimo 6 meses chegando em semifinais ou muito perto disso, e olhe lá! O problema que sinto é essa geração fraca dominada pelo Alcaraz e Sinner (enquanto ainda aguentam), fica até difícil analisar as coisas nesse sobe e desce dessa rapaziada, dando falsos top10, big3, etc! Gosto do Medvedev, tem um senso de humor acurado, tem personalidade, não é a mesmice do circuito, é muito bom ter alguém assim pra quebrar a rotina, ainda mais sendo russo, sou fá dele, Rublev e Ice Queen Rybakina, não parecem russos, acho muito legal eles! Abs

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.