Xangai (China) – O australiano Alex de Minaur registrou sua 50ª vitória da temporada nesta quarta-feira ao superar o português Nuno Borges por 7/5 e 6/2 para chegar às quartas de final do Masters 1000 de Xangai. Esta é a sétima vez que ele vai tão longe em um torneio desse nível, em que seu melhor resultado foi o vice-campeonato no Canadá dois anos atrás.
De Minaur é apenas o terceiro homem a atingir a marca de 50 vitórias em 2025, juntando-se a Carlos Alcaraz (67) e Taylor Fritz (50), com o australiano liderando o circuito com 37 vitórias em quadras duras. Esta já é a sua melhor temporada em número de vitórias, superando 2024 quando terminou com 47 e dois títulos.
Campeão em Washington, ele ainda busca sua segunda taça no ano. Seu próximo rival no torneio chinês sairá do último jogo do dia, entre o russo Daniil Medvedev e o jovem norte-americano Learner Tien, que se enfrentam pela terceira vez na temporada. O ex-número 1 levou a pior nos dois anteriores e tentará bater o rival pela primeira vez.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Jogando com confiança e agressividade controlada contra Borges, o australiano marcou 19 winners e cometeu apenas 10 erros não forçados, a caminho de um triunfo de 1h47. “Para mim, isso demonstra consistência e é disso que mais me orgulho”, disse De Minaur sobre conquistar 50 vitórias na temporada.
“É um número incrível. Espero que muitas outras pessoas terminem o ano e não fiquem com 50. Tem sido uma viagem bem-sucedida à Ásia até agora. Eu disse a mim mesmo no início da semana que seria um grande esforço mental ir lá e competir. Estou feliz por estar nas quartas de final e me dar outra oportunidade”, acrescentou.
Semifinalista em Pequim e agora nas quartas de Xangai, o australiano vai melhorando ainda mais suas chances de classificação para o ATP Finals. De Minaur está em sétimo lugar na corrida da temporada, 740 pontos à frente do canadense Félix Auger-Aliassime, primeiro fora da zona de classificação para o torneio.