Djokovic homenageia o influente treinador Pilic, que faleceu em setembro

Foto: Andrew Eichenholz/ATP Tour

Atenas (Grécia) – Torneio organizado pela família Djokovic, que saiu de Belgrado para Atenas neste ano, o ATP 250 de Atenas teve uma homenagem na última terça-feira ao treinador Nikola Pilic, falecido em setembro e por anos esteve ao lado do sérvio Novak Djokovic.

Cabeça de chave 1 em Atenas, o sérvio estreou direto na segunda rodada e bateu o chileno Alejandro Tabilo em sets diretos. Já classificado para as quartas de final, ele terá pela frente o português Nuno Borges, sexto favorito na competição, nesta quinta-fiera às 13h (de Brasília).

Após sua vitória na estreia, Djokovic recebeu amigos e treinadores da academia de Pilic (Petar Basic, Lado Chikhladze, Ana Jovanovic, Oliver Poturicek, Peter Shuster e Kostas Zaraklanis) na quadra em Atenas para relembrar a vida do ex-tenista e ex-treinador.

Djokovic e seu irmão, o diretor do torneio, Djordje Djokovic, se emocionaram com a exibição de um vídeo em homenagem a Pilic no telão. “Foi um momento emocionante”, comentou Novak ao site da ATP.

“Considerando o que ele significava para mim e para minha família, tanto na vida pessoal quanto profissional. Ele era como um pai para mim no tênis, alguém que desempenhou um papel fundamental e essencial no meu desenvolvimento como tenista e como ser humano. Foi uma notícia muito triste quando soube que ele havia falecido alguns meses atrás”, disse.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

As emoções do funeral de Pilic permanecem com Djokovic e são uma poderosa lembrança do impacto que Pilic teve sobre o sérvio e muitos outros. “Foi um momento muito, muito difícil. Mas, por outro lado, o legado que ele deixou para mim, e também para este esporte, nunca vai se apagar, nunca vai morrer”, observou o sérvio.

“Enquanto eu jogar tênis e enquanto eu viver, celebrarei o nome dele. E esta noite foi um dos momentos de como prestar homenagem. Tenho certeza de que num futuro próximo, e também num futuro distante, as pessoas aprenderão sobre o impacto que Niki teve no mundo do tênis e no mundo do esporte. Ele merece. Ele foi um homem muito especial”, finalizou Djokovic.

Subscribe
Notificar
guest
10 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
JClaudio
JClaudio
6 dias atrás

Pilic que foi o estopim para o boicote de Wimbledon 1973, um momento de ruptura do tênis.
A Federação da Iugoslavia suspendeu Pilic por se negar a jogar um confronto da Copa Davis, com isso ficaria fora de Wimbledon, o sindicato dos tenistas organizou um boicote, onde mais de 80 tenistas não participaram do tradicional torneio inglês.
Na época, a gloriosa ATP, era o sindicato dos tenistas (na década de 90 assumiu o gerenciamento do tênis, como temos hoje).
Foi capitão da Alemanha de Becker na copa Davis (três campeonatos), novamente campeão com a Croácia.
Mentor do jovem Djokovic (com 12 anos), enviado pela técnica Jelena Gencic (figura fundamental na construção do homem Djokovic).
Pilic foi uma figura muito importante para história do tênis.

Carlos
Carlos
6 dias atrás

Sensacional !

Nunca tinha visto uma homenagem assim por parte de um top .

Nei Costa
Nei Costa
6 dias atrás

Uma das maiores marcas de um grande campeão, ser grato a quem o ajudou a pavimentar a estrada da vitória. Bela e justa homenagem.

Vera Barcelos
Vera Barcelos
6 dias atrás

Parabéns Djokovic pelo reconhecimento e merecida homenagem!!! Com certeza ele contribuiu na construção de seus valores.

Rockton
Rockton
6 dias atrás

Esse aí se esforça para ter algum carisma. Mas isso não combina com ele e todos sabem que é tão verdadeiro quanto nota de 3 reais.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
6 dias atrás
Responder para  Rockton

Fale apenas por você. Escrever que “todos sabem” está longe de ser verdade. E para dar uma opinião mais detalhada e profunda sobre uma pessoa, é necessário conhecer detalhes da vida e do dia a dia dessa pessoa. E esse conhecimento tenho grandes dúvidas que você tenha. O seu comentário é mais uma demonstração de ressentimento e despeito pelos grandes feitos conquistados pelo Djokovic, que superou todos da sua geração e entre esses jogadores que foram superados deve estar algum ídolo seu.

Rockton
Rockton
6 dias atrás

Falei por mim mesmo. Quem está se doendo pelos outros é você.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
6 dias atrás
Responder para  Rockton

Todos sabem não é o mesmo que falar por si só.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
6 dias atrás
Responder para  Rockton

Ressentido. Wb 2019?

Ultimo Almeida
Ultimo Almeida
5 dias atrás

Muito bonita homenagem mas penso que deveria ter sido feita em vida.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.