Londres (Inglaterra) – A disputa desta semana entre o italiano Lorenzo Musetti e o canadense Félix Auger-Aliassime pela última vaga no ATP Finals não acontecerá mais a partir de 2026. Isso porque a entidade resolveu rever a classificação para o torneio e decidiu que a partir do próximo ano ela se encerrará no Masters 1000 de Paris.
Com as constantes reclamações dos principais nomes do circuito em relação ao calendário, a ATP reduz em uma semana a busca por pontos para o Finals e assim propicia que os classificados para o torneio que reúne os oito melhores da temporada possam chegar na competição um pouco menos desgastados.
Vice-campeão em Paris, Aliassime assumiu a oitava colocação no ranking da temporada com a campanha e assim entrou na zona de classificação. Mesmo ameaçado por Musetti nesta semana, podendo ser ultrapassado pelo italiano caso ele seja campeão no ATP 250 de Atenas, o canadense preferiu descansar e não joga o ATP 250 de Metz.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Tenho enfrentado muitos problemas físicos esta semana. Não vou cometer os mesmos erros do passado. Minha condição física e minha saúde são realmente minha prioridade, acima da classificação. Se eu me classificar, ótimo. Se não, Lorenzo merecerá sua vaga”, disse Aliassime, explicando sua decisão.
A partir de 2026 a contagem dos pontos terminará em Paris e a semana de Atenas e Metz não contará para a classificação ao Finals, deixando os tenistas um tempo para descansar e chegar em melhor condição ao torneio. Se essa regra já estivesse valendo agora, Musetti não teria a chance de buscar a vaga nesta última semana.











É o mais sensato!
Mas esses pontos valerão pra 2027??? Ou serão pontos que não vão valer pra nada?
Os pontos valerão para o ranking normal, apenas não contarão para a corrida da temporada que define os oito classificados para o ATP Finals.
Racional seria valer para a corrida da próxima temporada. Que já começou entao.
Se não me engano, pontos válidos para o ATP finals são somente os adquiridos no ano do torneio.
Por isso no ranking de “Singles” o Jannik lidera com 11.500, mas no “Race to Turin” ele é o segundo colocado, com 10.000, estes pontos sendo os que ele efetivamente pontuou desde o AO25
Péssimo para os ATPs pós Paris. Já são esvaziados.
Nada a ver, quem ama tênis não deixará de ir e os pontos Valerao pro geral , só não p atp finals
“Esvaziado” apenas para os Top 8. Que já não vão de qq forma.
decisão sensata da ATP, mas seria bom se os pontos de Atenas e Metz contassem para o Finals do ano seguinte.
Mas imagino q contarão sim
Os torneios pós-Paris ficarão ainda mais desvalorizados. Ruim para os organizadores.
Não sei nem pra quê esses torneios essa semana,em vez de diminuir o calendário,estão aumentando