Nova York (EUA) – Depois de perder sua quarta semifinal de Grand Slam na temporada, Novak Djokovic refletiu sobre a dificuldade que encontra para enfrentar os dois melhores jogadores da atualidade, Jannik Sinner e Carlos Alcaraz, especialmente no formato em melhor de cinco sets. Aos 38 anos, o sérvio reconhece que as chances de conquistar o tão sonhado 25º título de Slam estão cada vez mais distantes, mas quer continuar tentando na próxima temporada.
Tetracampeão do US Open, Djokovic tentava chegar à sua 38ª final de Grand Slam aos 38 anos e à 11ª em Nova York, mas foi superado por Alcaraz em sets diretos nesta sexta-feira. “Perdi três dos quatro Grand Slams deste ano nas semifinais contra esses caras. Eles estão jogando em um nível muito alto”, reconheceu o sérvio, após a derrota por 6/4, 7/6 (7-4) e 6/2 para o espanhol. Ele não vence um título de Slam desde o US Open de 2023.
“Infelizmente, fiquei sem energia depois do segundo set. Consegui manter o ritmo por dois sets, mas depois acabei esgotado, enquanto ele continuou. Foi assim também contra o Jannik. Melhor de cinco sets torna tudo muito, muito difícil para mim, especialmente nas fases finais de Grand Slam”, acrescentou experiente tenista, que havia perdido para Sinner nas semifinais de Roland Garros e Wimbledon. Já no Australian Open, abandonou a partida contra Alexander Zverev por lesão.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Apesar da frustração pela derrota, Djokovic mantém o desejo de continuar brigando pelos grandes títulos. “Estou feliz com o meu nível de tênis, mas a questão é a parte física. Fiz de tudo para preparar meu corpo e aguentar o ritmo, mas não foi suficiente. No momento da minha carreira em que estou, é algo que não consigo controlar. No futuro, será muito difícil superar Sinner e Alcaraz em melhor de cinco sets. Em melhor de três, acredito que tenho mais chances, mas em melhor de cinco é complicado”.
Sérvio não desiste dos Grand Slam e agradece à torcida pelo apoio
“Ainda assim, não vou desistir dos Grand Slams. Vou continuar lutando para chegar a mais finais e disputar troféus”, reforçou o sérvio. “Ainda gosto muito da adrenalina da competição. Hoje tive novamente um apoio incrível da torcida, e sou muito grato por isso. Me diverti bastante em quadra, e esse é um dos principais motivos que me fazem continuar. O carinho que recebo no mundo todo tem sido incrível nos últimos anos”.
Recordista de semanas como número 1 do mundo, Djokovic recupera três posições no ranking, salta do sétimo para o quarto lugar e também analisou a evolução dos rivais. “É natural que os mais jovens continuem melhorando. Esses dois jogadores são os melhores do mundo agora. Se você não melhora, há algo errado. Eles têm ótimas equipes, bons métodos de treino e uma abordagem correta para o circuito. Os resultados falam por si. Não há dúvida de que estão cada vez melhores a cada ano, e isso é o esperado.”
Sobre os próximos passos, ainda não tem planos definidos. “A Austrália ainda está muito longe”, brincou. “Por enquanto só tenho certeza de que vou jogar o torneio de Atenas, mas o restante ainda é uma incógnita. Vou conversar com minha equipe para definir o calendário. Não quero dizer que vou pular os Grand Slams, porque ainda quero jogar todos no ano que vem. Eles são os pilares do nosso esporte. Mas também penso que posso ter mais chances nos torneios de melhor de três sets, como os Masters, em que temos mais dias de descanso. Talvez isso me favoreça nos confrontos contra eles”.












Será lindo vê-lo perdendo seu ranking artificialmente inflado quando não defender os pontos fakes da final fake de Xangai…
Isso é apenas um esporte. Não traga para o mundo lindo do esporte esse ódio, que certamente aprendeu na arena política. Vade retro!
Verdade, pois o comentário dela foi com suspeitas de ódio e não é certo.
Verdade. Os 24 slams fakes também!!
Eu assisti todas as finais de djoko mais Federer desde 2014 o djoko não perder uma final , eu assisti né 3 finais o nole ganhou as 3 eu reconheço o cara jogou muito
Essa tal aí não sabe o que disse que comentário mesquinho o dela, Djokovic ainda é um jogador respeitado porque tirando os 2 tops do ranking atual, então ele pode fazer frente a qualquer outro mesmo com 38 anos.
Já defendeu os 600 pontos com sobras com a semifinal do USO. Nem precisa jogar.
Tá com raiva?
Pq essa pessoa sempre cola esse msm cometário aqui?
Não entende como funciona o ranking da ATP, não entende de tênis ou teve 15 anos bem ruins e odeia o Djokovic por ele ter amassado algum ídolo da pessoa, provavelmente Nadal ou Federer.
Limitações.
Assistir o sucesso alheio pra quem com certeza não tem o que comemorar, dói.
Como se sua opinião tivesse algum impacto na vida nele…. as pessoas destilam rancor sem nenhum sentido!
Amigo, nem gosto tanto do Djoko, mas no circuito hj ele é claramente o 3o melhor, só Alcaraz e Sinner pra bater ele hj, o resto continua sendo freguês dele
Que ofensivo seu comentário, leia a entrevista do cara… educado e elegante com seus adversários o velho só está terminando sua carreira com dignidade.
Um lorde!
ó xente… acaba de subir de 6 para 4, não parece nada artificial isso… o pessoal abaixo dos Big2 ta com dificuldade de ganhar do vovô de Xangai, pelo jeito ele chega até as olimpíadas com “ranking inflado” com pés nas costas, vão sofrer muito ainda esperando essa “queda” meteórica pelo jeito…
Concordo.
Desmerecendo um cara que é simplesmente incontestável??…eu nem sou torcedor dele, mas aprecio, óbvio. Mas o cara é um gênio incontestável
Se esse é o seu normal…. ,, que pena
Comentário desnecessário o seu, não foi nada sábio.
Kkkkk 24 grand slams jogando em alto nível vem uma dessas coisas
Quanto ódio!
Sempre o mesmo texto através de vários “usuários” diferentes. Um frustrado ao cubo. Melhore.
“Infelizmente, fiquei sem energia depois do segundo set. Consegui manter o ritmo por dois sets, mas depois acabei esgotado, enquanto ele continuou.”
Essa parte resume bem. Para quem assistiu ao jogo, ficou evidente que o sérvio estava mortinho no terceiro set da partida. Terceiro set senhores… depois de 2 dias de descanso.
Fica um tanto óbvio que o Djokovic não deveria continuar jogando tênis, visto que o foco dele é vencer mais um Grand Slam. Evidente que ele não vai ficar se matando em torneios menores, vai pular vários: como fez em Roma, Toronto e Cincinnati, então qual o ponto?
Entendo que ele gosta de competir, mas essa declaração deixa claro que, aos 38 anos ele não aguenta mais ficar em altíssimo nível em partidas melhor de 5, durante as 2 semanas. Não aguenta mais o ritmo imposto pelo top 2 da atualidade.
Existe uma situação curiosa no circuito de hoje. Os grandes torneios têm mostrado que existem três ligas no tênis. Sinner e Alcaraz pertencem à liga principal, onde Nadal e Novak estiveram por tantos e tantos anos. Logo abaixo vem a liga de Novak, resistindo aos 38 anos, mesmo tão mal fisicamente. E logo depois vem o resto… o top 10 atual, repleto de jogadores de 23, 24 anos (casos de Shelton e Draper), é muito inferior ao Djokovic tecnicamente e claro, a anos luz da liga principal.
Não entendi
Tem só 3 jogadores nas “principais ligas” do tênis e vc ainda quer que fiquem menos?
Em breve vc deve pedir para os outros dois também deixarem, né
Você que interpretou dessa forma, mas vou ser mais claro: Alcaraz/Sinner>>>Djokovic velho>restante.
Em outras palavras, a safra de tenistas jovens no top 10 está longe, muito longe do top 2 atual, em termos de nível técnico ou físico (veja o Draper), abs.
Concordo, se for jogar só quem ganha ou tem chances de título, os torneios terão só Alcaraz e Sinner, enquanto os 2 tem saúde!
O Sérvio fala aí na entrevista que certo por enquanto, é o fortíssimo ATP 250 de Atenas ( Connors pediu convite rs ) , aí tu dizes que ele não vai se esforçar em Torneios menores ???. Se liga , Mestre Jonas rsrs. Abs !
Djokovic costuma dizer nas entrevistas/coletivas que quer o 25º Slam (foco principal). Sendo o gênio que é, conseguiu bater Alcaraz, Zverev e Fritz nesses grandes eventos, no entanto ele não tem mais físico (admitiu isso em coletiva), então deveria se aposentar. Se você está morto no terceiro set de uma partida disputada em melhor de 5, já era, não tem trabalho físico que sustente.
Agora, ao que parece ele vai jogar torneios menores ou mesmo os masters 1000, o que é um direito dele, mas acho bobagem. Por mais que ganhe ou perca esses eventos, a carreira dele não mudaria uma vírgula, até porque ele ganhou todos os eventos de peso até 2024. Foi uma carreira sem buracos, diferente das carreiras de Nadal e Federer, abs.
Cara, mas se der alguma zebra e alguém tirar Alcaraz e Sinner (ou uma infeliz lesão de um deles), o Djoko leva o título. Não tem pq não participar…ele pode levar essa “sorte”
Talvez sim, mas como um tenista vai vencer um Grand Slam estando “morto” no terceiro set?
Se eu fosse torcedor do Djokovic, também iria torcer para aposentadoria, já que em slams acabou (vamos dizer, só um milagre). Mas ele quer competir, talvez porque goste mesmo e está no direito. Mas para seus fãs não sei se vai ser tão divertido, ver ele em torneios menores, saindo mais cedo, de repente tendo uma esperança e morrendo na praia. Mas enfim, a vida é dele. Mas se eu fosse torcedor, seria ruim ficar nesse cenário.
Sim, eu sou bem realista. Ele ser o terceiro melhor do mundo aos 38 anos é surreal, absurdo. Estamos falando de um cara praticamente sem físico. Mas, ele já ganhou tudo e não vai vencer um Grand Slam, então é melhor parar, simples assim.
O ATP 250 de Belgrado está sendo transferido agora para Atenas. Dito isso, é um ATP cujos direitos foram comprados pela família Djokovic. Para os verdadeiros fãs de tênis, sejam eles fãs do Nole, do Fedal, do Alcaraz, do Sinner ou de qualquer atleta do esporte, é um privilégio ver um multi campeão com 2 décadas de legado ainda em atividade. E isso não se limita à audiência, basta ouvir Sinner, Alcaraz e tantos novos expoentes falando sobre Novak e sua relevância para si mesmos e para o esporte.
Jonas, agora ele tem que contar não só com a boa preparação, mas com a sorte pra vencer o 25°. Pegar um dos dois num mau dia e o outro nem participar do torneio por lesão, por exemplo. É altamente improvável vir o 25°. Ele bateu o recorde de Slams na hora H. Claro, sem pandemia muito provavelmente já estaria com 25 a 28 títulos. Paciência, ao menos superou os principais rivais e chegou ao recorde.
Isso é verdade, 24 Slams é muita coisa e deveria ser até mais, ele fez escolhas bem ruins mesmo, abs.
O unico torneio gs não disputado em 2020 foi wimbledon, e o djoko ficou de fora de um AO que ele falsificou o atestado de vacina. Não teria 28 GS.
Marcos Antônio, ele participou de 3 ou 4 torneios a menos de Grand Slam por causa da pandemia:
– Wimbledon 2020 (não houve);
– AO e US Open 2022 (falta de vacina)
– US Open 2020 não foi a pandemia, mas uma bolada acidental na juíza que o desclassificou, impedindo de participar.
Convenhamos que ele era o franquíssimo favorito nesses torneios. Então é correto falar em 25 a 28 Slams, caso ele tivesse ganhado pelo menos um deles, sendo muito possível que tivesse ganhado todos eles.
Liga principal era com Nadal Federer e Djokovic e não não existe liga Djokovic, existem vários tenistas pra fazer frente ao Djoko, o problema é que o Djoko sempre pega chaves medonhas então sempre pegará semis pq só bate em bêbado.
Olha, todo o Big 3 pegou chaves tranquilas em algum momento. Mas quem pegou Baghdatis em final de Slam não pode falar muito.
Djokovic deveria focar no atp finals que são partidas mais curtas. Única chance. Se não aguenta um terceiro set, não vai ganhar torneio algum.
Djokovic nem quis jogar o Finals ano passado… tenho lá minhas dúvidas. Porém, seria legar ver ele batendo nesse top 10 de hoje, com Fritz, DiMenor etc.
Pois é, não vi sentido de ele não ir ano passado. É a coisa mais nobre depois de slam e ele teria bem mais chances lá. Quadra rápida, jogos curtos e descanso de dias. Talvez vá esse ano, mas se Alcaraz continuar bem, já será mais difícil que seria ano passado contra Sinner. Seja como for, eu iria.
O cara chegou em todas as Semi de slam e a turma falando em aposentadoria.
Juntamente com ele todos os outros que sequer chegaram nas quartas! Fritz por exemplo, Aliassime etc .
A dor de cotovelo e o ressentimento não tem fim.
Mas José Afonso, tá ficando cômico ver o Djokovic apanhar toda hora dos dois garotos…
Sergio, apanhar toda hora dos —-dois—- garotos? Se vc não sabe, das últimas 3 partidas com Alcaraz, ele venceu 2. Das últimas 6, ele venceu 4. E no total ele venceu 5 e Alcaraz 4.
Ele está apanhando só de Sinner, como todo o resto do circuito (exceto Alcaraz). A diferença é que ele tem 38 anos e o resto do circuito tem na maioria menos de 30 anos, principalmente o top 10 e o top 20.
Verdade. Reconheço José.
Valeu, Sergio. Abs!
Exato, seria lógico então que todos que não Sinner ou Alcaraz também se aposentassem.
Gostaria que ele aposentasse no AO, do ano que vem. Mas ele vai continuar insistindo mais um pouco. É difícil parar. Ainda mais de um esporte que ele tanto ama e lhe deu tanto. Definitivamente não dá mais para ele em GS,contra Sinner e Alcaraz. Talvez em masters ele possa vencê-los. E,mesmo assim, se o seu físico lhe permitir ir longe. As lesões e dores no corpo serão cada vez mais frequentes a partir de agora. Contra o Alcaraz, ele jogou bem,durante dois sets,depois o seu físico desabou. As dores na nuca e ao redor do ombro, influenciaram bastante no seu saque. Quase não conseguiu colocar o primeiro saque em quadra,e teve que jogar na maioria dos pontos com o segundo. Além de muitos erros não forçados. Esse pra mim, foi o ponto crucial para a sua derrota. O fim do GOAT está cada vez mais próximo.
o GOAT se aposentou há 3 anos
Quem se aposentou há 3 anos tomou pneu em WB.
Acho que o buraco físico é mais embaixo. Ele jamais conseguirá aguentar uma final ou SF no ritmo insano daquela em Cincinnati 2023 (isso tem 2 anos e ele já tinha 36 de idade). Deveria anunciar a retirada no AO ou WB, abs!
Existe no esporte, uma frase que retrata o que foi o jogo hoje.
“Quando somos inferiores, trazemos o jogo para o nível que possamos disputar”.
Djokovic, enquanto pode, trouxe o jogo para um nível bastante inferior daquele que o jovem espanhol joga com frequência (nos últimos seis meses um nível espetacular).
Quando Alcaraz elevou minimamente o nível, o jogo acabou.
Djokovic, assim, como muitos de seus admiradores, vivem em Nárnia, um mundo de ilusão.
Não tem nível (físico e nem técnico) para enfrentar alguns tenistas do circuito, o chaveamento (principalmente nos slam) ajudam na ilusão, basta olhar seus adversários em 2025.
Quando diz que teria mais chances numa disputa de 3 sets, aqueles que vivem na realidade (eu), lembram do Tabilo, Mensik, Arnaldi, Zandschulp, Barretini, Opelka, tenistas que ganharam de Novak Djokovic em 2025, em melhor de 3 sets.
Djokovic não faz parte do primeiro, segundo ou terceiro escalão do tênis, ele está na prateleira com uma etiqueta que diz “outros” (com o histórico que o sérvio tem, não pode ficar ali).
Importante sair de Nárnia…
Mas não vão para a Terra Média, por favor.
Quanta bobagem, Djokovic está apenas atrás do Sinner e Alcaraz no circuito, isso é óbvio. Enfrentou o 3 e o 4 do ranking em GS e venceu… sua dor de cutuvelo é gritante
Não é a tia que citou Nárnia, vive lá. Só pode.
Que ele é o maior jogador da história, os números dizem tudo. Mas essa declaração, não entendi. Ele perdeu de 3 sets a 0. Se a partida fosse melhor de três sets, ele também teria perdido. Dessa vez não foi o físico o determinante. Alcaraz jogou toda a partida melhor.
Ele quis dizer (disse), que a gasolina tinha acabado no terceiro set (ficou evidente). O comentarista até falou algo assim “é, já foi, físico acabou”.
Gosto demais do Nadal, porém tenho que admitir que Novak é um tenista de outro planeta. Acho que igual aos três: Nadal, Djoko e Federer nunca teremos. Quem viveu nessa época e viu eles jogarem é um privilegiado. Até o próximo Slam. Sinner e Alcaraz, no momento, são imbatíveis. Abraços a todos.
Djoko deveria respeitar seus fãs, e encerrar a carreira.
Junto com ele., Monfiz,Fritz, Sverev e todos com exceção dos dois primeiros.
Vai ficar chato, aliás, sem rivais para os dois, fica sem graça.
Seus fãs gostariam de mais um Slam, é claro.
Porém os que são minimamente maduros e realistas estão muito satisfeitos.
Top 4 agora e o único – eu disse o único – além de Sinner a chegar à semi de todos os Slams do ano. Nem mesmo Alcaraz conseguiu isso, justamente porque Djoko o derrotou no Australian Open.
Ele tá querendo mais um Slam, só que a única maneira disso acontecer, é o top 2 se lesionar! Fazendo um paralelo com a F1: Verstappen só vai ganha outra corrida, se as McLarens quebrarem ou baterem
Verstappen venceu duas neste ano, sem quebra e batida dos adversários.
Basta Sinner se lesionar. Alcaraz ele pode pegar num mau dia, pois o Boi Miúra Jr. oscila mais.
Australian Open e Olimpíadas estão aí pra provar que dá.
Jogo do Djoko com Alcaraz foi top……a derrota hj pra Alcaraz e Sinner se resume simplesmente na idade de 38 anos……com essa idade ele ainda é disparado melhor que todos do circuito exceto esses 2 fenômenos que são o número 1 e 2 do mundo. Eu sempre torci pelo Federer…..porém esses que criticam o Djoko sentiram saudades quando ele parar.. ele é a última lenda desse tripé formado por Federer, Nadal e Djokovic……
Marmita do Alcaraz e Sinner
Se vc não sabe, das últimas 3 partidas com Alcaraz, ele venceu 2. Das últimas 6, ele venceu 4. E no total ele venceu 5 e Alcaraz 4.
Ele está apanhando só de Sinner, como todo o resto do circuito (exceto Alcaraz). A diferença é que ele tem 38 anos e o resto do circuito tem na maioria menos de 30 anos, principalmente o top 10 e o top 20.
A grande notícia é que continuará a jogar. O resto é ténis, a bola a rolar!
Noka sabe que, em algum momento, pode acontecer Sinner ou Alcaraz escorregarem para outros adversários antes de chegarem a ele. O ténis tem essa beleza, cada jogo é um jogo.
O cara e monstro, mais a idade chega pra todos, assim como chegou pra Federer e Nadal.
Os dias vão passando e o Djoko cada vez ficando mais velho.
Está em franca decadência.
Demais tenistas do top 10, exceto Alcaraz e Sinner, se puderem treinar e melhorar, darão trabalho ao Djokovic que não conseguirá vencê-los de jeito nenhum.
Tênis é o momento atual.
Não adianta ter dezenas de Slams para garantir que vai continuar jogando para ganhar mais.
Se vc não sabe, das últimas 3 partidas com Alcaraz, ele venceu 2. Das últimas 6, ele venceu 4. E no total ele venceu 5 e Alcaraz 4.
Ele está apanhando só de Sinner, como todo o resto do circuito (exceto Alcaraz). A diferença é que ele tem 38 anos e o resto do circuito tem na maioria menos de 30 anos, principalmente o top 10 e o top 20.
Faz sentido continuar… Não é nada impossível Carlos e Jennik lesionar ou perder por azarão em algum dos 4 slams.. Enquanto ele estiver chegando nas semi é isso.
Mas tem que jogar torneios preparatórios.
O Nole sempre tem uma desculpa na manga. Ele admitiu a atual superioridade do Carlitos e do Sinner, mas usou a questao física pra justificar o desempenho. Mas como ele é contraditório disse que estava esgotado no terceiro set, por acaso ele venceu os dois primeiros sets e tomou uma virada por desgaste? Ele é um grande tenista e deveria ter a elegância de reconhecer a derrota para um rival que foi superior sem buscar justificativas. Cabe a ele reavaliar se vale a pena continuar e usar as armas que tem.
Pelo visto és um péssimo observador. Ele já mostrou exaustão física na maioria dos jogos este ano que duraram 2h ou mais, inclusive os que ele venceu.
38 anos… qual era o ranking e desempenho das outras lendas do tênis nesta idade?
Quem falou que está difícil em 5 sets foi ele, mas desta vez ele perdeu os dois primeiros sets. Quanto a idade o Federer ganhou o AO com 37 anos, O Nadal ganhou o AO com 35 e RG com 36 anos, O Djoko ganhou o US open com 36 anos. Não tenho um preferido entre os 3, na verdade acho que o tênis tem muito mais lendas. O que me incomoda um pouco é que o Nole tem esta questão de primeiro ele elogia o adversario pela vitória e nas entrelinhas tem sempre um senão. Pode até ser verdade, mas ou vc usa as armas que tem e confia nelas ou fica quieto. Nunca gostei de adversario que vem te cumprimentar na rede e diz que perdeu por alguma razão que não o mérito de quem venceu.
Então teremos que ver mais um ano o sérvio “perambulando” pelo mundo do tênis sem ganhar nada?
Pelas palavras do Djokovic, infelizmente sim.
Sou fã do Federer, mas não vou esconder: Djokovic é mestre. É muito fera. Ele ainda tem jogo aos 38 anos. Mas não tem como enfrentar mais Sinner e Alcaraz em 5 sets.
O semblante do Djoko durante o jogo de ontem era algo triste, conformado. É como se ele tivesse entrado em quadra já sabendo que perderia pro Alcaraz.
É melancólico ver Djoko reconhecer nas entrevistas que não pode mais vencer Sinner e Alcaraz nos Slams. Ele tá jogando pelo prazer de jogar (como Federer fez no fim de carreira).
Djokovic não precisa disso. Não tem que provar mais nada. Seus grandes duelos com Nadal e Federer já se foram. Ficar se trocando com essa geração nova não vai render fruto nenhum a ele.
Essa geração nova tá muito abaixo tecnicamente que ele. E mais abaixo ainda que Sinner e Alcaraz. É uma entressafra medíocre…e a prova são jogadores como Medvedev e Zverev, que não passam de bons tenistas, sem brilho ou gana pra vencer Slams. Bastou Alcaraz e Sinner subirem suas ambições, pra já superar essa geração, sem sangue nos olhos.
Quanto às pessoas que dizem que a carreira de Federer teve “buracos”…é melhor nem perder tempo com esses melindres fanáticos.
Não foi uma crítica a seu Deus, colega. Federer não ganhou títulos de peso como Monte Carlo, Roma ou o Ouro Olímpico. Nadal chegou perto, mas jamais venceu um ATP Finals. Em um contexto geral, o Djokovic completou o tênis, mas a carreira da dupla Fedal foi gigante também, abs.
Na verdade, por mais que eu ache o estilo de jogo do Federer mais vistoso, eu nunca o idolatrei como você faz com Djokovic, Jonas.
Eu simplesmente concluo que essa entressafra atual do Tênis é medíocre. E Djokovic, apesar de ser superior a essa entressafra, está fisicamente bem abaixo de Alcaraz e Sinner. Só isso.
Pelo tanto que você sentiu uma mera afirmação… parece que é você quem idolatra o Federer, abs.
Se vc não sabe, das últimas 3 partidas com Alcaraz, ele venceu 2. Das últimas 6, ele venceu 4 (no total ele venceu 5 e Alcaraz 4).
Então é muito precipitado dizer que ele não pode mais com Alcaraz em 5 sets, inclusive porque ele venceu Alcaraz em Slam neste mesmo ano, meses atrás, na única outra partida que fizeram.
Sua análise do semblante dele no início do jogo também está completamente equivocada. Ele só desanimou após perder o tie-break do segundo set. Este mesmo ano ele perdeu o primeiro set para Alcaraz no Australian Open e depois virou, então ele sabia que era possível.
Você está se baseando em único jogo para fazer sua análise e ainda tem uma percepção ruim ou conhece pouco o jogador, por isso tantos erros. Eu conheço bem a fisionomia de Nole porque acompanho o mesmo desde 2007 ou 2008, além de ler notícias e assistir todas as entrevistas do mesmo.
Vamos aos fatos: em Slams, ele está apanhando só de Sinner, assim como todo o resto do circuito (exceto Alcaraz) está. A diferença é que ele tem 38 anos e o resto do circuito tem na maioria menos de 30 anos, principalmente o top 10 e o top 20.
De fato, você pode ter mais conhecimento sobre a carreira de Djoko (já que é fã dele). Eu sou um admirador da carreira dele (o que é diferente de ser um fã declarado).
Mas mantenho minha percepção. O semblante do Djokovic durante todo o jogo de ontem, deixava claro que aquela partida estava inacessível pra ele.
Em nenhum momento Djoko pareceu ter chance de vitória no jogo de ontem. Seu sorriso era desconcertado até quando ganhava os pontos (e via Alcaraz correr em cada bola).
Sim, Djoko venceu Alcaraz na Austrália. E venceu também nas Olimpíadas (em 3 sets). Mas temos que ver que Djoko joga seu melhor tênis na Austrália. E as demais vitórias sobre Alcaraz foram todas em 3 sets (à exceção da Austrália).
Está muito claro que Djokovic não tem mais condições de encarar Alcaraz e Sinner em 5 sets. E não sou eu que está falando isso: é ele mesmo que está reconhecendo isso nas entrevistas. E não adianta negar o que ele mesmo está dizendo.
Djoko é sem dúvida um dos melhores de todos os tempos, mas o que manchou sua carreira e aumentou o número de haters foi a recusa dele em tomar a vacina contra Covid.
Não precisa provar mais nada a ninguém! Esse cara ja ganhou tudo e muito mais! Eu havia dito antes da semifinal que aguentar a intensidade e o físico do espanhol em 5 sets era difícil, e aconteceu. Só tem uma ressalva importante: o Djokovic mostrou, que apesar da idade, ainda só está atrás do Sinner e do Alcaraz mesmo, porque do restante, ele passa o rodo!
É natural,fim de uma era, início de outra.foi assim com Sampras e federer ,Hamilton e verstapen na f1 .fim de uma era de 2 décadas, início de outra.
Ficarei muito surpreso se ele não parar em AO. Aliás, se ele for pra AO também ficarei surpreso.
Dificil competir em 5 sets? Não entendi…. a semi final de ontem, se fosse em 3 sets ele teria perdido de tranquilos 2×0
Djo ganhava nos circuitous quando sinner e alcar brincavam com bonecos….ele chegou depois dos mitos nadal e fed ficar no auge e consegui ganhar deles, bateu todos os recordes e agora perto dos 40 ta saindo do tennis atras de mais dois futuras lendas ….o seja ele consegui ganahar de todos eles e ganhar mais titulos e vejam nao e facil ganhar de dois generacoes diferentes ja que tem 2 decadas entre eles e vc tem 40 anos. Respeito e admiração para uma lenda do tennis.