Classificado para o primeiro Slam, Chabalgoity destaca amadurecimento

Pedro Chabalgoity (Foto: Marcello Zambrana/FFT)

Classificado para a disputa de seu primeiro Grand Slam, depois de vencer o Roland Garros Junior Series em São Paulo, Pedro Chabalgoity vive um recomeço neste início de temporada. Depois de ter sofrido com lesões no ano passado, que o deixaram fora da edição passada do torneio na capital paulista, o brasiliense já conseguiu dois ótimos resultados em 2025 e destacou o amadurecimento e a evolução como tenista como fatores determinantes para sua boa fase.

“Foi uma semana incrível, estou extremamente feliz. Agradeço a essa torcida maravilhosa. Estou contente por colher os frutos do trabalho que venho realizando. É uma sensação única estar indo para Paris”, disse Chabalgoity após a vitória na final sobre o colombiano Juan Miguel Bolívar, vencendo por 6/2 e 6/3.

O brasiliense de 16 anos falou a TenisBrasil durante a semana no torneio classificatório para Roland Garros e se lembrou das dificuldades enfrentadas na última temporada. “O ano passado foi muito difícil. Não joguei aqui, porque tive uma lesão na minha lombar. Mas me preparei muito bem agora. Estou 100% fisicamente e acho que o meu corpo está suportando melhor as dificuldades. Estou muito feliz de poder jogar sem nenhuma dor e nenhuma complicação muscular”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“E além dessa lesão na lombar, tive outras, no joelho e no ombro, o que me frustrou um pouco. Fiquei um bom tempo parado e isso mexeu um pouco com a minha cabeça, mas isso tudo me fortaleceu e acho que essa época foi importante para a minha evolução, para que eu pudesse amadurecer e estar onde estou hoje”, acrescentou o atleta da Rede Tênis. “Tive sempre minha equipe por perto, sempre me dando força. Com acompanhamento de médico e psicólogo de qualidade. Confio muito na minha equipe e foi onde eu consegui encontrar conforto”.

Virada de chave no Banana Bowl e metas para o futuro

Um resultado de destaque foi fundamental para a retomada de Chabalgoity no circuito. Ele foi semifinalista do Banana Bowl, torneio ITF J500 disputado em Gaspar, Santa Catarina. Depois de vencer quatro jogos na semana, ele só foi parado pelo espanhol Andres Santamarta Roig, hoje top 5 no ranking da categoria e que conquistou o título. “Aquele torneio me trouxe boas sensações e boas expectativas para o ano e para minha carreira. Depois daquela semana, jogando num nível de tênis alto e estando muito bem mentalmente, isso tem me ajudado muito e continuo com essas sensações até hoje”.

Filho do ex-jogador profissional Carlos Chabalgoity, o Chapecó, Pedro tem o acompanhamento de Léo Azevedo, diretor-técnico da Rede Tênis, Pedro tem uma rotina de treinos com o técnico Fernando Valle e também com o pai. Com garantida em Paris, o brasileiro quer subir no ranking e se classificar para mais torneios do Grand Slam, preferencialmente como cabeça de chave entre os juvenis. Atualmente, ele é o 82º colocado na lista da ITF.

Outro objetivo é disputar os primeiros torneios como profissional. “Quero tentar buscar um top 10 do ranking juvenil e começar a jogar torneios profissionais. A minha ideia, junto com a da minha equipe, é jogar direto no profissional. E dependendo de como fluir, pensar em outras possibilidades, mas quero já jogar alguns futures ainda este ano”.

Semana única em São Paulo e convívio com Del Potro

A semana em São Paulo também foi especial para ele e vários juvenis vivenciem um ambiente de competição profissional, especialmente por causa das transmissões de TV e do grande público na quadra central. A audiência qualificada de Juan Martin del Potro, ex-número 3 do mundo e embaixador do torneio, também foi uma fonte de motivação.

“No começo dá um nervosismo a mais, mas a gente sabe que ele sentiu a mesma coisa quando tinha a nossa idade. Mas é como ele disse, nessa semana a gente tem que aproveitar ao máximo”, disse o brasiliense, que chegou a bater bola com Del Potro na edição de 2023. “É uma semana muito especial. A gente é juvenil e não tem muitas semanas como essa no ano. É um desafio a mais de jogar com muita gente vendo e televisão. Mas essas são situações que todo tenista bom vai enfrentar e quando antes a gente a gente começar a se preparar para essa atmosfera é muito bom”.

Subscribe
Notificar
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ernani Chaves
Ernani Chaves
2 horas atrás

Queria registrar também o quando Del Potro foi gentil e generoso com todos os jogadores e jogadoras do torneio! Valeu hermano! E parabéns ao nosso campeão!!!!!

Refaelov
Refaelov
2 horas atrás

Salvo engano, o Pedro e a Pietra são de 2008 mas, há uma importante diferença de desenvolvimento físico e de expectativas entre homens e mulheres nessa faixa de idade.. A Pietra certamente gera bem menos expectativas..

Qnt ao Chabalgoity, acredito q já teria feito algum barulho no circuito juvenil ano passado n fossem as lesões.. expectativas para q avance no ranking juvenil e consiga disputar ao menos o Qualy já em Wimblendon..

Jornalista de TenisBrasil e frequentador dee Challengers e Futures. Já trabalhou para CBT, Revista Tênis e redações do Terra Magazine e Gazeta Esportiva. Neste blog, fala sobre o circuito juvenil e promessas do tênis nacional e internacional.
Jornalista de TenisBrasil e frequentador dee Challengers e Futures. Já trabalhou para CBT, Revista Tênis e redações do Terra Magazine e Gazeta Esportiva. Neste blog, fala sobre o circuito juvenil e promessas do tênis nacional e internacional.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.