Miami (EUA) – Campeão do Masters 1000 de Miami neste domingo, Jakub Mensik ficou muito perto de nem disputar o torneio. Em seu discurso na cerimônia de premiação depois de vencer o ídolo Novak Djokovic na final, o jovem tcheco de 19 anos revelou que poderia ter desistido do torneio ainda na estreia, por dores no joelho, mas acabou tendo a sorte de se recuperar a tempo e caminhar até a primeira conquista na elite do circuito.
“Sou muito grato a um dos fisioterapeutas da ATP, o Alejandro, porque preciso contar uma história: Uma hora antes da minha primeira partida aqui, eu já estava com o formulário de desistência assinado, porque meu joelho estava doendo muito”, disse Mensik após receber o troféu em Miami.
“Tive a sorte de o árbitro geral estar almoçando naquele momento, então fiz mais um tratamento e ele fez um milagre. Foi por causa dele que entrei em quadra naquele dia. E é também por isso que estou aqui hoje”, comenta o tcheco, que derrotou na estreia o espanhol Roberto Bautista Agut em três sets. E ao longo da campanha em Miami, passou também por dois tenistas do top 10, Jack Draper e Taylor Fritz.
From so nearly pulling out of the tournament…
…to winning it! 😱
What a story by @mensik_jakub_ #MiamiOpen pic.twitter.com/dKSEjG5Pzz
— Tennis TV (@TennisTV) March 31, 2025
“Vencer Djokovic na final é a tarefa mais difícil”, afirmou
Na final deste domingo, Mensik venceu um duelo de dois tiebreaks contra Novak Djokovic, que buscava o centésimo título da carreira e o sétimo em Miami. Após a vitória por duplo 7/6 (7-4), o jovem tcheco afirma que vencer o sérvio em uma final é a tarefa mais difícil na vida de um tenista.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“É uma sensação incrível. Este é provavelmente o maior dia da minha vida e estou super feliz por jogar meu melhor tênis e controlar as emoções fora da quadra antes da partida”, comentou durante a entrevista em quadra. “Mas estava me sentindo muito bem e chegou a minha hora, então tentei me concentrar na partida como fiz antes nas rodadas anteriores”.
Admirador declarado do sérvio, o jovem campeão de Miami também falou diretamente a Djokovic na premiação. “Novak, você é a razão pela qual estou aqui. Comecei a jogar tênis por sua causa. Não há tarefa mais difícil para um tenista do que enfrentar você na final de um torneio. Muito obrigado por tudo que fez neste esporte. Você é uma pessoa incrível. O maior de todos os tempos.”
“Thank you so much for everything you’ve done for this sport” 🫂
Jakub Mensik shows appreciation for his idol Novak Djokovic following his #MiamiOpen victory 🫶 pic.twitter.com/vF0Ly3vBeU
— Tennis Channel (@TennisChannel) March 31, 2025
Esse fisioterapeuta merece um percentualzinho do prêmio, rs.
Parabéns Mensik. Vitória merecida! Que tenha muita saúde, zero lesão e muito sucesso pra você. Vou tentar te perdoar por ganhar do Nole. Rs
Mereceu. Teve uma chave extremamente mais difícil que o sérvio e conseguiu se sair bem
Verdade.
Sim, teve um sérvio na chave dele.
Obrigado pelo elogio.
No final das contas foi um jogaço, um duelo incrível, e todos saíram felizes Mensik, Djokovic, o fisioterapeuta e todos os que amam o esporte tênis… Saiu de bom tamanho para todo mundo, ainda mais com essa declaração do Mensik: “Novak, você é a razão pela qual estou aqui. Comecei a jogar tênis por sua causa. Não há tarefa mais difícil para um tenista do que enfrentar você na final de um torneio. Muito obrigado por tudo que fez neste esporte. Você é uma pessoa incrível. O maior de todos os tempos.”!!!
Por causa desse depoimento e reconhecimento, estou tentando perdoar Mensik. Rs
Fez esta declaração porque é um cara educado, e sabe que estragou a festa do Djoko.
Imagino que o Mensik começou a jogar tênis de criança, com 7~8 anos.
Nesta idade, aprender qualquer esporte, inclusive tênis, é pura brincadeira.
Não estragou a festa de ninguém… Djokovic não é mesquinho que nem você e elogiou muito o seu pupilo Mensik que travou um duelo belíssimo, digno de uma Grande Final… Djokovic perdeu jogando bem, Mensik venceu jogando bem, os dois são amigos, um é o Mestre o outro é o pupilo, ninguém estragou a festa de ninguém… Só os “haters” ficaram infelizes porque o Freguêser não tem mais como disputar final nenhuma neste nível…
Djokovik não é mesquinho?
Acho que estamos falando de outro Djokovik.
Não.
Só você está falando de outro, que não existe.
Sandro, é claro que o Mensik estragou a festa do Djokovik.
Tanto é verdade que até o Dalcim escreveu um blog sobre esta festa.
Só que a festa foi em outro lugar. No staff do Mensik, que jogou melhor que o Djokovik, seu eterno amado!
Cantei a bola.
Djokovik perdeu.
Errei o placar, mas acertei o resultado.
Quero ver quantos tombos o Djokovik vai tomar nas quadras de saibro.
Ontem levou muitos tombos.
Normal.
Caindo de maduro!
Não levou tombo nenhum perdeu jogando muito bem e com 2 tie breaks… Não foi Djokovic que levou pneu do Hurkacz em Wimbledon…
Você não assistiu o jogo!
Sandro, o Djokovic se esborrachou no chão várias vezes ontem na final.
O pai do Djokovic criticava duramente o Federer por continuar jogando quando estava com 32-33 anos. Agora que o filho não larga o osso aos 37, está quietinho…
Ele ganhou ouro com 37.
Esse tenista só deve perder pra ele mesmo ao longo do circuito.