Hangzhou (China) – Nesta terça-feira o cazaque Alexander Bublik conquistou seu quarto título da temporada ao bater francês Valentin Royer por 7/6 (7-4) e 7/6 (7-4) na final do ATP 250 de Hangzhou. O tenista de 28 se juntou a Taylor Fritz como os únicos jogadores nesta temporada a levantar um troféu sem perder o saque na competição.
Ao conquistar seu oitavo título em nível de torneio, o primeiro em quadras duras ao ar livre, Bublik garantiu sua ascensão à 16ª posição no ranking, a melhor da carreira. Ele também se juntou ao número 1 do mundo Carlos Alcaraz (7) como os únicos homens com quatro ou mais troféus em 2025.
“Sinceramente, sempre digo que vitórias não me fazem explodir e derrotas não me derrubam”, disse Bublik quando questionado sobre sua campanha de 2025. “Tento me manter estável. Gosto do que faço. Estou feliz por poder viajar, jogar torneios e me manter saudável, e as vitórias estão chegando. Isso é lindo”, acrescentou o cazaque.
Bublik teve dificuldades para encontrar o ritmo nos estágios iniciais da partida, mas fez valer a semana impecável com o saque e não sofreu quebras, anotando 21 aces. Porém, ele também não conseguiu quebrar o rival francês e precisou do tiebreak para faturar os dois sets da final.
“Ele jogou incrivelmente bem e eu não esperava por isso”, disse Bublik sobre Royer. “Ele esteve perto desse nível durante o torneio e o superou. Ele estava jogando bem e eu realmente tive que sacar e dar o meu melhor para vencer. Saquei e dei alguns golpes incríveis durante a partida e venci por apenas alguns pontos”, complementou.
Destacado pelos títulos em Halle, Gstaad, Kitzbuhel e Hangzhou nesta temporada, o cazaque é apenas o terceiro desde 2019 a vencer títulos nos três pisos. Neste período, apenas Carlos Alcaraz e Novak Djokovic conseguiram esse feito.
Ainda bem que o João Fonseca ganhou dele antes da sequência de vitórias que começou em meados de maio! Foram só 5 derrotas desde então, com um título por mês (ainda levou o challenger de Turim).
Incrível. O Bubluik é um ótimo tenista. Perdeu no começo do ano pro JF, na final de um Challenger, maa depois venceu quatro torneios, ou seja, isso prova que aos 28 anos ainda tem muito gás e força mental pra melhorar seu jogo. Que sirva de exemplos para os nossos tenistas que nessa idade já estão pensando em aposentadoria…, exceção ao MM.
Quem e MM?
Diria que é o Marcelo Melo…
Uma pena que apesar da boa fase n o vejo fazendo frente ao dois melhores jogadores da atualidade na modalidade principalmente nos eventos majors. Fico na torcida para que o bonitinho Bublik consiga bloquear o impeto dos atuais lideres do ranking num futuro proximo. Seria muito legal hein!!!
Também fico na torcida, mas acho que ele ainda é irregular demais para bater um Sinner ou um Alcaraz.
Vdd, MT irregular
Não tem haver com a matéria, porém um jogador que acredito que pode bater de frente com Sinner e Alcaraz, mas infelizmente se machucou seria o Ben Shelton. Estava jogando muito quando foi campeão do M1000.
Vai atingir seu melhor ranking e só este ano conquistou 4 dos seus 8 ATPs. Será que tem bola e possibilidade de ser um TOP10??
Com isso, Bublik se torna o 12o na “corrida” de pontos da temporada. Excelente ano do cazaque.
tecnicamente é o melhor jogador do circuito… tem tudo pra formar um novo Big 3 ao lado de Sinner e Alcaraz