Britânica com condição genética rara garante vaga no US Open

Francesca Jones (Foto: Lexie Wanninger/USTA)

Nova York (EUA) – Cabeça 1 no quali do US Open, a britânica Francesca Jones conseguiu passar pelas três rodadas qualificatórias e garantiu vaga na chave principal do Grand Slam nova-iorquino pela primeira vez. A jogadora de 24 anos e 86ª do ranking superou nesta sexta-feira a holandesa Arianne Hartono por 6/2 e 6/4.

Jones não perdeu sets na semana do quali, tendo passado pela eslovaca Viktoria Hruncakova por 6/3 e 6/4 e a georgiana Ekaterine Gorgodze por 6/1 e 7/6 (13-11). A britânica já havia furado o quali do Australian Open em 2021 e jogou três vezes em Wimbledon como convidada.

Estreante no top 100 em julho deste ano, Jones nasceu com uma condição genética rara: a síndrome da displasia ectodérmica ectrodactilia (DEE). Por isso, tem quatro dedos em cada mão e três dedos a menos nos pés, o que exigiu cirurgias frequentes ao longo dos anos, e chegou a ouvir dos médicos que não conseguiria jogar tênis. Ela já conquistou um título no Brasil no início da temporada em Vacaria, no Rio Grande do Sul, e voltará ao país para o SP Open em setembro.

Kasintseva vence duelo da nova geração
Victoria Jimenez Kasintseva (Foto: Pete Staples/USTA)

No encontro entre duas ex-líderes do ranking mundial juvenil, a andorrana de 20 anos Victoria Jimenez Kasintseva venceu a australiana Emerson Jones, de apenas 17 anos, por 7/5 e 7/6 (9-7). Campeã juvenil no Australian Open de 2020, Kasintseva disputará uma chave principal de Slam pela primeira vez como profissional. A australiana foi algoz de Laura Pigossi na segunda rodada do quali e buscava a segunda participação em Slam.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Outra tenista jovem a garantir vaga na chave foi Tereza Valentova, tcheca de apenas 18 anos, que derrotou a holandesa Arantxa Rus por duplo 6/2. A atual 94ª do mundo joga o segundo Slam, depois de ter atuado em Roland Garros.

Apesar da queda de Emerson Jones, duas australianas conseguiram furar o quali. Destanee Aiava venceu a alemã Ella Seidel por 5/7, 6/1 e 7/6 (10-6). Já Priscilla Hon passou pela belga Hanne Vandewinkel por duplo 6/3. Duas chinesas furaram o quali, a canhota Xiyu Wang e a experiente Shuai Zhang. Já entre as norte-americanas, destaque para Katie Volynets e Claire Liu.

Subscribe
Notificar
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Verridianinha Filha
Verridianinha Filha
1 hora atrás

essa britânica nos demonstra uma coisa: não reclame da vida. que linda. que superação. impressionante. aqui em casa estamos sempre na torcida por ela.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.