Paolini recebe a tocha olímpica e a entrega ao presidente italiano

Foto: MilanoCortina 2026/ Instagram

Atenas (Grécia) – A pouco mais de dois meses do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, a chama olímpica foi formalmente entregue ao país anfitrião em cerimônia em Atenas, em que a italiana Jasmine Paolini, campeã de dupla nos Jogos de Paris (2024) ao lado de Sara Errani, teve um papel de destaque.

A número 8 do mundo, ao lado do compatriota Filippo Ganna, recebeu a tocha olímpica que entrou no Estádio Panatenaico carregada pelo atleta olímpico grego Giorgos Kougioumtsidis. Em seguida, foi utilizada pela atleta olímpica e membro da seleção grega campeã mundial de polo aquático feminino de 2025, Eleni Xenaki, para acender a pira olímpica do estádio.

A partir dessa pira, a Alta Sacerdotisa acendeu a tocha cerimonial final e a entregou ao presidente do Comitê Olímpico Helênico, Isidoros Kouvelos, que a repassou ao presidente do Comitê Organizador de Milão-Cortina 2026 e membro do COI, Giovanni Malagò, concluindo a transição e iniciando a jornada da chama rumo à Itália.

Paolini, integrante da equipe hexacampeã da Billie Jean King Cup este ano, está orgulhosa.

“Sinto-me realizada em transportar a chama olímpica porque é uma experiência incrível. Estou realmente emocionada, é verdadeiramente um privilégio”, disse Paolini, com sua alegria contagiante, enquanto gravava sua mensagem para a mídia social do Comitê Organizador dos Jogos de Milão-Cortina.

A cerimônia encerra o trecho grego do Revezamento da Tocha Olímpica, que começou na antiga Olímpia em 26 de novembro. Antes de chegar ao Estádio Panatenaico, a chama passou a noite de 3 para 4 de dezembro na Acrópole, sob a proteção dos guardiões da chama.

Após a cerimônia em Atenas, a chama olímpica partirá para a Itália, chegando ao Aeroporto de Fiumicino ainda nesta noite. De lá, seguirá para o Palácio do Quirinal, residência oficial do presidente da República.

Na presença do presidente do Milano Cortina 2026, Giovanni Malagò, do presidente do Comitato Olimpico Nazionale Italiano (CONI), Luciano Buonfiglio, e do secretário-geral, Carlo Mornati, e da atleta olímpica Jasmine Paolini, eles entregarão oficialmente a tocha olímpica ao presidente da Itália, Sergio Mattarella.

Na manhã desta quinta, uma cerimônia formal acontecerá na Piazza del Quirinale, com o acendimento da pira olímpica, que permanecerá acesa para o público durante todo o dia.

A etapa italiana do Revezamento começará oficialmente no próximo sábado. Ao longo de 63 dias, o Revezamento percorrerá 12 mil quilômetros, passando pelas 20 regiões e 110 províncias do país, atravessando 60 Patrimônios Mundiais da Unesco, culminando em Milão para a Cerimônia de Abertura em 6 de fevereiro de 2026.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.