Salinas (Equador) – O Campeonato Sul-Americano de 14 anos tem início nesta segunda-feira em Salinas, no Equador. A competição é classificatória para o Mundial da categoria, que será disputado em Prostejov, na República Tcheca. Classificam-se para o Mundial os três primeiros colocados das chaves masculina e feminina.
No sorteio realizado neste domingo, o time feminino ficou no Grupo A, ao lado de Peru, Uruguai, Chile e Bolívia. A equipe composta por Eduarda Gomes, Flávia Cherobim e Gabriela Bettoni, enfrenta estreia contra a seleção peruana. A equipe é capitaneada por Ivan Cressoni, que projeta uma boa campanha na competição. “Conhecemos bem todas as adversárias. Acredito que nosso time está forte e coeso, com três jogadoras de alto nível. A expectativa é passarmos em primeiro no grupo, garantir a classificação para o Mundial e, depois, buscar o título”, afirmou.
Já o Brasil masculino integra o Grupo B, com Equador, Paraguai, Colômbia e Peru. A estreia será contra os donos da casa. A equipe é formada por Miguel Ferraz, Pedro Nastrini e Henrique Custódio, sob o comando do capitão Jean Linke. “É um grupo difícil, sabemos dos desafios, mas temos um time forte e unido para buscar a classificação para o Mundial e lutar pelo título”, destacou Linke.
O Brasil chega embalado por bons resultados. Em 2024, a equipe masculina conquistou o título sul-americano e, pela primeira vez, alcançou a final do Mundial da categoria, feito inédito para o país.
Formato
Com três vagas para Prostejov, a competição é dividida em dois grupos, com cinco equipes cada. Após o final da fase classificatória, os líderes de cada grupo fazem a final do torneio e se classificam automaticamente para o mundial. Já os segundos colocados disputam as últimas vagas. Cada confronto conta com três partidas, sendo duas de simples e a última de duplas.