Billie Jean faz história com a Medalha de Ouro do Congresso

Washington (EUA) – Billie Jean King tornou-se, nesta sexta-feira, a primeira mulher atleta norte-americana agraciada com a Medalha de Ouro do Congresso, informou a USTA (United States Tennis Association). O presidente Joe Biden sancionou a medida na quinta-feira, reconhecendo as contribuições inovadoras de King dentro e fora das quadras.

King tem sido uma pioneira na igualdade de gênero nos esportes e na sociedade. A defesa incansável da mulher de 80 anos pela igualdade salarial no tênis levou o US Open a se tornar o primeiro torneio do Grand Slam a oferecer prêmios iguais para homens e mulheres em 1973, o que consolidou seu legado como defensora dos direitos das mulheres.

No mesmo ano, King derrotou Bobby Riggs na partida “Batalha dos Sexos”, um momento decisivo para o tênis e para o movimento feminino. Jogado no Astrodome de Houston, cerca de 90 milhões de pessoas assistiram à partida em todo o mundo, o que impulsionou ainda mais a luta pela igualdade nos esportes.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por US Open (@usopen)

“Billie é uma das maiores atletas e embaixadoras que o tênis já viu, mas seu impacto fora da quadra é ainda maior do que seu desempenho nela”, disse Brian Hainline, presidente da USTA. “Ela quebrou mais uma barreira com este prêmio.”

King conquistou 39 títulos de Grand Slam em simples, duplas e duplas mistas. Ela foi fundamental na fundação da Women’s Tennis Association (WTA).

King está entre um seleto grupo de atletas que receberam a Medalha de Ouro do Congresso. Onze atletas individuais, bem como a equipe olímpica dos EUA de 1980, receberam a Medalha de Ouro do Congresso, mas antes de King todos eram homens.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.