PLACAR

Bia vence em três sets na estreia e enfrenta mais uma jovem

Foto: Jimmie48/WTA

Melbourne (Austrália) – A estreia de Beatriz Haddad Maia no Australian Open foi com resultado positivo e uma vitória em três sets. Atuando em Melbourne pela quinta vez na carreira, a número 1 do Brasil e 12ª do mundo superou nesta segunda-feira a jovem tcheca de 18 anos Linda Fruhvirtova, 84ª colocada, por 6/2, 3/6 e 6/2 em 2h19 de partida. Bia já melhora o resultado na Austrália em relação ao ano passado e agora tenta chegar à terceira rodada do torneio pela primeira vez.

A vitória na estreia em Melbourne foi a segunda na temporada para Bia e a 17ª em chaves principais de Grand Slam na carreira. A paulistana de 27 anos também está perto de chegar às cem vitórias em torneios da WTA. Ela agora acumula 96 triunfos em competições da elite do circuito.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp

A próxima adversária de Bia no Australian Open será ainda mais jovem. Ela enfrenta a russa de 16 anos Alina Korneeva, campeã juvenil em Melbourne no ano passado e vinda do quali na edição deste ano. Apesar da pouca idade, Korneeva aparece no 179º lugar do ranking da WTA. A russa disputa o primeiro Grand Slam de sua carreira profissional.

Superada pela brasileira nesta segunda-feira em Melbourne, Linda Fruhvirtova fez boa campanha no Australian Open do ano passado, quando chegou às oitavas de final com apenas 17 anos. A jovem tcheca conquistou seu primeiro título de WTA ainda em 2022, na Índia, e alcançou o 49º lugar do ranking em julho.

Embed from Getty Images

O início de partida foi o melhor possível para Bia, que conseguiu duas quebras e saiu vencendo por 3/0. E ainda que Fruhvirtova tenha devolvido uma das quebras, a brasileira continuou colocando pressão sobre os games de saque de sua jovem rival até finalmente quebrar e fazer 5/2, antes de definir a parcial em seu serviço. Bia liderou nos winners por 9 a 5 e cometeu 9 erros contra 16 da tcheca.

Logo na abertura do segundo set, Fruhvirtova teve que escapar de três break-points para depois confirmar o serviço. A jovem tcheca ganhou confiança e passou a confirmar seus games de saque com mais tranquilidade, além de levar vantagem no momento em que a partida tinha pontos mais curtos e com as duas jogadoras usando golpes mais retos e pelo meio da quadra. A parcial teve apenas uma quebra. A tenista de 16 anos abriu 3/1 e se manteve à frente no placar até o fim.

A reação da jovem adversária não abalou a confiança de Bia na partida. Depois de ir ao vestiário no intervalo entre os sets, a número 1 do Brasil confirmou de zero os três primeiros games de serviço no terceiro set. Ela também foi eficiente nas curtinhas e subidas à rede até conseguir a quebra para fazer 4/2. Bia só perdeu um ponto no saque durante toda a parcial e voltaria a quebrar no último game da partida para vencer o jogo.

49 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Leo
Leo
1 mês atrás

Xiii… infelizmente a Bia dos 3 sets está de volta, isso não é um bom sinal.
Teria de passar o trator numa jovem inexperiente top85 e se poupar. Agora pega uma juvenil, outro jogo fácil para economizar energias.

Hater Maximo da Silva
Hater Maximo da Silva
1 mês atrás
Responder para  Leo

vai lá joga então

Ronaldo Reigan
Ronaldo Reigan
1 mês atrás
Responder para  Leo

Chegou o hater que não sabe nada de tênis. Escolas tcheca e russa são as melhores do tênis feminino, qualquer tenista de 16, 18 anos desses países que chega num GS é pra destruir todo mundo no futuro, vide Andreeva. Próximo jogo vai ser outra bomba de dificuldade contra uma russa de 18 anos

Leo
Leo
1 mês atrás
Responder para  Ronaldo Reigan

Lógico que sei. Venho com dados e informações, ao contrario de gente como voce que só destila odio com quem tem uma visão contraria e mais abrangente.
A Fruhvirtova já está há ums 2 anos nessa faixa de ranking de 50 a 90. E a Bia tbm há ums 2 anos nessa faixa de 10 a 20. Se isso não quer dizer nada para você, só lamento…

Flavio
Flavio
1 mês atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Parabéns, Mario Sérgio !
É sempre importante desmentir esses haters que jogam dados aqui sem ao menos 5 minutos de pesquisa.
Mas você deveria poupar seu tempo com esse tal Léo. Ele é aquele “jênio” que diz que a Bia deveria focar em duplas.
Esperar o quê de um cidadão desses .. kkkkk

Beto_poa
Beto_poa
1 mês atrás
Responder para  Flavio

sem ao menos 5 minutos de reflexão…

Leo
Leo
1 mês atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

É engraçado você me acusar se achismo, sendo que você que está colocando o “e se”. Estou falando pautado na realidade, no que acontece e está registrado no site da Wta. Ela tem potencial e um dia deve crescer, isso é claro. Mas a realidade é o que eu disse, está há um tempo considerável nessa faixa de ranking e é o nível dela atual.
O “e se não tivesse se lesionado” nâo existe. Isso sim é achismo.
Até pq não é só ela que se lesionou.

Marcos Ribeiro
Marcos Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Leo

kkk Leo, se você assistiu este jogo da Bia e não conseguiu ver que esta tcheca de 18 anos joga muito, desiste de entender sequer um pouquinho de tenis. Tentar resolver esta sua dificuldade de observação consultando uma tabela de ranking não vai funcionar.

Carlos Eduardo Siqueira
Carlos Eduardo Siqueira
1 mês atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Esse Léo é o álcool em gel? Puts.
Tá explicado as bobagens que posta. Ainda tem coragem de criar dados inverídicos.

Beto_poa
Beto_poa
1 mês atrás
Responder para  Leo

na tua logica então a tcheca nao tem mais chances na carreira de bater uma top 10, 20.

Alexandre De Souza
Alexandre De Souza
1 mês atrás
Responder para  Ronaldo Reigan

Até porque , uma menina dessas entra sem pressão e apenas solta a pancada , o povo que critica é meio sem noção .

Flavio
Flavio
1 mês atrás
Responder para  Leo

Como disse o Dalcim ao tal Andy, sua capacidade de dizer bobagens é imensa.
Como assim, Bia dos 3 sets ???? Quer dizer que ela deve ganhar sempre em 2 sets ???
Meu caro, isso é Grand Slam, onde todos os jogadores de ranking mais baixo entram com sangue nos olhos pra abocanhar o prêmio de 2ª rodada (que significa quase uma temporada inteira de ganhos pra jogadores entre 50-100 do ranking).
Com certeza você não deve ter reparado, pois não estuda o esporte. Sabe quantas jogadoras cabeças de chave já foram eliminadas na 1ª rodada? Até o momento 10 !! A atual campeã de Wimbledon, Vondrousova, já tomou 6/1 6/2 de uma simples 130 do ranking.
Como vc explica isso, “jênio” Leo ???
Bem, o que podemos esperar de sensatez de uma pessoa que diz que a Bia deve se focar nas duplas, não é mesmo?

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
1 mês atrás
Responder para  Leo

E eu achei que vc tinha mudado , em 2024, ficado mais inteligente. Sumiu no masculino porque chegamos a semi com a esquadra Brasileira. E agora vc fala que as ex- Juvenis são fracas. A menina Alina, só ganhou o AO juvenil o ano passado, e vem fazendo fila esse ano. Bia que se cuide. Parabéns Bia. Na luta pra próxima.

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás
Responder para  Leo

Ponha uma SAIA, entre e quadra e faça MELHOR!!! Aposto que não ganha sequer UM GAME de BEATRIZ HADDAD!!!

André
André
1 mês atrás
Responder para  Leo

A ginástica mental hater é engraçada. Quando nosso jogador perde eles fazem a festa, enchem a boca para falar mal. Daí quando ganham colocam defeito, “não devia ter cedido set”. Quando o adversário é pior rankeado, “não fez mais que obrigação”, mas se o rival é melhor colocado, “ele não se recuperou da contusão, não vem numa boa fase”. Vira-latismo sempre em alta…

Fernando S
Fernando S
1 mês atrás
Responder para  Leo

Que o digam as 4 oponentes anteriores da Korneeva neste torneio, né? A sorte sorriu quatro vezes para ela (bateu duas cabeças no quali, e a Sorribes que está atualmente na 49ª posição no Live WTA Ranking).

Parece que infelizmente subestimaram a energia da jovem. :)

Carlos Eduardo Siqueira
Carlos Eduardo Siqueira
1 mês atrás
Responder para  Leo

Quanta besteira Zé….. Uma estreia é sempre difícil. A menina é nova, mas, top 100.

Edinho Godoy
Edinho Godoy
1 mês atrás

Primeiro e terceiro sets quase impecáveis. No terceiro e decisivo ganhou 15 dos 16 pontos no seu saque e quebrou duas vezes. A diferença para o segundo foi bem detectada pela Teliana na ESPN. Girou mais a bola, procurou ângulos curtos, fazendo a tcheca correr pra frente ou em diagonal. De forma geral jogo muito sólido, excelente estreia no AO. Bora pegar mais uma teen na próxima. Amanhã tem dupla. Vamo!!!

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás
Responder para  Edinho Godoy

Ufa, que alívio! Após o 2o set desastroso, retornou a Bia “on fire” e jogou como uma top 12 que ela é.
Como disse aqui antes, o saque da Bia seria o termômetro do jogo. Quando sacou bem (mas não o ideal, ainda), levou o set. 1a rodada nervosa e difícil como era de se esperar…Go, Bia!!

Reagan
Reagan
1 mês atrás

Bia consegue ganhar por ser superior em técnica e experiência, mas são jogos difíceis contra as poderosas escolas tchecas e russas, onde mesmo as garotas de 16, 18 anos já vem voando em alto nível. Embora ela seja a favorita da chave dela (a Sakkari vive apanhando da Bia) não vai ser moleza

Nayib
Nayib
1 mês atrás

Dureza enfrentar thecas e russas mesmo sendo muito jovens. Bia deve ralar no próximo jogo também. Pode até chegar nas quartas de final mas vem pedreiras por aí, Wozniacki, Sakkari etc

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás
Responder para  Nayib

É um Slam, onde está a nata do tênis. E o circuito feminino está com um nível cada vez mais alto, vide as adolescentes jogando um bolão de tênis, todas muito perigosas…

Enéas
Enéas
1 mês atrás

Bia vai sofrer em praticamente todos os jogos. Próxima rodada, escola russa; 3a rodada, Wozniacki, depois Sakkari… vai ter q ser tudo na raça

Leo
Leo
1 mês atrás
Responder para  Enéas

Isso se ela passar o próximo jogo… nos slams de pisos duro, ainda é um tabu para ela chegar na terceira rodada.

Wilton Bernardes
Wilton Bernardes
1 mês atrás
Responder para  Enéas

se a bia ja passar da proxima rodada é lucro, pq da 3 rodada ela não passa

Beto_poa
Beto_poa
1 mês atrás
Responder para  Enéas

sera q a Wozniacki chega na 3a? veremos…

Rogério Falco
Rogério Falco
1 mês atrás

Parabéns Bia! A Linda é uma adversária perigosa e talentosa, não seria fácil mesmo. Agora na próxima rodada, outra jovem do mesmo nível, tem que pressionar sempre a Korneeva, para não deixar ela crescer.

Carlos Alberto Ribeiro da Silva
Carlos Alberto Ribeiro da Silva
1 mês atrás

Hater é sempre hater, não tem jeito. Sempre desvalorizando as adversárias pra minimizar a importância da vitória da Bia. Parabéns Beatriz Haddad Maia. No terceiro set encontrou solução para reverter um jogo em que a adversária ganhou com autoridade o segundo set e foi com confiança para o terceiro. Num dia em que algumas favoritas perderam, a Bia avançou e pode quebrar mais um tabu na próxima rodada.

alex william
alex william
1 mês atrás

Bia tem que aprender a se poupar quando enfrenta adversarias inferiores , tomara que esse ano ela não repita as longas partidas feitas ano passado , assim consegue estar mais forte para as rodadas finais . Que seja um ano vitorioso para nossa grande Bia !!! Vamos Bia

Trump
Trump
1 mês atrás
Responder para  alex william

não existe adversária inferior como já houve, lembrando o Zagallo: “não tem mais bobo”

Jorge Luiz
1 mês atrás

Parabéns Bia, orgulho do Brasil

Ivo Martins Guerra
Ivo Martins Guerra
1 mês atrás

Vamos Bia… rumo ao primeiro Slam.

Márcio
Márcio
1 mês atrás

Parabéns, Bia!! Fez um bom jogo contra uma adversária difícil!

Daniel Macedo
Daniel Macedo
1 mês atrás

Vamo Bia! Excelente!

Wilson luiz
Wilson luiz
1 mês atrás

Isso qua a gente espera da nossa número um. Vitória contra adversárias com ranking bem abaixo e equilíbrio contra as tops. Ficará bem colocada por bom tempo e teremos por quem torcer. Posição no ranking e títulos, são consequência!

andré
andré
1 mês atrás

Estreia complicada em que a Bia se saiu muito bem. Fruhvirtova é uma dessas jogadoras tchecas muito técnica e com bons golpes (backhand cruzado avassalador!). Não tem 16 anos com diz a matéria, mas se continuar assim ainda ela vai longe. Quanto a Bia, não se abateu e entrou forte no terceiro set. A proximidade com o top 10 está fazendo bem ao seu jogo…

Rafael
Rafael
1 mês atrás

Bora Bia até que enfim.

Ubiratan (Black)
1 mês atrás

Vamo, Bia!!
Perfeita no 1S, sem errar.
A Fruhvirtova melhorou no 2S e Bia errou bolas que não tava errando, principalmente metendo na rede na trocação e ao mudar de direção.
Voltou a dominar e errou pouco no 3S, voltou a confiança.
Começou perfeita e terminou ótima.
O 2S serviu para aprendizado, sentir pressão e saber voltar.
Segundo jogo!! Vamos crescendo!!!
E pegar mais uma energia vencendo nas duplas amanhã com a Townsend.

NFdS
NFdS
1 mês atrás

Jogo era difícil mesmo. A tcheca, apesar da idade, já tem boa rodagem, foi até às oitavas no AO do ano passado. Primeira rodada é sempre perigosa e até agora 9 cabeças de chave já caíram no feminino.
Então, o importante foi a vitória. Primeiro e terceiro sets foram impecáveis. Segundo set a cabeça viajou e o jogo acompanhou.
Agora, outra pedreira, menina russa é fenômeno, atual campeã juvenil do AO. Precisa ter cuidado e foco.
Vamos, Bia!

Carlos Alberto Ribeiro da Silva
Carlos Alberto Ribeiro da Silva
1 mês atrás

No AO do ano passado (2023), a Linda Fruhvirtova chegou até às oitavas de final tendo sido eliminada pela croata Dona Vekic, que na rodada seguinte perdeu pra Aryna Sabalenka, que viria a ser campeã. Então, embora nova, a tcheca vinha de uma boa campanha no ano passado e por isso a vitória da Bia tem que ser valorizada. Algumas favoritas caíram logo na primeira rodada como a Kudermetova, Vondrousova, Potapova, Samsonova e Vekic. Se a primeira rodada fosse fácil como alguns tenistas de sofá falam, todas as favoritas ganhariam.

Viktor
Viktor
1 mês atrás

Otima vitoria a familia tcheca e forte no tenis. Porem, jogara contra a futura 1 do mundo agora. Que vem de otimos resultados, que bate absurdamente forte e que prefere o cimento. A Sara era bem melhor. 2×0 facil agora para a russa. torcer para a russa dar uma de rybakina e errar mais do q a media. Porem, a korneeva parece ser bem superior.

Weverton Pacheco
1 mês atrás

Boa partida da Bia… Seguir nessa pegada para continuar avançando… Acho que a principal pedra nessa caminho será a Wozniacki, pois é uma jogadora experiente e que não coloca peso na bola… Pareo duro pra Bia, essas Kalininas, Sorribes da vida… Se passar, eu acredito numa semi final.

Arangomie
Arangomie
1 mês atrás

Na minha opinião, a chave é favorável.

Próximo confronto acessível, depois Wozniacki e então a Sakkari.

Tem condições boas de chegar ao menos nas QF.

Carlos Lima
Carlos Lima
1 mês atrás

Parabéns a Bia pela Vitória o primeiro jogo sempre é mais tenso. Continua com dificuldade nas paralelas, jogou muito no meio. Demorou para ver que a direita da adversaria era o ponto mais fraco. A próxima adversária é a russa que pra mim é a próxima numero 1.

Rockton
Rockton
1 mês atrás

Bia é uma boa jogadora, mas trata-se de um Grand Slan. Então só tem boas jogadoras. Bia muito provavelmente não vai “atropelar” ninguém, todos os jogos delas serão muito difíceis. Se conseguir chegar na segunda semana já está de bom tamanho.

Fernando Venezian
Fernando Venezian
1 mês atrás

Se não é sofrido não é Bia! rs….É impressão minha ou a Beatriz tá com o físico mais flat? Ano passado ela aparentava estar bem mais forte

Rafael Azevedo
Rafael Azevedo
1 mês atrás

Sempre torcendo muito por Bia. Acredito muito no potencial dela para vencer um Slam.
Vamos!

Alexandre De Souza
Alexandre De Souza
1 mês atrás

Jogo complicado e a próxima rodada também vai ser , essas meninas entram sem pressão e apenas soltam a pancada , o que as torna perigosas , pois são excelentes jogadoras, mas ainda acho que a Bia faz no mínimo Quartas de final.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Bopanna entra para a história do tênis aos 43 anos

A emoção de Hsieh e Mertens com o novo título de Slam

PUBLICIDADE