Madri (Espanha) – A temporada de Beatriz Haddad Maia continua nesta semana em Madri. Depois de ter alcançado as oitavas em Charleston e defendido o Brasil na Billie Jean King Cup em São Paulo, a atual número 1 do país e 13ª do mundo disputa a partir de terça-feira o WTA 1000 de Madri. Bia será a cabeça 11 do torneio após a recente desistência de Jessica Pegula, além da já antecipada ausência de Karolina Muchova. A paulistana de 27 anos não tem pontos a defender em simples Madri, porque caiu na estreia ano passado. E é a atual campeã de duplas, ao lado de Victoria Azarenka.
Bia entra diretamente na segunda rodada em Madri e pode estrear contra uma ex-número 1 do mundo, a dinamarquesa Caroline Wozniacki, que recebeu convite dos organizadores e enfrenta uma tenista do quali na primeira fase. Wozniacki, de 33 anos, ficou três temporadas fora do circuito e retornou inesperadamente em agosto do ano passado. Mãe de dois filhos, a dinamarquesa já está perto de voltar ao top 100, ocupando o 118º lugar e chegou às quartas em Indian Wells.
Caso supere a rodada de estreia, a cabeça de chave mais próxima de Bia é a norte-americana Emma Navarro. A 21ª do mundo vem numa crescente na atual temporada, com título em Hobart, semi em San Diego e quartas em Indian Wells. Navarro espera pelo duelo entre as tchecas Marie Bouzkova e Katerina Siniakova. No mesmo setor da chave está a grega Maria Sakkari, cabeça 5 do evento, que espera a vencedora entre a croata Donna Vekic e uma tenista do quali, e pode enfrentar nomes como Sloane Stephens Elise Mertens ou Martina Trevisan na terceira fase.
Iga, Gauff e Jabeur estão deste lado da chave
O quadrante de Bia, Wozniacki, Navarro e Sakkari é liderado pela número 1 do mundo Iga Swiatek, finalista da edição passada em Madri. A polonesa estreia contra a vencedora entre a chinesa Xiyu Wang e a romena Ana Bogdan. Ela pode enfrentar a romena Sorana Cirstea na terceira rodada, enquanto nomes como Victoria Azarenka e Elina Svitolina são possíveis rivais nas oitavas.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A terceira do ranking Coco Gauff e a campeã de 2022 Ons Jabeur também estão do lado de cima da chave. Gauff espera a tcheca de 17 anos Brenda Fruhvirtova e a holandesa Arantxa Rus e pode enfrentar a ucraniana Dayana Yastremska na terceira rodada. Seu setor na chave ainda tem nomes como Naomi Osaka, Madison Keys e Liudmila Samsonova. Já a tunisiana pode enfrentar a norte-americana Sofia Kenin ou a eslovaca Anna Schmiedlova. Jabeur tem no caminho nomes como Leylah Fernandez, Veronika Kudermetova, Karolina Pliskova, Paula Badosa e Jelena Ostapenko.
Sabalenka é atual campeã, Rybakina tenta manter a boa fase
Main draw in Madrid (WTA 1000), where Iga Swiatek, Aryna Sabalenka, Coco Gauff, and Elena Rybakina are the top four seeds.
Notable 1Rs:
Raducanu-Pliskova
M. Andreeva vs. Townsend
Stephens vs. Trevisan
Putintseva vs. Yuan
Bouzkova vs. Siniakova#MMOpen pic.twitter.com/TRCfZDM1Dk— WTA Insider (@WTA_insider) April 21, 2024
A número 2 do mundo Aryna Sabalenka é a atual campeã em Madri e estreia contra a vencedora da partida entre a italiana Elisabetta Cocciaretto e a polonesa Magda Linette. A cabeça de chave mais próxima da bielorrussa é a britânica Katie Boulter, enquanto Barbora Krejcikova e Danielle Collins podem pintar nas oitavas. O quadrante de Sabalenka ainda tem a tcheca Marketa Vondrousova, sua algoz em Stuttgart, e jovens jogadoras como a russa de 16 anos Mirra Andreeva e a tcheca de 19 anos Linda Noskova, além da experiente francesa Caroline Garcia e da italiana Jasmine Paolini, campeã do WTA 1000 de Dubai.
Por outro lado, a cazaque Elena Rybakina, quarta do ranking e campeã de Stuttgart neste domingo, tenta manter a boa fase. Ela pode enfrentar a italiana Lucia Bronzetti ou a egípcia Mayar Sherif. Rybakina pode reeditar a final desta semana com a ucraniana Marta Kostyuk logo na terceira rodada em Madri, enquanto as russas Anna Kalinskaya e Ekaterina Alexandrova podem pintar nas oitavas.
Por fim, o quadrante ainda tem a chinesa Qinwen Zheng, finalista do Australian Open, que espera a vencedora entre a cazaque Yulia Putintseva e uma tenista do quali, podendo enfrentar a ucraniana Anhelina Kalinina na terceira rodada ou russas como Daria Kasatkina e Anastasia Pavlyuchenkova nas oitavas.
Estilo de jogo da Bia casa beeeem mais com as condições de Madri doq o da Wozniacki, a questão é a fase tenebrosa da BR..
Ganhou da possante Friedsam…Agora vai!
Além de estar numa fase horrível, é azarada em sorteio. Que faaaaase!
Em condição normal, uma chave muito boa… na atual fase qualquer tenista eh um problema pra ela
A fase é ruim sim, mas a Bia mesmo em sua melhor fase sempre conseguiu complicar qualquer jogo, não é a toa que ano passado vivia jogando pra mais de 3 horas…
Piso bom pra Bia. É um piso mais rápido, portanto o serviço dela vai ser mais eficaz e vai tirar o foco da sua atual deficiência no saque.
Por outro lado, tem mil pontos pra defender de Roma e RG. Se não pontuar bem agora, a queda será brusca
Queria acreditar nisso, mas ano passado nesse piso de Madri ela caiu no primeiro jogo pra menina com 15 anos. Já em Roma, condições mais próximas a RG, ela foi até às quartas e depois a semi de RG.
A meu ver, apenas questão de sorte e azar de chaves. Em Roma e RG, não pegou uma jogadora de grande nível como a Andreeva, exceto na última rodada em que jogou
Chave ingrata….
Tem várias jogadoras do circuito feminino em ascensão (Jasmine Paolini, Marta Kostyuk, Emma Navarro, Katie Boulter). Então, acho que o mais importante é a Bia procurar corrigir principalmente a parte mental, de descontrole emocional e falta de confiança. Se ela conseguir controlar as emoções e jogar com mais confiança, sem medo de arriscar, terá suas chances contra a maioria das jogadoras da chave.
Acho que dá para Bia ganhar alguns jogos e pegar ritmo
Pelo amor a justiça a Bia 13… vcs não valorizam a Boultier, a kustyuk, Navarro, Raducanu, Paylinshikova, wozniyaki, Blinkova todas melhores q/ a Bia e atrás no ranking … a Bia perdeu 7 a 8 partidas e nem mexeram no ranking …. A verdade ela seria de 30 a 35 no ranking…sejamos justos… até a Siegmund 86 ganhou no Ibiraquera gente, ganhou da Maria sofrendo…
?? Vc sabe como q funciona o ranking pra tá falando isso?
Aff. B.O