Nova York (EUA) – Atual campeão do US Open, o italiano Jannik Sinner estreou com autoridade na defesa do título nesta terça-feira. Ele superou o tcheco Vit Kopriva por 6/1, 6/1 e 6/2, em 1h40 de jogo, controlando todos os sets e impondo seu ritmo desde o início.
Em conversa com a imprensa, o número 1 do mundo falou sobre a partida e suas condições físicas, depois de abandonar a final em Cincinnati contra Carlos Alcaraz ainda no primeiro set devido a um mal-estar. “Sinto-me em boa forma física. Tive bons treinos, especialmente nos últimos dois dias e acredito que estou fisicamente em um bom ponto. Foi um bom jogo de primeira rodada, então estou muito feliz. Vamos ver o que vem pela frente.”
Já mais experiente, com quatro títulos de Grand Slam no currículo, o tenista de 24 anos falou sobre sua gestão de energia e preparo em torneios de duas semanas. “Antigamente, eu treinava duas horas nos dias de folga. Hoje, entendo que às vezes é melhor descansar para chegar com mais energia no dia seguinte. Aprendi a organizar fisioterapia, tempo no local e descanso de forma a não me sobrecarregar. Ainda não sou perfeito, mas estou aprendendo.”
O italiano comentou ainda sobre como organiza seu calendário em torneios de exibição, como a Laver Cup, explicando sua filosofia de preparação: “Eu considero minha forma física e meus objetivos ao jogar exibições. Sempre quero estar pronto para os torneios, mas às vezes o momento ou o calendário não são os ideais. Nunca joguei muitas exibições, e sempre há um motivo por trás”, explica.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Em outra pergunta dos jornalistas, Sinner relembrou a derrota para Carlos Alcaraz nas quartas de final dos US Open em 2022, um momento que, de certa forma, deu início à rivalidade entre eles.
“Três anos atrás, estávamos nos conhecendo e não sabíamos o que esperar no futuro. Nós éramos muito jovens, era um tipo de jogo em que você apenas vai à quadra e bate na bola. Agora precisamos nos preparar taticamente, emocionalmente e mentalmente. Cada partida é diferente e fazemos ajustes. Mas com certeza foi um jogo muito importante para nossa história, mesmo sendo muito jovens”, enfatiza.
Na próxima rodada, Sinner enfrentará o australiano Alexei Popyrin, típico jogador de pisos rápidos e campeão do Masters 1000 do Canadá no ano passado. Sobre o adversário, ressaltou os cuidados que deverá tomar para não ser surpreendido.
“Ele melhorou muito nos últimos anos. Gosta de jogar aqui, venceu o Nole no ano passado, então preciso ter muito cuidado. Espero sacar bem e ser eficaz na devolução. Trabalhamos duro nos últimos cinco dias e agora a maior parte do trabalho já foi feita. Se treinarmos amanhã, será principalmente para voltar aos trilhos”, finalizou.