Mérida (México) – Assim como havia acontecido nos WTA 1000 de Doha e Dubai nas duas últimas semanas, Beatriz Haddad Maia não passou da rodada de estreia do WTA 500 de Mérida, em quadras duras no México. Apesar de ser a terceira cabeça de chave do torneio, a número 1 do Brasil e 17ª do mundo foi superada pela eslovaca Rebecca Sramkova, 40ª do ranking, por 7/6 (10-8) e 6/3 em 2h18 de partida.
Bia segue com apenas duas vitórias na atual temporada, conquistadas nas fases iniciais do Australian Open. Com a queda na terceira rodada em Melbourne e nas estreias dos três torneios seguintes, ela tem quatro derrotas seguidas no circuito. Na mesma situação está a croata Donna Vekic, número 20 do mundo e também superada logo cedo em Mérida, pela australiana de 18 anos Maya Joint.
Nesta semana no México, Bia não teve a companhia dos técnicos Rafael Paciaroni e Maxime Tchoutakian e viajou acompanhada da mãe, Laís, e do preparador físico. Os próximos compromissos da paulistana de 28 anos serão os WTA 1000 de Indian Wells e Miami. Ela defende terceiras rodadas em ambos os torneios.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Algoz de Bia nesta quinta-feira, Sramkova tem agora cinco vitórias contra top 20, duas delas neste ano. Ela já havia vencido a jovem russa Mirra Andreeva em Doha. A eslovaca de 28 anos também já venceu Petra Kvitova, Karolina Muchova e Danielle Collins nos últimos anos e está com o melhor ranking da carreira, depois de disputar três finais de WTA no fim do ano passado e ganhar um título em Hua Hin.
Sramkova Takes It 👊
Rebecca Sramkova takes out the No.3 seed Haddad Maia and books her spot into the quarterfinals, 7-6(8), 6-3!#MeridaOpenAKRON pic.twitter.com/Ko9tqR7FaU
— wta (@WTA) February 28, 2025
A adversária de Sramkova nas quartas de final será a colombiana Emiliana Arango, apenas 133ª do ranking, que estava perdendo o jogo para a britânica Francesca Jones, 136ª colocada, por 6/3, 3/6 e 4/3 quando a rival precisou se retirar da partida, sofrendo muitas cãibras que impossibilitavam de terminar o jogo, que já tinha 2h06 de duração sob forte calor.
Primeiro set com 1h20 de definido no tiebreak
Em um primeiro set com 1h20 de duração, Bia esteve por duas vezes com uma quebra acima. Ela abriu 3/2 depois de uma dupla falta da adversária no break-point, mas Sramkova devolveu a quebra utilizando bem as curtinhas. Na sequência, a brasileira voltou a quebrar, ao mandar nos pontos desde as devoluções, mas novamente não sustentou a vantagem.
Sealed with a volley 💌#MeridaOpenAKRON pic.twitter.com/sASyl2KYuq
— wta (@WTA) February 27, 2025
A definição ficou para o tiebreak, em que Sramkova salvou um set-point ao construir bem o ponto com o forehand até a definição sem dar chance à brasileira. Faltava confiança para Bia no saque. Ela não forçava tanto o serviço e preferia apenas colocar na quadra nos pontos mais importantes, ficando também mais vulnerável aos ataques da adversária. Bia chegou a salvar dois set-points, um deles em um longo rali, mas a pressão exercida por Sramkova possibilitou uma nova chance para a eslovaca fechar o set. Mais agressiva em quadra, ela fez 20 winners contra 12 da brasileira.
Falta de confiança e muitos erros no segundo set
Logo no início do segundo set, Bia sofreu uma quebra de serviço. Com poucos primeiros serviços em quadra, ela cometeu duplas faltas e levou winners de devolução que custaram-lhe o game. A brasileira até buscou o empate, mas a falta de confiança no saque continuava a comprometer seu desempenho. Até mesmo em um game que ela teve 40-0, ela permitiu uma quebra a Sramkova, que fez 4/3 e saque. Depois disso, a eslovaca assumiu totalmente o controle da partida, fez um game seguro no saque e voltou a pressionar nas devoluções para chegar à vitória.
Sramkova liderou a estatística de winners por 33 a 19 e cometeu 20 erros não-forçados contra 17 da brasileira. Ela conseguiu cinco quebras em 11 break-points e perdeu três games de saque.
Impressive….
Ela entra em quadra convencida que vai perder. É comum no tênis, como em qualquer esporte, o atleta perder a confiança e as vitórias desaparecerem. Mas o caso dela parece extremo! Psicólogo não resolve, tem que ser um psiquiatra de última geração
Melhor parar se tratar e voltar com o Ranking protegido. Ela não pode perder da chinesa 650 do mundo. Não pode. Se trate e volte bem. Fique nas duplas p9r enquanto.
Ah, claro! Ela faz uma pausa de 6 meses para usar o ranking protegido, mas continua nas duplas. Isso é tipo dizer que pode comer brigadeiro e ainda manter a dieta, né? Você se deu conta do que escreveu? Sabe quando se usa o ranking protegido?
como assim, psicólogo não resolve? Psiquiatra de última geração??? Falou asneiras mais feias que a derrota da Bia.
Existem pessoas com dificuldade para entender mensagens e precisam que elas sejam desenhadas. Como eu não sou desenhista………
O problema não era o técnico ?
trocou de técnico?
Não
Nem tudo tá perdido! A Victória Barros avançou às quartas de final! kk…
Quanto à Bia, parece que a mãe, que foi quem iniciou ela no tênis, está assumindo o staff nesse início de ano!
O resultado de hoje parecia previsto, tanto que sua equipe nem acompanhou…
Que venha IW e Miami, pois o João Fonseca vai fazer história, kk…
Até la, então!
Fui…
(A linda história da Bia, Sakkari, Garcia, Vekic, etc, no Tênis Mundial e em seus respectivos países, não merecem serem apedrejadas!)
VQV brazucas!
E o problema da Bia não parece ser só o mental…
Tem mais urubu nessa cumbuca…
Saque pífio…
E agora as duplas vai fazer falta… poderia continuar treinando…
derrotas e mais derrotas. estou com pena ďessa jovem. mas o inacreditável é a Babos dando sopa nas duplas numa chave que está fraquíssima e a Bia jogar fora a oportunidade de 500 pontos, muitos dólares, e o principal: colar no Top 3 pro Finals!!!! que presepada do staff. absurdo! sem contar que duplas serve como teino!
“mas o inacreditável é a Babos dando sopa nas duplas numa chave que está fraquíssima e a Bia jogar fora a oportunidade de 500 pontos, muitos dólares, e o principal: colar no Top 3 pro Finals!!!!”
Ela só teria chances de “colar” no Top 3 se jogasse com a Laura, né?
Pro Finals? Hahaha cara, estamos em Fevereiro, vai devagar.
E mais grandes marcas não se associam a perdedor..ela q se antene
Informe-se antes sobre o critério para o Finals antes de destilar seu veneno
Impressionante. Mais uma vez não jogou bem, se tivesse jogado, teria vencido. Teve o 1º set nas mãos duas vezes com quebra acima e ainda teve dois saques para fechar o tie-brake, e ainda por cima teve set point, mas não aproveitou nada. Totalmente sem ritmo, lenta, apática, cansada, sem preparo físico, estava esgotada no final do 1º set, a gente percebe que perdeu a alegria de jogar, está sem gana, sem garra, desinteressada, parece que o mental está demolido. E olha que o técnicorido nem estava lá, até pensamos que iria deslanchar sem ele. O saque até entrou em alguns games, mas no geral está fraco, previsível, com o braço encolhido, com medo de errar, segundo serviço mumu de clube, com bolas muito curtas, lentas e voadoras, um monte de break-points contra e cometendo erros bobos. Fez algumas duplas faltas, muito mal colocada em quadra, tomou um caminhão de aces sem fazer nenhum. Claramente está com medo de sacar ou bater mais forte na bola, ou então está com alguma lesão recidiva que está escondendo. Não dá nem gosto de torcer, agora é só assistir por assistir sem criar expectativas ou torcer, porque ela parou no tempo.
Disse tudo!
Essa moça não ganha de ninguem, no primeiro set quando quebrou o saque da adversária, fez questão de presentear a adversária e devolver a vantagem, não tem nada de novo no jogo dela é pancada e que Deus ajude, quando quer dar curtinhas que não é sua praia sempre erra, deveria jogar os ITF de 10 mil dólares pra ver se consegue vencer alguem.
Rapaz é cada comentário, quando a fase ruim vem ou algumas derrotas, o que chega a ser normal para a maioria das jogadoras fora do Top 10. E em todos os anos dela como Top 20 e já são 3 anos terminando nessa faixa de ranking tiveram fases ruim. Apesar da fase ruim ela ainda é 17 do Ranking e a 14 que mais faturou em premiações em 2025.
https://tenisbrasil.uol.com.br/bia-e-a-14a-com-maior-faturamento-no-ano-fonseca-no-top-50.html
Durante toda a partida, ela só vai para a rede se a adversária der uma deixada, caso contrário só fica no fundo. Aí em dois pontos chaves da partida, o set point contra e o break point no 3×3 do segundo set ela sobe à rede de forma atabalhoada e obviamente erra os voleios. Zero capacidade de variação tática.
Essa Sramkova é bonitinha. Não dava nem pra torcer contra.
E segue o calvário da Bia que não consegue vencer ninguém.
Pelo menos se estivesse perdendo pra Sabalenka, Swiatek… mas longe disso. Só jogadoras pior ranqueadas
Caramba, todo mundo bate na Bia!
E o pior é que vejo uma competidora desanimada, parece que aceitando a derrota naturalmente.
Quando vi q ela estava desacompanhada do técnico , me animei. Puro engano. Frágil no saque, sem variação, enfim, enchendo o bolso por méritos próprios por ter o ranking q tem, mas a queda livre é um fato. Força Beatriz
Futura Sakkari
Ladeira abaixo
Chegou o americano querendo falar mal da nossa brasileira.
Estou a caminho do Brasil
Vou ficar uns 2 meses para sua felicidade
Pior que ele está com a razão. Desde muito estamos alertando que isto poderia acontecer caso ela não tomasse medidas desesperadas, mas parece que está estanque aos pedidos dos fãs que imploram a troca da equipe técnica.
Com certeza, seus “alertas” demoraram a alcançá-la. Continue implorando , talvez dobrando seus joelhos. Quem sabe assim a coisa muda?! Enquanto isso, não deixe de procurar auxiliar outros jogadores, fazendo seus importantes alertas
kkkk
Falei que ia perder na primeira.
Que papel feio! Entrou para o segundo set já derrotada. Toda jogadora entra para jogar com a Bia sabendo que só precisa fazer um pouco de força no primeiro set. Segundo set Bia é só uma “morta-viva” em quadra. Está na hora de parar e procurar ajuda de um psicólogo.
A Sramkova é melhor que ela, deu a lógica.
Isso corrobora a afirmação que ela está com ranking inflado. A realidade é que ela hoje perde pra qualquer top 100 e até de top 200.
Se a Bia parasse de jogar hoje, entraria pra história por tudo que já fez, se quiser fazer mais , vai precisar de ajuda e muita. Se despencar no ranking como tudo tá indicando não volta mais. Uma pena ver ela jogando assim, péssimo saque, leva Winner de todo lado, zero bola vencedora, mal consegue devolver a bolinha sem perigo algum. Mas chegou onde chegou por méritos próprios, da tempo ainda Bia.
a minha vizinha de janela tá vendo ATP de Acapulco. veio me dizer que a Bia pode pedir música no Fantástico. que fase!!!!! levantar a cabeça, dispensar esse pseu-do técnico, treinar muito, bastante coscarque, e sair lra dançar. com essa mistura vai melhorar.
Cara, é impressionante como a Bia e a equipe dela depois desse tempo todo não perceberam que ela precisa ser mais agressiva
Até que teve bons momentos hoje. Não sustentou , mas parece que “parou de piorar”. E tb gostei da postura mais quieta, contida. É um recomeço. A realidade é que tem que jogar com a humildade de top 50 – que é o seu jogo atualmente.
A fase boa durou muito. E está voltando ao normal.
Falta de sorte geral. Tem dois técnicos e nenhum deles esteve presente.
Até que não jogou tão mal. O problema é que enquanto a oponente aumentava o rojão, o gás da Bia ia diminuindo. A Bia simplesmente não tem mais a energia de 2022. Resta saber se já está em declínio rumo à aposentadoria ou se é a chave interna que encrencou e ela ainda há de conseguir virar isso e ter um bom ano, mesmo que com início tardio, como no ano passado.
Um ponto positivo foi ver que ela estava contando consigo mesma em quadra sem o Paciaroni no box e jogando melhor do que nas últimas partidas. Quem sabe é um caminho pra independência mental e melhor foco?
Foi o melhor jogo da Bia no ano, mas a Rebecca é muito melhor atualmente.
Taí, você falou uma verdade, apesar de ter perdido foi o melhor jogo dela no ano, pena que o serviço está horroroso e não machuca ninguém, se melhorar o saque pode ser até que consiga se manter num bom ranking, suficiente para entrar direto nos GS e garantir uma graninha extra visando a aposentadoria breve.
Siga fazendo seus alertas. Por favor, não desista. Quem sabe com um maior empenho ela não estique mais a carreira? O tênis de alta performance necessita da sua bagagem.
E pegou um torneio esvaziado.
O Jeff Sackmann (https://x.com/tennisabstract?lang=en) faz um trabalho incrível para o tênis.
Na página tennisabstract.com tem a classificação Elo: https://tennisabstract.com/reports/atp_elo_ratings.html. Diferente do ranking oficial, o Elo leva em conta o nível dos adversários que você enfrenta (não importa se você vai longe na competição, o importante é quem você enfrenta). O Elo rating é utilizado no xadrez, por exemplo.
O Fonseca aparece em 24º com essa métrica (21º no hard, 26º no saibro e 74º na grama). O Wild é o 103º e o Monteiro está em 128º (dados referentes a semana passada). No feminino, a Bia está em 39, a Laura em 265 e a Carol em 403.
Não há certo ou errado aqui, é só uma métrica diferente.
Bia em 39 é justo, inclusive acho que termina a season por aí
Eu acho até que o amigo está generoso.
Não entendo então porque Cerundolo e Comesaña tem um pior ranking Elo que o ranking oficial. Já que eles ganharam do #2
Obrigado por trazer essas informações!
São bem interessantes!
Alguns aqui que são tachados de “haters” costumam indicar o real nível de jogo dos brasileiros e esse ranking ELO é uma estruturação desse pensamento. É mais realista que o ranking que convencional. Mas ainda acho que está com muita boa vontade ainda. Hehe Colocaria Bia e Monteiro com nível mais abaixo que o da tabela.
Fase é horripilante, momento muito ruim. Torcer para uma recuperação na gira dos EUA ou adeus até para o Top 30.
Alguém duvida que há algo muito errado na forma de jogar, na ausência de força de reação, até de motivação para correr atrás das bolas mais aceleradas (mas defensáveis), não há? Gente, tá demais, tem algo muito estranho. Não é a Bia!!
Não tenho dúvidas, quanto a isso. Algo muito estranho acontecendo.
As vezes precisa parar e “olhar de cima” para ver o que está acontecendo e repensar. Torço pela Bia e penso que ela não precisa provar mais nada pra ninguém mas uma “reajustada” as vezes é necessário
E quando foi que ela “provou” alguma coisa?
Bia mais uma vês não passa da estreia ela sem coragem sem força é uma grande jogadora no momento está precisando de um psicólogo está sem força mental .
Que 2025 da Bia vergonhoso jogando nada!!
Peba dessa cidadã jogando tênis, até o fim da temporada sai do top 100 !
Que tristeza. Jogadora muito fraca. As adversárias já perceberam que é só colocar a bola um metro ao lado dela que ela não chega. Se não melhorar mobilidade, esta aí não vai a lugar algum. E vamos deixar de ser bairrista. Ela é muito ruim.
É como já disse: final de ciclo, e agora é só ladeira abaixo. Não ganha mais nem wta 250! Muitos pontos a defender daqui pra frente. Se antes já era difícil, perdendo sempre para jogadoras de ranking mais baixo, imagine vencer então jogos considerados perdidos. Bia está totalmente perdida no tempo e no espaço, aí…aí.
Profeta do apocalipse…texto risível.
Se não melhorar o saque e o mental é isto mesmo que é possível acontecer. Imagine o clássico brasileiro nos ITFs: Bia x Pigossi
Falam isso a 3 anos, e ela continua se mantendo tanto no Top 20, já são 3 anos terminando nessa faixa de ranking, como em algum momento do ano faz algumas boas campanhas. Lembrando que são os resultados do ano ou 52 semanas que fazem o ranking de um tenista e não os resultados de alguns torneios. A maioria dos pontos que ela tem a defender é após Wimbledon, então até lá Bia ainda tem muitos torneios para voltar a jogar bem.
Postura de quem já entra derrotada, sabendo que vai perder.
Gente, vcs com certeza não viram o jogo, sramkova jogou muito, não só sacou, atacou mt bem, bia tb, mas o saque da bia precisa urgentemente melhorar, especificamente o 2, e tb acertar mais o 1, ela só perdeu esse partida pelo saque teve um game que tava 40/0, aí ela perdeu 3 primeiros saques, difícil, mas ainda acredito nela
Muito? Jogou feijão com arroz. Tinha mais uma chance unica de ao menos ganhar dois jogos seguidos.
Façam suas apostas
Era uma excelente chance de ir longe, pontuar bem. Torneio esvaziado…
A hora q ela entender q o o atleta é uma empresa…ela seguir nas escolhas erradas e cair n ranking…a conta cai chegar..ela é muito teimosa…esse treinador..n tem confiança e nem convicção nele mesmo..foi atrás d Meligeni…ela tem dois anos mais.. veremos.
NORMAL!
Cansei joguei a toalha
Que fase da Bia meus amigos… lamentável!
Pablo cuevas está n Uruguai é do meios..muda ela em dias
Asistí todos os jogos da Bia ese ano ta sacando muinto mal ta indo pro fin de carrera
Que fase terrível
Boa a a rainha das dupla faltas. O saque é o calcanhar de Aquiles dela.
Vamos Victoria Barros, se apressa aí! Porque tá ficando cada vez mais difícil de assistir Beatriz “perdedora” Maia!
Falam isso a 3 anos, e ela continua se mantendo tanto no Top 20, já são 3 anos terminando nessa faixa de ranking, como em algum momento do ano faz algumas boas campanhas. Lembrando que são os resultados do ano ou 52 semanas que fazem o ranking de um tenista e não os resultados de alguns torneios. A maioria dos pontos que ela tem a defender é após Wimbledon, então até lá Bia ainda tem muitos torneios para voltar a jogar bem.
Pela primeira vez achei a Bia triste…….muito triste.
Sem ânimo
Não parecia a Bia
Porque mesmo que não venha jogando bem, ela luta , não desiste.
Hoje não…….estava desanimada…….TRISTE
Fiquei com pena…..
Ela está sempre triste. Não é nenhuma novidade… por várias oportunidades ela chorou em quadra
Está muito afetada emocionalmente, não temos nada a ver com os problemas pessoais dela, mas tudo leva a crer que possa ser afetivo.
Entrou para o segundo set quase chorando.
Mental da Bia já foi para o espaço faz tempo. Acho que está na hora de a Bia parar e procurar ajuda psicológica profissional.
Todos sabemos que ela sempre foi uma boa jogadora que teve uma boa fase e subiu no ranking. Mas ela nunca teve tênis para se manter por muito tempo.
Bia bem que poderia ter uma reviravolta como a Sakkari fez há pouco tempo atrás… Quem sabe..
Vamos lá, Bia! Surpreenda-nos.
A Bia já entra em quadra derrotada,ela não usufrui da sua exuberância física e técnica! É uma questão de postura!
Rapaz é cada comentário, quando a fase ruim vem ou algumas derrotas, o que chega a ser normal para a maioria das jogadoras fora do Top 10. E em todos os anos dela como Top 20 e já são 3 anos terminando nessa faixa de ranking tiveram fases ruim. Apesar da fase ruim ela ainda é 17 do Ranking e a 14 que mais faturou em premiações em 2025.
https://tenisbrasil.uol.com.br/bia-e-a-14a-com-maior-faturamento-no-ano-fonseca-no-top-50.html
o que acontece é que nesta faixa de ranking é tipo Sakari, voce ganha dois jogos num ATP 500 destes é se mantem ali, pois ja entre de bye. Diferente de quem vem lá de tras. Ela tem poucos pts agora, mas logo quem esta atras vai passar por somar mais, ai começa a ficar dificil sem ser bye.
Discordo, resultados de primeiras rodadas de WTA ou ATP 500, não mantem ranking de ninguém do top 20, são os títulos ou boas campanhas que mantém, só que isso não é em todas as semanas que acontecem, por isso o pessoal que não acompanha o tênis a algum tempo fica falando mal, porque acha que todas as semanas do ano ela vai jogar bem. A maioria dos pontos que ela tem a defender é após Wimbledon, foi no segundo semestre do ano passado que ela fez a maioria dos pontos que ela tem do Ranking hoje, com final de WTA250, quartas de final US open e Titulo WTA500 Seul. Até lá mesmo que não volte a jogar bem, se mantem no Top 40 com tranquilidade.
Se vc assistir um jogo da Bia com a pequenina italiana parece que a vantagem física é da adversária. Ela vai diminuindo e a adversária cresce e vence. Ela não usufrui de suas vantagens!
A Bia ainda ser TOP20 mostra o quão fraca é a WTA.
Que faaaaaaseee,grande chance de ir mais longe jogada fora,pois ia entrar como grande favorita contra a colombiana,realmente uma pena
Essa garota está indo à pique.
Mas que estranho isso.
Tem caroço nesse angu.
Espero estar errado
Faço minhas as palavras da carol (@biahadad) no X/Twitter:
“Só solto a mão (da Bia) se ela bater em algum parente meu e dependendo do parente eu até ajudo”.
Kkkkkkkkkkkk!!!!!!