Nova York (EUA) – Após a eliminação nas oitavas de final do US Open, Beatriz Haddad Maia avaliou seu desempenho na derrota para a norte-americana Amanda Anisimova na última segunda-feira. Em entrevista ao SporTV, Bia comentou sobre a estratégia adotada para enfrentar uma jogadora mais agressiva e entende que a execução não foi ideal. A número 1 do Brasil e 22ª do ranking conseguiu sustentar mais trocas de bola a partir do segundo set e equilibrou mais as ações, mas não evitou que a rival, nona do mundo e finalista de Wimbledon, vencesse em sets diretos.
“A forma como eu queria jogar estava clara na minha cabeça, mas a execução estava ruim. Então, tem momentos do jogo que a gente tem que mudar a estratégia. Ela estava muito confortável, duvidando muito pouco. Então eu estava tentando colocar ela em dúvida, fazê-la pensar ou sentir na hora de sacar”, disse Bia após a derrota por 6/0 e 6/3 para Anisimova.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Tanto que eu consigo quebrar no começo do segundo set, mas logo depois eu sou quebrada de novo. Então não consegui ter uma sequência. Até joguei bons pontos separadamente, mas nunca numa sequência. Se você deixar uma jogadora agressiva como ela confortável é muito perigoso”, acrescentou a brasileira, que tem apenas uma vitória em quatro jogos contra a rival.
Perspectivas para o SP Open e sequência na temporada
Por ter vencido a britânica Sonay Kartal, a suíça Viktorija Golubic e a grega Maria Sakkari nas fases iniciais, Bia chegou às oitavas de final de um Grand Slam pela quarta vez na carreira. Ela tentava alcançar as quartas do US Open pelo segundo ano seguido e conseguiu manter 240 dos 430 pontos que precisava defender. Com isso, está caindo apenas cinco posições no ranking para o 27º lugar, mas ainda pode ser ultrapassada pela tcheca Marketa Vondrousova.
“Eu já vinha de três ou quatro derrotas em sequência, é claro que vem os pensamentos e o medo, e eu tive que enfrentar todos eles aqui. Tentei brigar muito e me doar. Vencer aquele primeiro jogo, que estava muito duro, me deu a oportunidade de hoje entrar na Ashe e ter a possibilidade de lugar pelas quartas de final. Infelizmente não deu. Mas saio de cabeça erguida. Em relação a tudo que vinha fazendo no ano, é um momento positivo. Agora é trabalhar duro para terminar o ano da melhor forma”, avaliou a paulista de 29 anos sobre a campanha em Nova York.
O próximo compromisso de Bia será em casa. Ela será uma das sete brasileiras na chave principal do SP Open, torneio WTA 250 que começa na segunda-feira na capital paulista. “Sempre tive o sonho, desde pequena, de jogar na frente da minha família. Minha mãe conseguiu vir para cá. Mas, especialmente, para os meus avós e as pessoas que me conhecem desde pequena tem esse lado muito importante de poder estar em casa. E também inspirar e jogar na frente de meninas que também sonham em estar aqui, um dia, jogando na Ashe. O Brasil e as meninas estavam merecendo um torneio desse e vou fazer o meu melhor para chegar o mais longe possível no SP Open”.
Sempre entrevistas horrorosas, 100or
Tava super clara. Jogar no backhand da Anisimova q tava um canhão e n errou nada. O resultado foi esse. N sabe variar jogo. Enxergar o vareio de 6×0 e mudar. Continuou dando cacetada no back.
Legal essa humildade da Bia de reconhecer que errou na execução. Realmente. Não mostrou a mesma regularidade e eficiência do jogo contra a Sakkari. Mas agora é esquecer e ser campeã em São Paulo!
Quando a Bia começou o jogo com duas duplas faltas logo no game inicial, tive um mau pressentimento. E ao ver a expressão facial dela parecendo assustada ao entrar na quadra, imaginei que iria ser muito difícil uma vitória.
Mas foi uma digna campanha e está de parabéns por conseguir ficar no top 30. Acho que é um feito e tanto!
A única estratégia que vi foi a de tentar tomar uma bicicleta. Só não tomou porque a adversária deu uma relaxada no início do segundo set.
Vamo Bia!!!
A agressividade da Anisimova funcionou contra Bia Hadad, mas não funcionou contra a Iga da Polônia. Vamos ver se ela consegue ser agressiva no próximo jogo contra a polonesa. Tem tudo a favor dela – tenista da casa e uma vitória maiúscula contra a Bia.
Eu espero qualquer coisa quando se trata do tênis feminino.
BC é uma tenista muito fraca.
Pode encerrar sua carreira já que vc joga por hobby.
Nossos melhores votos de sucesso no WTA 250 de SP, Bia!!! Go, go, go!!!
Como sempre o mental atrapalhou. E ter um treinador no banco dizendo “vai lá coloca mais uma bola” também não ajuda muito. Pena que ela não podia ouvir o German comentando, deu boas dicas sobre mudar a estratégia. Outro fator que atrapalhou, na minha opinião, foi a partida ser no Arthur Ash a noite, o ingresso deve ser caro, o que impediu a presença de mais brasileiros na torcida. Mas paciência, ainda é a melhor do Brasil e está entre as 30 melhores do mundo, condição que vem mantendo há muito tempo. Outras tenistas com melhor tênis não conseguiram manter este ranking, seja por lesão, seja por dificuldades emocionais tb.
A melhor tenista incluindo homens e mulheres desde Guga. Parabéns.