Nova York (EUA) – Vinda de três vitórias na primeira semana do US Open, Beatriz Haddad Maia não repetiu o mesmo desempenho nas oitavas de final e se despediu da competição. A norte-americana Amanda Anisimova, número 8 do mundo e finalista de Wimbledon, conseguiu se impor e eliminou a brasileira, 22ª do ranking, com parciais de 6/0 e 6/3 em 1h15 de partida.
Bia tentava chegar às quartas de final em Nova York pelo segundo ano consecutivo e repetir a campanha da temporada passada. Seu melhor resultado em Grand Slam segue sendo a semifinal de Roland Garros em 2023. A paulistana de 29 anos volta ao Brasil para a disputa do SP Open, torneio WTA 250 que começa na próxima segunda-feira.
Por ter vencido a britânica Sonay Kartal, a suíça Viktorija Golubic e a grega Maria Sakkari nas fases iniciais, Bia mantém 240 dos 430 pontos que precisava defender. Ela está caindo cinco posições, mas as tchecas Barbora Krejcikova e Marketa Vondrousova, que estão nas quartas de final e jogam nesta terça.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Algoz de Bia Haddad nas oitavas, Anisimova marca sua terceira vitória em quatro jogos entre elas. A brasileira havia vencido a mais recente, no início da 2023 em Adelaide. Aos 24 anos, a norte-americana chega às quartas de final do US Open pela primeira vez. Ela reencontra a polonesa Iga Swiatek, número 2 do mundo e que a superou na final de Wimbledon por duplo 6/0 em julho. Mais cedo, Iga venceu a russa Ekaterina Alexandrova, 12ª do ranking, por 6/3 e 6/1.
What a point and what a finish by Amanda Anisimova! pic.twitter.com/0Q5EIWCiTR
— US Open Tennis (@usopen) September 2, 2025
O primeiro set da partida foi dominado por Anisimova, que controlava as ações do fundo de quadra com seu jogo de muita potência nos golpes, além de colocar pressão constante sobre desde as devoluções, principalmente quando Bia dependia do segundo serviço. A norte-americana também se aproveitou de muitos momentos em que a bola da brasileira ficava mais curta, conseguiu três quebras e não enfrentou break-points.
Anisimova também abriu vantagem no início do segundo set, que teve três quebras seguidas. Depois, Bia conseguiu competir melhor, com pontos e games mais longos. Ela confirmou dois games de serviço e já definia algumas bolas com o forehand. Era também um momento em que Anisimova erra um pouco mais. Mas quando a norte-americana liderava por 4/3, fechou a porta com três aces no mesmo game. E depois voltou a pressionar nas devoluções para quebrar novamente e definir a partida. Anisimova liderou a estatística de winners por 27 a 5 e cometeu 14 erros não-forçados contra 13 de Bia na partida. A norte-americana conseguiu seis quebras e perdeu apenas um game de serviço.
ANISIMOVA foi pro tudo ou nada em quanto bia esqueceu a raquete em casa !!!!!… difícil vencer a americana em sua casa !!! pelo menos salvou pontos o suficiente para se manter no top 30 … saldo positivo !!!!
Muito superior a Anisimova. As primeiras rodadas as adversárias eram intermediárias, já Anisimova tá no degrau mais elevado.
Força, Bia! Tudo de bom no SP OPEN!!! Estamos com você!!!
A esquerda cruzada da americana estava demais. Não tinha muito o que fazer contra uma jogadora superior, mas está de parabéns pela campanha.
Hoje, o mental da Bia não funcionou.
Duas duplas faltas no primeiro serviço do jogo foram o prenúncio do que estaria por vir.
Essa gangorra emocional compromete muito o jogo da brasileira. Uma pena!
Vamos para próxima.
Que pena! A Bia até que foi longe no USOPEN. Bola pra frente. Vai cair algumas posições, mas vai recuperar aqui no Brasil.
Foi até longe demais para o nível de jogo apresentado nesse ano !!!
Bela campanha da Bia.
O prejuízo poderia de sido maior.
Nítida diferença de.golpes.
1o serviço ótimo da americana.
E cada BH destruidor.
Valeu pela batalha da Bia no 2o set, tentou, mudou estratégia, melhorou no 2o set…mas poderia ter usado bolas mais baixas, mais slice.
Infelizmente não deu pra Bia, a Anisimova estava equilibrada que não imaginaria que ela ficaria assim e não deu chances, acho que tomar um pneu em slam é duro para digerir que a meu ver dava para Bia evitar o pneu, pois era a Anisimova e não a Iga, tô um pouco triste como foi o primeiro tempo, mas o esporte é assim e não vou falar mais nada, vamos em frente.
Grande dia!
Resultado normal e esperado. São jogadoras de níveis diferentes.
Parabéns a Bia….pela boa participação no U.S Open que seja uma virada de chave na temporada….hj foi daqueles dias…que poderia kogar a noite toda q não daria ….a adversaria inspiradissima.
Choque de realidade. Às vezes é uma questão de limite, teto… Anisimova pertence a outra liga, é uma top 10 nata. Claro, tênis feminino é uma loucura e existe uma oscilação maior que no masculino. A brasileira foi atropelada hoje, mas fez um ótimo torneio.
A bia pareceu um saco de pancada, anisimova jogou muitooooooo msm, a bia realmente nn tinha oq fazer, sla se ela quer jogar defendendo acho que ela devia aprimorar um slice ou algo do tipo, mas esquecer essa partida e vamos ao wta de sp
***Sonay Kartal – n° 51
***Viktoria Golubic – n° 72
***Maria Sakkari – n° 64
***Beatriz – n° 22
***AMANDA ANISIMOVA – n° 9
•••••••Creio que isto explica tudo…
Essa moça é muito fraca. O segundo saque, ela literalmente passa a bola para a adversária, o que facilita uma pancada de devolução. Fora que ela passou o jogo praticamente se defendendo; chega a ser irritante de assistir.
Claramente sentiu ter jogado numa quadra grandr, com muito público. Hoje a Bia foi a Anisimova de Wimbledon.