São Francisco (EUA) – Uma das estrelas na disputa da Laver Cup, que acontece neste fim de semana em São Francisco, o espanhol Carlos Alcaraz é dono de um currículo invejável apesar da pouca idade. Mas mesmo com seus seis títulos de Grand Slam e as 38 semanas na liderança do ranking, há ainda feitos que ele não conseguiu alcançar.
Após a Laver Cup e o circuito asiático, o espanhol buscará aprimorar seu desempenho nos torneios disputados em quadras duras e cobertas Ao longo de sua carreira, Alcaraz conquistou apenas um título nesta condição, o ATP 500 de Roterdã neste ano.
Para fins de comparação, mesmo a grama tendo a mais curta das temporadas no calendário, Alcaraz soma mais vitórias (35) e títulos (4) neste piso do que nas quadras duras e cobertas, nas quais tem 20 vitórias e apenas uma conquista.
O aproveitamento do espanhol nesta condição é muito bom (71,4%), mas ainda assim inferior aos demais. Alcaraz venceu 77,2% das partidas disputadas no piso duro e descoberto, 84,4% nos torneios de saibro e seu melhor aproveitamento é na grama, com 89,7%.
No ATP Finals, seu melhor resultado veio em 2023, quando chegou às semifinais, quando foi derrotado pelo sérvio Novak Djokovic por 6/3 e 6/2. No ano seguinte, caiu na fase de grupos. O outro grande torneio deste circuito indoor é o Masters 1000 de Paris. Em suas quatro participações, ele só chegou às quartas de final uma vez.