Londres (Inglaterra) – A Federação Internacional de Tênis anunciou nesta terça-feira uma reformulação nos torneios do circuito mundial juvenil. A partir de 2026, alguns eventos ITF J30 e ITF J60 terão uma fase de grupos nos três primeiros dias da semana, antes da definição dos classificados para as quartas de final.
Nesse novo formato, chamado de round robin to elimination, 32 jogadores serão divididos em oito grupos de quatro, com o líder de cada grupo avançando às quartas de final. A mudança busca corrigir uma limitação do sistema atual, em que metade dos tenistas que perdem na estreia não têm mais oportunidades de jogo no torneio. Com a fase de grupos, esses atletas poderão disputar mais partidas e adquirir maior experiência competitiva.
“Estamos muito satisfeitos em anunciar essas mudanças no ITF World Tennis Tour Juniors, que ajudam a garantir que o talento possa florescer independentemente de sua origem”, destacou Matt Byford, diretor executivo da ITF para Juniors, Masters e Beach Tennis.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A entidade lembra que, para serem competitivos no circuito internacional, jogadores de 13 a 16 anos devem disputar entre 50 e 70 partidas de qualidade por temporada. O novo sistema permite que isso seja atingido em menos torneios, reduzindo também a necessidade de longas viagens para disputar apenas um jogo, além de oferecer melhor custo-benefício para jogadores e famílias.
Os participantes serão informados no momento da inscrição se o torneio seguirá o formato eliminatório tradicional ou o novo sistema com fase de grupos. “Introduzir o round robin nos níveis J30 e J60 dará a mais jogadores as oportunidades competitivas de que precisam para se desenvolver e ganhar valiosa experiência internacional. Com mais jogos, acesso mais justo, melhor custo-benefício e oportunidades crescentes, essas mudanças fortalecem o caminho de desenvolvimento e ajudam a próxima geração a progredir”, acrescentou Byford.












Interessante a medida. Meu conservadorismo nas regras do tênis me fazem achar estranho a principio, mas faz muito sentido e lógica a intenção, permitindo mais jogos numa fase onde os meninos precisam jogar. Ainda mais com a informação hoje de uma matéria com o Dominic Thiem onde ele fala como é caro ser um juvenil e estar nos principais torneios.
Tenis Brasil, alguma informação sobre a pontuação nessa fase do grupos?
Por exemplo em um J30 quem avança uma rodada , faz oitavas, ganha 2 pontos, quartas 5…
Como fica se um atleta ganhar um jogo, e perder dois?
Vários torneios femininos J30 na América do Sul nem fechou a lista de inscritos, assim várias cabeças de chave entraram adiantadas, e como fica um torneio com grupos se isso acontecer?
Se puderem me responder, agradeço
Não há ainda divulgação sobre sistema de pontuação, apenas quando for divulgado o regulamento de 2026. Mas a tendência é que seja de acordo com o número de vitórias na fase de grupos, todas com o mesmo peso. E depois numa escala normal a partir das quartas.