Alcaraz se recupera, derrota Rublev e segue de olho nas semifinais

Foto: ATP Tour

Turim (Itália) – Em sua partida de abertura no ATP Finals, o espanhol Carlos Alcaraz lutou contra os efeitos persistentes de uma doença estomacal e acabou derrotado por Casper Ruud, mas o formato de grupos do torneio ofereceu uma nova oportunidade. Em vez de ser mandado para casa, o número 3 do mundo conseguiu se recuperar e segue com chances de ir para a semifinal depois de bater o russo Andrey Rublev nesta quarta-feira com parciais de 6/3 e 7/6 (10-8).

Depois de cancelar a sessão de treinos no dia anterior, ficando apenas cinco minutos em quadra, Alcaraz mostrou firmeza no duelo com Rublev, cometeu apenas três erros não forçados a mais do que o russo (26 a 23) e compensou com mais do que o dobro de bolas vencedoras, terminando com 33 contra apenas 14 do rival. Ele também teve desempenho de saque bem superior, vencendo 78% dos pontos contra 68% do oitavo colocado na ATP.

Na temporada passada, em sua estreia em Turim, Alcaraz perdeu para o alemão Alexander Zverev, que será seu adversário na última rodada deste ano, em sua partida de abertura antes de se recuperar para chegar às semifinais. Curiosamente, a virada começou também com uma vitória sobre Rublev na rodada seguinte.

A partida começou equilibrada, mas o jovem espanhol tomou as rédeas do primeiro set a partir de sua metade. No quinto game, ele teve suas duas primeiras chances de quebra, mas não as converteu. Rublev voltaria a ser ameaçado no sétimo, quando perdeu o saque. O russo então sentiu o momento e também não foi bem na próxima passagem nos serviços, voltou a enfrentar um break-point contra e mais uma vez viu Alcaraz levar a melhor, fechando assim a parcial.

Rublev conseguiu se reagrupar na virada dos sets e voltou concentrado para o segundo, não deixando o placar adverso o abalar. Desta vez o russo jogou melhor com o saque e não enfrentou um break-point sequer. Sem chances para qualquer um dos lados a definição foi para o tiebreak, que começou favorável para Alcaraz, com vantagem de 4-1 para o espanhol.

Contudo, depois de abrir 5-3 e se aproximar da vitória, o espanhol perdeu três pontos seguidos e viu Rublev ter o primeiro set-point. Alcaraz se salvou e depois teve seu primeiro match-point, que terminou com a bola parando na rede depois de uma boa subida sua. O espanhol ainda teve que evitar mais um set-point antes de selar a vitória na segunda oportunidade que teve para enfim garantir a vitória por 2 sets a 0.

Subscribe
Notificar
guest
13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
18 horas atrás

Ainda da para classificar em primeiro

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
17 horas atrás
Responder para  Luis Vanderley Santana

A vitória por 2 x 0 foi fundamental. Quando 3 empatam com 2 vitórias e 1 derrota , não é utilizado o confronto direto e sim o saldo de Sets . Para Carlitos o melhor é Zverev bater Ruud . Daí define tudo com o Alemão. Abs!

Julio Marinho
Julio Marinho
16 horas atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Acho que o melhor é o Rudd vencer e aí ele decide com o Zverev (Rudd já classificado, pq só mais um poderá ter duas vitórias). Se Sacha vencer hoje, vai ser lambada dos sets a até dos games e esse cenário está bem ruim para Alcaraz.

Julio Marinho
Julio Marinho
16 horas atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

O melhor é o contrário, Sérgio. Rudd vencer, se classical (não tem como dois mais chegarem a 2v) e qualquer vitória contra o Sasha basta (sem depender de sets). Se Zverev vencer começar a matemática de sete, que é ruim para ele. Mas se alemão for vencer que seja por 2-0.

Flávio
Flávio
17 horas atrás

Bom jogo dos dois.

Jonas
Jonas
17 horas atrás

Bem possível a classificação, ano passado também perdeu o primeiro jogo. A pequena diferença é que ele foi atropelado pelo Ruud.

Mas dá sim, precisa ganhar do Zverev, de preferência em sets diretos.

Joselito
Joselito
16 horas atrás

Vai classificar de boa. O Ruud deve tomar um pau do Zverev e perder do Rublev.

Marcelo F
Marcelo F
16 horas atrás

Alcaraz e sua mania de por o dedo no ouvido “pedindo aplausos” após um belo ponto.
Implicância gratuita minha, talvez, mas não gosto disso.

Juliano vargas silveira
Juliano vargas silveira
9 horas atrás
Responder para  Marcelo F

Alcaraz é um tenista impressionante,mas este dedo no ouvido realmente é muito chato.

Federer eterno GOAT
Federer eterno GOAT
15 horas atrás

como joga esse espanhol… creio que já pode ser considerado o 2º maior da história, abaixo apenas de Federer

Ernani
Ernani
10 horas atrás
Responder para  Federer eterno GOAT

Gostaria de rever esse seu comentário daqui uns 15 anos … eh muito cedo pra ele ainda …

Willian Rodrigues
Willian Rodrigues
14 horas atrás

Que maravilha assistir esse Alcaraz jogar, viu! É um craque mesmo! Incrível é o fato dele ainda apresentar potencial para expandir esse talento… Por exemplo, em se ganhando maturidade, escolherá cada vez melhor as jogadas, buscará simplicidade e eficiência nos momentos corretos, em detrimento às jogadas de efeito que ocorriam de forma exagerada em algumas partidas. Além disso, atingirá o auge da compleição física dentro de 2 anos, aproximadamente. Espero que Sinner também siga evoluindo para termos mais duelos interessantes entre os dois. Belíssimo para quem aprecia o tênis!

Federer eterno GOAT
Federer eterno GOAT
12 horas atrás
Responder para  Willian Rodrigues

é o 2º maior da história, abaixo apenas de Federer

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.