Turim (Itália) – Em sua partida de abertura no ATP Finals, o espanhol Carlos Alcaraz lutou contra os efeitos persistentes de uma doença estomacal e acabou derrotado por Casper Ruud, mas o formato de grupos do torneio ofereceu uma nova oportunidade. Em vez de ser mandado para casa, o número 3 do mundo conseguiu se recuperar e segue com chances de ir para a semifinal depois de bater o russo Andrey Rublev nesta quarta-feira com parciais de 6/3 e 7/6 (10-8).
Depois de cancelar a sessão de treinos no dia anterior, ficando apenas cinco minutos em quadra, Alcaraz mostrou firmeza no duelo com Rublev, cometeu apenas três erros não forçados a mais do que o russo (26 a 23) e compensou com mais do que o dobro de bolas vencedoras, terminando com 33 contra apenas 14 do rival. Ele também teve desempenho de saque bem superior, vencendo 78% dos pontos contra 68% do oitavo colocado na ATP.
Na temporada passada, em sua estreia em Turim, Alcaraz perdeu para o alemão Alexander Zverev, que será seu adversário na última rodada deste ano, em sua partida de abertura antes de se recuperar para chegar às semifinais. Curiosamente, a virada começou também com uma vitória sobre Rublev na rodada seguinte.
A partida começou equilibrada, mas o jovem espanhol tomou as rédeas do primeiro set a partir de sua metade. No quinto game, ele teve suas duas primeiras chances de quebra, mas não as converteu. Rublev voltaria a ser ameaçado no sétimo, quando perdeu o saque. O russo então sentiu o momento e também não foi bem na próxima passagem nos serviços, voltou a enfrentar um break-point contra e mais uma vez viu Alcaraz levar a melhor, fechando assim a parcial.
Rublev conseguiu se reagrupar na virada dos sets e voltou concentrado para o segundo, não deixando o placar adverso o abalar. Desta vez o russo jogou melhor com o saque e não enfrentou um break-point sequer. Sem chances para qualquer um dos lados a definição foi para o tiebreak, que começou favorável para Alcaraz, com vantagem de 4-1 para o espanhol.
Contudo, depois de abrir 5-3 e se aproximar da vitória, o espanhol perdeu três pontos seguidos e viu Rublev ter o primeiro set-point. Alcaraz se salvou e depois teve seu primeiro match-point, que terminou com a bola parando na rede depois de uma boa subida sua. O espanhol ainda teve que evitar mais um set-point antes de selar a vitória na segunda oportunidade que teve para enfim garantir a vitória por 2 sets a 0.
Ainda da para classificar em primeiro
A vitória por 2 x 0 foi fundamental. Quando 3 empatam com 2 vitórias e 1 derrota , não é utilizado o confronto direto e sim o saldo de Sets . Para Carlitos o melhor é Zverev bater Ruud . Daí define tudo com o Alemão. Abs!
Acho que o melhor é o Rudd vencer e aí ele decide com o Zverev (Rudd já classificado, pq só mais um poderá ter duas vitórias). Se Sacha vencer hoje, vai ser lambada dos sets a até dos games e esse cenário está bem ruim para Alcaraz.
O melhor é o contrário, Sérgio. Rudd vencer, se classical (não tem como dois mais chegarem a 2v) e qualquer vitória contra o Sasha basta (sem depender de sets). Se Zverev vencer começar a matemática de sete, que é ruim para ele. Mas se alemão for vencer que seja por 2-0.
Bom jogo dos dois.
Bem possível a classificação, ano passado também perdeu o primeiro jogo. A pequena diferença é que ele foi atropelado pelo Ruud.
Mas dá sim, precisa ganhar do Zverev, de preferência em sets diretos.
Vai classificar de boa. O Ruud deve tomar um pau do Zverev e perder do Rublev.
Alcaraz e sua mania de por o dedo no ouvido “pedindo aplausos” após um belo ponto.
Implicância gratuita minha, talvez, mas não gosto disso.
Alcaraz é um tenista impressionante,mas este dedo no ouvido realmente é muito chato.
Ele deve ter cera no ouvido… Só pode ser isso!
como joga esse espanhol… creio que já pode ser considerado o 2º maior da história, abaixo apenas de Federer
Gostaria de rever esse seu comentário daqui uns 15 anos … eh muito cedo pra ele ainda …
Que maravilha assistir esse Alcaraz jogar, viu! É um craque mesmo! Incrível é o fato dele ainda apresentar potencial para expandir esse talento… Por exemplo, em se ganhando maturidade, escolherá cada vez melhor as jogadas, buscará simplicidade e eficiência nos momentos corretos, em detrimento às jogadas de efeito que ocorriam de forma exagerada em algumas partidas. Além disso, atingirá o auge da compleição física dentro de 2 anos, aproximadamente. Espero que Sinner também siga evoluindo para termos mais duelos interessantes entre os dois. Belíssimo para quem aprecia o tênis!
é o 2º maior da história, abaixo apenas de Federer
Desclassificado… Fora das semifinais… Kkkkkkkkk