Londres (Inglaterra) – Os dois tenistas búlgaros que disputaram as semifinais do torneio juvenil de Wimbledon tiveram rumos opostos na rodada desta sexta-feira. Enquanto Ivan Ivanov continua na disputa pelo título, Alexander Vasilev se despediu da competição.
Ivanov, de 16 anos e número 6 do ranking juvenil, venceu o alemão Max Schoenhaus, 13º colocado e finalista de Roland Garros, por 7/6 (9-7) e 7/6 (7-5). O búlgaro tenta agora repetir o feito de Grigor Dimitrov, campeão juvenil de Wimbledon em 2008.
Havia uma possibilidade de uma inédita final búlgara em torneios juvenis de Grand Slam, mas o norte-americano Ronit Karki, 52º do ranking e vindo do quali, venceu Alexander Vasilev por 5/7, 6/4 e 6/1.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Karki se tornar o quinto juvenil vindo do quali a chegar na final de Wimbledon e o primeiro desde o também norte-americano Noah Rubin, campeão em 2014. Ele se torna o 23º dos Estados Unidos na decisão. O campeão mais recente foi Samir
Banerjee em 2021.
Nas duplas, o finlandês Oskari Paldanius e o polonês Alan Wazny chegaram à final vencendo o cazaque Amir Omarkhanov e o russo Egor Pleshivtsev por 6/4, 4/6 e 10-5. Eles enfrentam o britânico Oliver Bonding e o norte-americano Jagger Leach, que venceram os holandeses Mees Rottgering e Hidde Schoenmakers por 4/6, 7/6 (7-4) e 11-9.
Miguel Ferraz se despede nos 14 anos
Já pelo torneio de 14 anos, o brasileiro Miguel Ferraz se despediu após seu último jogo na fase de grupos. Ele foi superado pelo britânico Haqim Kamal por 6/4 e 7/5.