Londres (Inglaterra) – Um dia depois de eliminarem as prinicpais cabeças de chave nas quartas de final, a eslovaca Mia Pohankova e a norte-americana Julieta Pareja venceram também as semifinais desta sexta-feira e vão decidir o título do torneio juvenil de Wimbledon.
Pohankova, de 16 anos e 30ª do ranking, venceu a tcheca Vendula Valdmannova por 6/4 e 6/0. Com o resultado, ela tenta se tornar a segunda eslovaca seguida a conquistar o torneio, após o título de Renata Jamrichova no ano passado.
Algoz da brasileira Nauhany Silva nas oitavas, a eslovaca tem um título no circuito mundial juvenil da ITF, conquistado em 2023 no J100 de Lousada, em Portugal. Já como profissional, ocupa o 465º lugar da WTA e tem um título de ITF W75 em Bratislava.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Na outra semifinal, Julieta Pareja eliminou a britânica Mingge Xu por 6/2, 6/7 (7-9) e 6/4. A norte-americana de 17 anos é a número 7 do ranking mundial juvenil. Ela se torna 24ª tenista dos Estados Unidos a disputar a final juvenil de Wimbledon e tenta se tornar a 16ª campeã. A mais recente foi Clervie Ngounoue em 2023.
Como profissional, Pareja foi semifinalista do WTA 250 de Bogotá em abril e alcançou o 317º lugar do ranking. Atualmente, ocupa a 340ª posição. A norte-americana também está na semifinal de duplas, ao lado da compatriota Thea Frodin. Elas enfrentam a tcheca Julie Pastikova e a alemã Julia Stusek. Na outra semi, as tchecas Alena e Jana Kovackova enfrentam a compatriota Vendula Valdmannova e a norte-americana Kristina Penickova.
Flávia Cherobim se despede nos 14 anos
Representante brasileira na categoria 14 anos, a paranaense Flavia Cherobim se despediu da competição após os dois últimos jogos da fase de grupos. Ela perdeu da japonesa Sakino Miyazawa por 6/3 e 6/2. E depois, foi superada pela April Sackflame por 1/6, 7/6 (7-3) e 13-11.