PLACAR

Alcaraz bate Medvedev em dois sets e elimina Zverev

Foto: Corinne Dubreuil/ATP Tour

Turim (Itália) – Abrindo a última rodada do Grupo Vermelho, o espanhol Carlos Alcaraz completou sua volta por cima neste ATP Finals e se classificou para as semifinais do torneio, nesta sexta-feira, ao bater o russo Daniil Medvedev em sets diretos, com duplo 6/4. O resultado também eliminou o alemão Alexander Zverev, que não tem mais chances de avançar.

O duelo entre Zverev e o russo Andrey Rublev mais tarde servirá apenas para completar a rodada, já que as semifinais em Turim já estão definidas. Alcaraz não apenas conseguiu buscar a vaga, mas também terminou na primeira colocação e terá agora pela frente o sérvio Novak Djokovic, enquanto Medvedev vai desafiar o italiano Jannik Sinner, único invicto até então no torneio.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp

Empatados em 2 a 2 no retrospecto, Alcaraz e Medvedev entraram em quadra dispostos a buscar a vitória, ainda que o russo já estivesse classificado independente do resultado. Cada vez mais adaptado à veloz quadra de Turim, o jovem espanhol bateu o rival pela terceira vez e anotou sua 11ª vitória na temporada sobre top 10.

Alcaraz também se tornou o mais jovem semifinalista da competição desde o compatriota Rafael Nadal, que também foi até a penúltima rodada em 2006. Embora não tenha mais chance de brigar pelo número 1 neste ano, ele tentará agora diminuir a diferença no ranking para Djokovic, que começará 2024 defendendo 2.000 pontos pelo título do Australian Open.

Bastante equilibrado, o confronto foi definido nos pontos importantes, em que o jovem espanhol levou a melhor. Ele aproveitou dois dos cinco break-points que teve a seu favor e salvou os dois que enfrentou contra. Alcaraz terminou a partida  com oito bolas vencedoras a mais (22 a 14) e três erros não forçados também a mais (11 a 8).

No primeiro set, Alcaraz foi o primeiro ameaçado, salvando dois break-points no quarto game para depois no sétimo anotar a quebra que definiu sua vitória na parcial. Já no segundo set, ele deixou escapar dois break-points no terceiro game, para no nono e penúltimo conseguir bater o serviço de Medvdev e em seguida sacar para selar a vitória.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Karlovic oficializa aposentadoria e recebe homenagem da ATP

O melhor duelo entre Djokovic e Murray? Reveja Qatar em 2017

PUBLICIDADE