Varsóvia (Polônia) – Em um programa especial do Canal+, revisitando a temporada de 2024 da polonesa Iga Swiatek, a atual número 2 do mundo revelou que estava infectada com Covid na derrota sofrida nas semifinais do WTA 1000 em Dubai, quando perdeu em sets diretos para a russa Anna Kalinskaya.
“Vou para Dubai há vários anos e geralmente fico doente. Não importa o que eu faça ou se tomo cuidado. Sei que é estúpido falar assim, porque logo as pessoas vão dizer que estou dando desculpas ou algo assim, mas depois da partida fiz um teste e tive Covid”, contou a polonesa.
“Não falei sobre isso na época porque achei que não era razoável ser examinada apenas depois de alguns dias, mas os momentos em que as pessoas fazem teste de Covid diminuíram um pouco e pensei que fosse apenas um resfriado comum”, contou Swiatek.
Durante o jogo ela já não estava se sentindo bem e um exame após revelou o que era. “Mais tarde me senti muito estranha. Na verdade, já estava durante, senti como se não tivesse contato total com meu corpo, minhas pernas não me ouviam e às vezes eu não tinha nenhum controle sobre meus movimentos”, disse.
Então treinador da polonesa, Tomasz Wiktorowski, também foi convidado a comentar o ocorrido. “O fator saúde que apareceu fez com que sua concentração e, até certo ponto, sua eficiência diminuíssem. Houve um pouco de frustração porque já havia lidado bem com situações semelhantes”, falou o técnico.
“Algumas coisas são mantidas em segredo. Mesmo em momentos difíceis, nunca tentamos culpar nada, qualquer desculpa que pudesse fazer com que sejamos vistos de forma diferente do que somos. É preciso ser capaz de aceitar o fracasso”, complementou Wiktorowski.
E pegaram no pé do Nole, porque ele não quis se vacinar! Aí essa ai confessa isso, e vai ficar por isso mesmo? Não vi o jogo, mas suponho que ela cumprimentou a vencedora, como é praxe no final dos jogos, né? Então, naturalmente que a colega correu o risco de contrair a doença também, né? Mesmo que ela soubesse que era uma gripe comum, não era pra ter competido, afinal, ninguém quer correr o risco de contrair um doença infecciosa. Na minha opinião, tinha que ter uma punição pra ela, por competir estando com uma doença, que ainda assusta a população mundial.
Ela falou que achava que era um resfriado comum, achou que dava pra superar a situação e foi para o jogo. Colocou em risco a adversária e demais pessoas que estiveram a sua volta, mas não vejo nisso um motivo pra ela ser punida. Ser for pensar assim, todos que apresentarem sintomas de resfriado comum daqui pra frente terão que fazer teste de covid para saber se estão ou não com a doença. Como a fase mais aguda da pandemia já passou, entendo que só em caso de persistência do resfriado deve-se fazer o teste de covid, que foi exatamente o que fez a Iga.
Com esse tipo de declaração de ter jogado com COVID…Fica claro que ela sabia no caso do doping que estava fazendo a coisa errada…E mesmo assim continuou se dopando….Esse negócio de que não sabia, que é isso ou aquilo é conversa fiada…Quero ver o que as autoridades do tênis irão dizer