Wuhan (China) – Fechando o sábado no WTA 1000 de Wuhan, a semifinal 100% chinesa que definiu a última finalista do torneio terminou com vitória da campeã olímpica Qinwen Zheng, que fez valer o favoritismo contra a compatriota Xinyu Wang e marcou o placar final de 6/3 e 6/4, em 1h39 de confronto.
Zheng vem em uma boa sequência nos torneios em casa, fez semi na semana passada em Pequim e agora vai em busca do terceiro título na temporada, o quinto na carreira. Porém, para levantar a taça em Wuhan, ela terá que superar na final a bielorrussa Aryna Sabalenka, que na outra semi bateu de virada a norte-americana Coco Gauff.
Ao vencer a semi 100% chinesa, a primeira na história do torneio, Zheng se tornou a primeira tenista de seu país a disputar uma final de WTA 1000 em casa desde que esse nível de torneio foi inserido no circuito em 2009, algo que nem mesmo Na Li, dona de dois títulos de Grand Slam, conseguiu fazer.
Jogadora com mais aces na temporada, a cabeça de chave número 5 anotou mais oito na partida, terminando com 60% de aproveitamento de saque. Ela também conseguiu vencer 53% dos pontos de devolução, teve 12 break-points ao todo e converteu cinco deles. Do outro lado, Wang teve cinco oportunidades de quebra e aproveitou três.
No primeiro set, a definição veio entre o quarto e sexto games, com três quebras seguidas e vantagem para a campeã olímpica. A segunda parcial foi mais movimentada, Wang levou quebra no primeiro game, devolveu no segundo, voltou a perder o saque no sétimo e devolveu no oitavo, para amargar o break definitivo no nono e penúltimo game.
Ando agora torcendo prá Zheng! Sabalenka favorita.
Sabalenka ganha.
Que temporada espetacular da Zheng! Chegou pra ficar! Aryna é franca favorita, mas jogando em casa, a chinesa pode surpreender