Wuhan (China) – A bielorrussa Aryna Sabalenka quebrou a sequência de nove vitórias da norte-americana Coco Gauff para permanecer perfeita no WTA 1000 de Wuhan. Em uma batalha entre as duas últimas campeãs do US Open, a número 2 do mundo veio de um set e uma quebra abaixo para triunfar com parciais de 1/6, 6/4 e 6/4 e garantir sua terceira final consecutiva no torneio.
Campeã nas duas últimas edições do torneio (2018 e 2019), Sabalenka ainda não sabe o que é perder por lá, acumulando 16 vitórias e nenhuma derrota desde sua estreia em Wuhan. No domingo, a bielorrussa tentará conquistar seu quarto título na temporada e o 17º no geral contra a vencedora da semi 100% chinesa entre Qinwen Zheng e Xinyu Wang, que se enfrentam na sequência.
Embora esteja vivendo grande momento no circuito, com 19 vitórias nos últimos 20 jogos que disputou, Sabalenka não começou bem e foi dominada no primeiro set, em que foi dominada por Gauff. A bielorrussa perdeu os cinco primeiros games da disputa e viu a adversária fechar a parcial em apenas 28 minutos.
A situação da vice-líder do ranking ficou ainda mais complicada quando a norte-americana abriu 4/2 na segunda parcial. Sabalenka então estabeleceu um plano de jogo mais agressivo para se recuperar na partida, usou seus golpes chapados para fazer Gauff correr e não bater a bola confortável, sempre em movimento.
Sabalenka devolveu a quebra logo em seguida na segunda parcial e venceu quatro games seguidos, com mais um break, para fechar o set e empatar o jogo. No terceiro, a bielorrussa abriu 4/1, viu Gauff empatar depois para 4/4 e contou com uma dupla-falta da norte-americana, sua 21ª no jogo, para anotar a quebra que sacramentou sua virada e a vaga na terceira final seguida em Wuhan.
Foi um jogo tenso, agora se fosse a Muchova ,pelo histórico, a Gauff tinha ganho ou se fosse Muchova x Sabalenka a mesma poderia ter perdido. Embora no h2h esteja 4×4, a Sabalenka está mais confiante, vejam só a Gauff cometeu 21 duplas faltas que é surreal essa sua deficiência.
E perdeu o jogo (match point) com uma dupla falta.
As duplas faltas já tinham sido a causa da eliminação dela no US Open. Realmente, é surreal essa deficiência.
Pois é com 21 duplas faltas não tem jeito mesmo.
Uma tenista profissional não pode cometer 21 duplas faltas.
Sabalenka quando jogar novavame com a Gauff deve utilizar mais o contra pé no saque da americana nas trocas de bola!
A Gauff tem 20 anos de idade e deve evoluir bastante ainda. Estava em vantagem no confronto direto com a Sabalenka e agora está empatado o histórico entre elas. Parabéns para a Sabalenka pela virada e classificação para a final. Na final contra a Qinwen Zheng defende um tabu de nunca ter perdido pra adversária e é favorita a meu ver na proporção 75/25.
Receber o brinde
Eu sou mais sabalenk agora a iga sempre surpreende