Roma (Itália) – Assim como já havia acontecido no último sábado, diante de Madison Keys, a norte-americana Peyton Stearns voltou a vencer uma campeã de Grand Slam no tiebreak do terceiro set, para chegar às quartas de final em Roma. A atual 42ª do ranking avançou no saibro de Roma ao vencer a japonesa Naomi Osaka, 48ª colocada, por 6/4, 3/6 e 7/6 (7-4) em 2h41 de partida.
Aos 23 anos, Stearns faz o melhor resultado da carreira em um WTA 1000 e está atualmente com o melhor ranking da carreira. A grande campanha em Roma já faz com que a norte-americana se aproxime do top 30. “Sinto que antes de jogar aqui e em Madri, eu estava perdendo muitos jogos no terceiro set. É bom finalmente estar do outro lado e vencer esses tiebreaks apertados”, comentou Stearns após o jogo.
Já Osaka vinha de oito vitórias seguidas. A ex-número 1 do mundo foi campeã do WTA 125 de Saint Malo, no saibro francês, e venceu outros três jogos em Roma, com direito a duas viradas. Ex-número 1 do mundo, a japonesa de 27 anos ocupa atualmente o 48º lugar.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Stearns liderou a estatística de winners por 32 a 26 e cometeu 33 erros contra 29 de Osaka. O desempenho nos break-points também foi decisivo. A norte-americana teve 100% de aproveitamento em suas três chances de quebra, enquanto a japonesa também quebrou três vezes, mas em dez oportunidades.
Tanto o primeiro set quanto o segundo tiveram apenas uma quebra. Já no terceiro, Stearns liderou por 4/2, mas permitiu o empate no oitavo game. Osaka ainda teve cinco chances de quebra no 4/4 e não conseguiu passar à frente. A japonesa também esteve em vantagem no tiebreak decisivo e se frustrou ao perder os últimos cinco pontos disputados.
A adversária de Stearns nas quartas será a ucraniana Elina Svitolina, 14ª do ranking, que venceu a norte-americana Danielle Collins, 35ª colocada, por 6/4 e 6/2. Depois de um primeiro set equilibrado e com duas quebras a favor, Svitolina chegou a liderar a segunda parcial por 5/0, mas só definiu a partida após quatro match-points.
Bicampeã de Roma nos anos de 2017 e 2018, Svitolina não chegava às quartas de final do torneio desde 2021. A ucraniana de 30 anos tem a chance de voltar ao top 10 em caso de título nas quadras de saibro do Foro Itálico.
She’s simply sensational 🤩@ElinaSvitolina played an exceptional match in order to secure her spot in the quarterfinals, defeating Collins 6-4, 6-2.#IBI25 pic.twitter.com/WNEGuc4Qo1
— wta (@WTA) May 12, 2025