Gonçalo Oliveira recebe suspensão provisória após falhar no antidoping

Gonçalo Oliveira (Foto: João Pires/Fotojump)

Londres (Inglaterra) – A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) informou nesta quarta-feira que Gonçalo Oliveira, um tenista português de 29 anos que atualmente representa a Venezuela, foi suspenso provisoriamente pelo Programa Antidoping do Tênis após testar positivo em um exame realizado no final do ano passado.

A ITIA enviou ao jogador uma notificação de pré-acusação de uma Violação da Regra Antidoping em 17 de janeiro de 2025. Oliveira forneceu uma amostra que continha metamfetamina em competição enquanto disputada o challenger em Manzanillo, no México, em 25 de novembro de 2024.

“A amostra foi dividida em amostras A e B e a análise subsequente descobriu que a amostra A continha metamfetamina, que é proibida pelo TADP, na categoria de Estimulantes Descobertas para Substâncias não Especificadas acarretam uma suspensão provisória obrigatória”, disse a entidade através de comunicado em sua página oficial.

Oliveira está cumprindo uma suspensão provisória desde 17 de janeiro de 2025. Os jogadores têm o direito de apelar da suspensão provisória perante um presidente de tribunal independente, mas ele não apelou e agora aguarda julgamento. Enquanto isso, está proibido de jogar, treinar ou participar de qualquer evento de tênis internacional ou nacional.

Atualmente ocupando a 245ª colocação no ranking, o venezuelano teve como melhor marca em simples a 194ª posição alcançada em 2017. Nas duplas, Oliveira já foi top 100, chegando ao 77º posto em agosto de 2020. Ele não compete desde a virada do ano, no começo da atual temporada, tendo caído na estreia no challenger de Nonthaburi, na Tailândia.

Subscribe
Notificar
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Helena Abreu
Helena Abreu
5 horas atrás

Curioso o atleta ser suspenso por conta de falhar no teste e sinner e Swiater. no caso deles tudo sem o público saber e ainda tudo resolvido rapidinho e só depois veio a público tudo. TODOS devem obedecer as regras e serem tratados da mesma forma. Quando isto não ocorre a credibilidade do tênis fica afetada.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.