Rosário (Argentina) – O paulista Mateus Alves garantiu vaga no challenger de Rosário, em quadras de saibro na Argentina, depois de ter passado pelas duas rodadas do quali. Ele se junta a outros dois brasileiros na chave principal, os também paulistas Felipe Meligeni e Gustavo Heide.
Alves superou nesta segunda-feira o argentino Juan Manuel La Serna, canhoto de 20 anos e 587º do ranking, por 6/3 e 6/1 pela rodada final do quali. O paulista de 24 anos e 287º do mundo vinha de um jogo duríssimo no último domingo, quando passou 3h30 em quadra e salvou match-points para vencer o convidado local Mariano Kestelboim, 484º colocado, por 6/2, 6/7 (7-9) e 7/6 (9-7).
As duas vitórias no quali de um Challenger 125 rendem cinco pontos na ATP para Alves, que agora aguarda o fim da fase classificatória e um sorteio para saber quem será seu próximo adversário. A estreia na chave principal será contra o boliviano Murkel Dellien, número 200 do mundo e que venceu os dois duelos anteriores, realizados em 2023.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Em caso de vitória, Alves pode enfrentar outro brasileiro. Isso porque o paulista Felipe Meligeni, de 26 anos e 150º do ranking, estreia nesta segunda-feira à noite e busca a primeira vitória no ano contra o francês Alexandre Muller, 58º do mundo e cabeça 2 do evento.
Já na terça, será vez da estreia de Gustavo Heide, de 22 anos e 161º do mundo. Ele enfrenta o experiente argentino de 32 anos Facundo Mena, 186º colocado, em confronto inédito. O vencedor pode enfrentar Baez, principal cabeça de chave, ou o norte-americano vindo do quali Emilio Nava.
Outros dois brasileiros tentaram o quali em Rosário, mas foram eliminados no último domingo. Pedro Sakamoto, de 31 anos e 336º do ranking, perdeu por 6/3 e 6/4 para o experiente italiano de 32 anos Marco Cecchinato. Já o pernambucano João Lucas Reis, de 24 anos e 414º do ranking, fez um duelo equilibrado contra o jovem argentino de 20 anos Lautaro Midon, 350º do mundo, e perdeu por 6/4, 1/6 e 7/5.
Parabéns Alves, tá merecendo ter uma boa semana para deslanchar, Reis tá perdendo tempo tentando esses Challengers que estão acima de seu nível,bora jogar uns itf 15/25 ganhar jogos, pontos e confiança, Meligeni deve tomar outro r1 e o Heide é muito melhor que seu adversário, só perde se entrar com preguiça.
Precisa fugir dos argentinos na primeira rodada…. só pedrada!!!!
Alves fazendo bem seu papel. Reis estava jogando bem ontem, vi até o início do terceiro set. Mas acabou perdendo. Heide tem jogo duro e equilibrado contra o experiente argentino Mena, vice campeão semana passada em São Paulo. Meligeni azarão mor contra o bom francês Muller, TOP60 que sabe jogar no saibro e iniciou o ano vencendo ATP em Hong Kong
vish dois top 60 jogando esse CHL na America do Sul! dureza hein.