Turim (Itália) – Fechando o domingo no ATP Finals de Turim, o alemão Alexander Zverev escapou por muito pouco de um duelo de três sets com o norte-americano Ben Shelton, mas conseguiu fazer valer a “freguesia” e bateu o rival pela quinta vez em cinco duelos, marcando parciais de 6/3 e 7/6 (8-6), depois de 1h34 de confronto.
Além de manter a invencibilidade contra Shelton, o germânico também ampliou seu retrospecto positivo em estreias no Finals. Fazendo sua oitava aparição no torneio, ele soma agora sete vitórias e apenas uma derrota nas primeiras partidas, sendo que a única vez que começou perdendo foi em 2020 contra Daniil Medvedev.
Bicampeão na competição, Zverev tenta se tornar apenas o oitavo tenista a vencer o evento que reúne os oito melhores da temporada três vezes ou mais, se juntando assim a uma seleta lista com Novak Djokovic (7), Roger Federer (6), Ivan Lendl (5), Pete Sampras (5), Ilie Nastase (4), Boris Becker (3) e John McEnroe (3).
Tanto o alemão como o canhoto norte-americano não deixaram de atacar sempre que possível, mas Zverev conseguiu ser mais consistente, principalmente com o forehand. Ele anotou dois winners a menos (18 a 20), mas compensou cometendo 16 erros não forçados a menos (10 a 26), sendo que dos 26 de Shelton, 17 vieram no forehand.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Zverev se aproveitou melhor da inconsistência do rival no primeiro set, em que Shelton não conseguiu incomodar, muito em função dos games quase que perfeitos do alemão com o saque, vencendo 93% com a primeira bola e 100% com a segunda. Sem enfrentar break-points, ele obteve uma quebra no quinto e depois repetiu a dose no nono para abrir 1 a 0.
Na segunda parcial, o germânico seguiu quase que impecável com o serviço e novamente não cedeu um break-point sequer. Só que Shelton elevou o nível e também não sofreu quebras, embora tenha cedido duas oportunidades no quarto game.
Sem quebras, a decisão foi para um tiebreak de altos e baixos. Zverev começou vacilando e assim viu o norte-americano abrir 4-0 de cara. Shelton foi administrando a vantagem até fazer 6-3 e ter triplo set-point, só que nesse momento tomou decisões erradas, cometeu erros e acabou perdendo cinco pontos seguidos que lhe custaram o jogo.













Shelton, tenha uma boa noite, se for possível.
Shelton no tiebreak 4-0 depois 6-3 e saque com dois minibreaks a frente consegue perder de 6 – 8 o set achei que teria mais um set pra encerrar a tarde de domingo mas foi de arrasta cima rsrs