Riad (Arábia Saudita) – A temporada de altos e baixos da cazaque Elena Rybakina terminou com um enorme ponto positivo, fechando 2025 com a conquista do WTA Finals. Neste sábado, ela enfrentou a bielorrussa Aryane Sabalenka em duelo de invictas na competição e garantiu a vitória em sets diretos, faturando seu maior título da temporada.
“Hoje foi uma batalha muito difícil”, disse Rybakina em seu discurso após a partida. “Foi uma atmosfera incrível jogar aqui. Estou curtindo pelo segundo ano consecutivo e é realmente maravilhoso estar aqui”, acrescentou a cazaque, que polemizou na cerimônia de premiação e se recusou a se aproximar de Portia Archer, CEO da WTA, para uma foto.
A atitude de Rybakina pode ter sido motivada pela punição ao seu treinador Stefano Vukov, que ela considera injusta. Questionada sobre a afronta em sua coletiva de imprensa, ela primeiro se negou a falar, mas quando perguntada novamente — e se havia ou não conversado com a organização sobre a investigação — ela disse: “Bem, acho que todos estamos fazendo nosso trabalho e tivemos a oportunidade de conversar, mas, no fim, isso nunca aconteceu”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Polêmicas a parte, Rybakina terminará o ano no quinto lugar, sua melhor colocação em um final de temporada. “Isso me motiva bastante, e espero conseguir descansar bem e manter essa mentalidade para a próxima temporada. Espero que possamos melhorar ainda mais e começar com tudo. Estou muito feliz por termos mantido um bom ritmo durante todo o torneio”, disse a tenista que já foi número 3 do mundo.
Sobre o grande desempenho na final, ela destacou a concentração. “Eu estava tentando me manter muito concentrada. Acho que mesmo no tiebreak, só quando ouvi o ‘game, set e partida’ é que percebi que tinha acabado, porque eu também já tinha passado pela experiência de estar ganhando no tiebreak e perder”.












Foi um torneio espetacular, pra lavar a alma e esquecer esse passado de vez! Que mais sozinhos como esse aconteçam em 2026! Siga firme por favor!
Ribakina joga muito e é extremamente educada com suas adversarias ,não precisando apelar pra berro animalescos e desnecessários que só buscam assustar ou desconcentrar as oponentes como faz a “berrolenka”.